Por favor, não me leve a mal. Brócolis não tem nada de bleh. Mas é feito de forma bleh tão frequentemente que chega a dar vontade de bocejar a cada vez que vejo um floretezinho lindo daqueles pela enésima vez feito no vapor. E é aí que entra o temperinho lindamente transformador.
Todo o meu amor por lemon pepper, esse temperinho seco mágico que se você ainda não provou vai por mim, tá na hora.
Normalmente vendido pelo seu nome em inglês mesmo (apesar de já ter visto como Limão pimenta) ele basicamente é limão siciliano desidratado, sal e muita pimenta do reino, uma misturinha simples e perfeita que vai bem com tanta coisa que nem te conto.
Quem frequentou e se deliciou com o nosso mandiopã que servimos aos montes ao longo das zilhões de edições do Coma no Jardin vai reconhecer. Nosso temperinho mágico era tcharã, lemon pepper (quer a receita do mandiopã? comenta abaixo para eu ficar sabendo). Quer dar um up no peito de frango sem graça? Lemon pepper nele. Quer a melhor pipoca ever? Joga uma colher generosa de lemon pepper no milho logo que ele começar a estourar. Nó! Fica bonzão!
E daí joguei dia desses nesses brócolis lindões orgânicos que compramos na feira, assado no forno bem quente pra ficar bem tostadinho, mas ainda crocante com um bando de semente de girassol tostadinha pra dar ainda mais crocância e foi tanto amor que precisava compartilhar aqui.
- 1 brócolis americano cortado em floretes pequenos
- 2 c.s. de semente de girassol
- 1-2 c.s. de lemon pepper
- um bom fio de azeite
- sal
- Pré-aqueça seu forno a 250oC enquanto prepara seu brócolis. Esta receita é ideal para o brócolis americano devido à sua estrutura. Couve-flor pode ser um bom substituto.
- Espalhe os floretes de brócolis numa assadeira bem espaçosa. Para formar crostinha a assadeira não pode estar lotada. Regue com um pouco de azeite e salpique com lemon pepper (reserve um pouco para temperar as sementes de girassol). Misture com as mãos para espalhar bem e distribua os brócolis colocando a parte com maior superfície de contato para baixo. Ajuste as quantidades conforme o tamanho do seu brócolis.
- Asse por 20 minutos ou até começar a dourar bem, quase queimar, por baixo. Vire os brócolis e deixe mais uns 10 minutos até pegar um pouco de cor pelo outro lado.
- Enquanto o brócolis assa, toste as sementes de girassol com uma micro gota de azeite e uma pitada boa de lemon pepper numa frigideira pequena em fogo baixo. Fique de olho. É muito fácil queimar. Mexa sempre e assim que estiver tostado retire da frigideira para não continuar tostando pelo calor remanescente.
- Somente depois de assado acrescente sal ao brócolis. Lemon pepper já leva um pouco de sal e dependendo da marca já pode ter sido suficiente. Prove e ajuste a gosto. Salpique com as sementes de girassol e sirva imediatamente ou em temperatura ambiente.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário