Eu adoro fazer café da manhã. Eu amo fazer café da manhã sem pressa. E eu estou apaixonada por fazer ricota. E estes crepes. Ai ai. Tão gostosos. E tão bonitos também né? Coisa boa começar o dia assim.
Daí dá um play aqui no single novo do Esdras – Lambidinha. Pode ser no spotify (aproveita pra seguir ele por lá) ou nesse vídeo logo abaixo com imagens de Barcelona, onde estávamos quando a música foi gravada (neste post aqui a gente conta tudo sobre isso). A música, composição do Marquim Marcus Moraes, guitarrista da banda, é aquela delícia contagiante que não tem como não te fazer abrir um sorriso e dar aquela reboladinha. Quer coisa melhor pra começar o dia?
Mas voltando ao assunto, ando numa fase ricota nos últimos tempos. Porque ao contrário de quase todos os outros produtos lácteos é tão rapidinho de fazer! Se você vai fazer um iogurte você tem que se programar pra fazer de um dia pro outro (tem receita aqui). Se você vai fazer um mascarpone (oh yes, dá pra fazer em casa também! em breve vou postar receitinha), mesma coisa. Tem que esperar um tempão. É facim facim. Mas tem que se programar. Queijos mais elaborados a gente deixa pros especialistas porque né, tem limite do tanto que a gente vai encarar a vibe faça você mesmo.
Mas a ricota! ahhhhh a ricota! Tão desprezadinha coitadinha por aí, mas tão cheia de possibilidades maravilhosas. E se eu quiser fazer este bolo aqui, por exemplo, ou esta tartine aqui, se eu tiver leite, limão/vinagre em casa, eu posso ter ricota prontinha deliciosa em uma horinha. Pa pum. É muita maravilhosidade isso.
O passo a passo de como fazer sua própria ricota está bem explicadinho justamente nesse bolo de ricota com amoras que é, nossa, é muito amor, sério mesmo. Mas é coisa simples. Esquenta o leite. Talha o leite com limão e/ou vinagre. Tempera com sal se quiser. Espera uns minutinhos. Bota pra escorrer até a consistência desejada. Pronto. Use como sua criatividade mandar. E infinitamente mais gostosa do que essas ricotas meio secas que vendem no supermercado. E de quebra você ainda vai se sentir Masterchef (quem viu o episódio do cara que ganhou a prova fazendo sua própria ricota?).
Mas se mesmo depois de tudo isso você ainda assim tá achando que não vale fazer. De boa! Vai lá, compre, seja feliz, tá tudo certo. O que importa é, faz esta receita aqui com a danada da ricota. Escute aquele som ali de cima. E sorria. Porque apesar dos pesares (e nossa, como os pesares andam caprichados ultimamente hein, caracas!) a vida é bela, a gente tem música boa pra escutar, a gente tem receitas infinitas para brincar e, de preferência, a gente consegue curtir isso tudo de vez em quando sem pressa alguma.
- Para o recheio:
- 500g / 2 xíc de ricota (de preferência caseira – explicação no post – se estiver muito seca umedeça com um pouco de leite
- 2 c.s. de mel
- suco e raspas de 1 limão siciliano
- crepes:
- 2 ovos
- 200ml / 1 xíc de leite
- 50ml / 1/3 xíc de água
- 125g / 1 xíc de farinha de trigo
- 35g / 2 1/2 c.s.de manteiga derretida e mais para untar a frigideira
- 1 c.c. de extrato de baunilha
- para finalizar:
- morangos marinados com 1 c.s. de açúcar ou a geleia de frutas de sua preferência
- ou
- mel e açúcar confeiteiro
- Coloque todos os ingredientes do crepe no liquidificador e bata até a massa ficar completamente homogênea. Reserva na geladeira por 1 hora ou até 48 horas.
- Enquanto isso coloque todos os ingredientes do recheio numa tigela grande e misture bem até ficar leve e fofo. Reserve.
- Se for usar morangos marinados no açúcar para finalizar faça a mistura nesse momento também.
- Unte uma frigideira média com um pouco de manteiga em fogo médio/baixo.
- Com uma concha coloque um pouco da massa do crepe, somente suficiente para formar uma camada bem fina na frigideira quando você espalhar mexendo a frigideira no ar de forma circular. O primeiro provavelmente vai ficar meio ruinzinho, o segundo vai ser melhor, o terceiro já vai ser perfeito. Cozinhe uns 2 minutos no primeiro lado, até o crepe começar a se formar bem, mas ainda mantendo umidade. Vire e cozinhe mais 1-2 minutos até começar a dourar.
- Reserve o crepe pronto num prato e repita com os demais. Pode colocar um crepe por cima do outro a medida que forem ficando prontos.
- Para a montagem preencha cada crepe com umas 3 colheres de recheio de ricota e enrole com cuidado. Repita até acabar.
- Finalize com os morangos ou um fio de mel e açúcar confeiteiro ou geleia de frutas. Sirva imediatamente.
Ah! e os crepes em si são facim facim. Só bater tudo no liquidificador. Mas tem que rolar um micro planejamento pra deixar a massa descansar uma horinha antes de começar a cozinhar os crepes. E essa parte aí, ah, só diversão né não? Coloca um pouco de massa na frigideira, dá aquela girada pra ela espalhar bem fininha, depois vira. O primeiro crepe vai sair todo cagado. Sempre é assim. O segundo já tá melhor. No terceiro você já tá tirando onda tentando dar aquele flip metido a besta na massa e possivelmente deixando seu crepe cair no chão, mas tudo bem. Tudo muito apropriado para quem vai estar rebolando na cozinha ao som de Lambidinha.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário