A batata é cozida, depois esmagada, depois finalizada na frigideira para criar uma crostinha. Pronto. Receita dada. Não preciso escrever mais nada. Nunca me canso da absoluta perfeição que existe nas receitas mais ridiculamente simples.
Combina com esse som daqui da Ibeyi. Elas são um duo franco-cubano de irmãs gêmeas, Lisa-Kaindé e Naomi Díaz. O som delas é lindão e nesse show, da série sensacional que o Esdras me apresentou da NPR – Tiny Desk Concerts, só estão as duas lá. Maior sonzeira e só duas pessoas. Elas cantam em inglês e iorubá, língua africana que chegou a Cuba com a importação de escravos e é lá chamada de lucumi, começa só voz, depois elas acrescentam mais elementos.
Esta é dessas receitas sem quantidades. É o tanto de batata que você tiver com o tanto de azeite que você precisar para cobrir de leve o fundo da sua panela, mais uns raminhos de alecrim e uns dentes de alho esmagados. O quanto é menos importante do que o como. Dê tempo ao tempo. Permita que cada cantinho esmagado das batatas tenha a chance de dourar. Esse é o segredo do sucesso. Crocante por fora. Macio por dentro.
- batatas pequenas
- alguns ramos de alecrim
- alguns dentes de alho esmagados
- azeite de oliva o quanto baste
- sal e pimenta do reino à gosto
- A receita é sem quantidades mesmo. :)
- Cozinhe as batatas em água fervente até ficarem macias. Escorra e esmague delicadamente as batatas com uma espátula. Vá com calma. Você não quer desintegrar a batata.
- Aqueça uma frigideira larga de fundo grosso, regue generosamente com azeite, acrescente as batatas em camada única sem lotar a panela demais. Trabalhe em etapas se necessário. Jogue alguns dentes de alho e ramos de alecrim nos espaços entre as batatas. Dê tempo ao tempo. Deixe dourar. Leva alguns minutos. Se começar a esfumaçar, baixe o fogo. Quando um lado estiver dourado vire e repita do segundo lado.
- Retire, seque o excesso de azeite rapidamente em um papel toalha e tempere generosamente com sal e pimenta.
- Sirva imediatamente.
Quanto mais eu cozinho mais eu me apaixono pela cozinha. Existem tantas, mas tantas mesmo!!, receitas como esta no mundo, coisa de pouquíssimos ingredientes, pouquíssimos processos, que realmente qualquer pessoa dá conta de fazer! Que mundo mais lindo e infinito é esse da cozinha, né?
Quer mais receitas tipo essa? Na categoria Receitas idiotas que impressionam tem mais um bando. Sou particularmente fã do pan con tomate. Amo como amo poucas coisas na vida.
Quer outras receitas incríveis e simples de batata? As batatinhas da ana são arrasadoras. O post é bem antigo, mas as batatas continuam no nosso coração. Idem para a tortilha. Nossa, como tortilha é bom.
Adora essa nossa panela que a gente usa pra tudo? Ela mora no nosso fogão. A gente usa ela TODOS OS DIAS. E ela é perfeita para receitas como esta das batatas. Compramos a nossa numa viagem, mas ela parece muitão com esta DAQUI.
Dica amiga: em breve vamos ter algumas novidades e os assinantes da nossa newsletter e os participantes do nosso grupo no facebook vão ficar sabendo em primeira mão.
Para assinar nossa newsletter é só rolar a página se você estiver no celular ou olhar para a direita se você estiver no computador e preencher os campos. A gente jura que a gente não é abusado e não lota a sua caixa de emails, mas sempre que tivermos eventos e novidades maneiras você fica sabendo antes de todo mundo e a gente sempre manda um apanhado das receitas que publicamos ao longo do mês.
Para participar do grupo do facebook é só seguir este link aqui. Aqui neste post a gente falou mais sobre qual é a ideia do grupo. Já tem rolado conteúdo exclusivo, uns ótimos papos e muita dica maneira. Os participantes do grupo também ficam sabendo dos eventos e novidades maneiras em primeira mão ;)
beijos,
Mariana
*este post tem links afiliados. clicando e comprando por eles você ajuda a financiar este cantinho ;)
Deixe um comentário