• Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Coma Lá em Casa logo

  • Quem somos nós
    • nossos eventos
      • Jantar Lá em Casa
      • Coma no Jardin
  • Receitas
  • Mentorias
  • e-books
  • produtinhos selecionados a dedo
    • nossas panelas favoritas
    • os nossos eletrodomésticos
    • utensílios essenciais e firulados
    • livros do coração
  • Lojinha
You are here: Home / acompanhamentos / rolinhos de couve ou como comer uma salada com as mãos

rolinhos de couve ou como comer uma salada com as mãos

8 de janeiro de 2018 by comalaemcasa Leave a Comment

Em dias quentes de verão, em dias em que o corpo tá pedindo pra você pegar leve, em dias em que você simplesmente quer comer algo gostoso, cheio de texturas, cheio de cores, cheio de sabores, em dias em que você tá a fim mesmo é de comer com as mãos, nesses dias todos aí você vai ser feliz com estes rolinhos de couve aqui.

rolinho de couve veg

Estes rolinhos de papel de arroz aqui (que a gente faz com uma frequência enorme!) e esta trouxinha de couve recheada com arroz moti aqui (que é a maravilha das maravilhas) se amaram, foram à feira, voltaram com um bando de coisa crocante e vibrante e tiveram um filho. Tcharã, nasceram estes rolinhos de couve caprichados na cenoura, no pepino, no pimentão amarelo e nos cogus. Perfeitos para as segundas sem carne, mas também perfeitos para um dia qualquer, sobretudo nesse início de ano em que sempre rola aquele momento vibe detox para trazer de volta o equilíbrio ao corpo depois de tanta rabanada nas festas de fim de ano. (Neste post aqui tem um bando de ideia de receitas leves e restauradoras).

Para transformar uma bela folha de couve no papel do seu rolinho você precisa fazer somente duas coisas. 1: retirar a parte grossa do talo dela fazendo um corte de cada lado para removê-lo. Sim, sua folha ficará com um corte bem no meio. Na hora de enrolar é só sobrepor levemente esses dois lados que ficaram separados para tentar formar uma folha inteiriça. 2: para a sua folha ficar mais maleável e mais macia para mastigar, passe ela rapidamente na água fervente (coisa de alguns segundos) e depois faça um choque térmico passando numa tigela com água com gelo. Assim a folha terá mais flexibilidade e será mais fácil de enrolar, ao mesmo tempo mantendo uma cor verde brilhante.

O recheio, sinceramente, é freestyle. Nesse dia tínhamos um shimeji enorme diferentoso que um feirante sempre tem lá na CEASA, mas poderia ter sido um shitake ou shimeji comum, que refogamos com bastante alho e gengibre ralado e um alô de shoyu. Adoro usar cogus nesse tipo de rolinho vegetariano porque eles são super carnudos e ajudam tanto no aspecto da saciedade quanto na textura, além do sabor, é claro. Se você é desses que não dispensa uma carninha nem mesmo nas segundas sem carne (bora tentar trabalhar isso um pouco?) uma fraldinha fatiada bem fininha ou um peito de frango desfiado cairia bem aqui também, mas hoje a vibe é vegetariana, aliás, vegana!, e a gente fica nos cogus mesmo. De resto, fomos de cenoura, pepino e pimentão porque todos os três têm uma textura maravilhosa e, quando cortados em tirinhas, se prestam lindamente a serem usados em rolinhos de todos os tipos. Mas use a imaginação, veja o que você tem na sua geladeira, esta não é uma receita que precisa ser seguida à risca.

Um momento diversão na cozinha enrolando esse bando de delícia, um molhinho simples numa vibe oriental, e pronto, você tem uma refeição saudável e maravilhosa.

rolinhos de couve
 
Imprimir
Tempo de preparo
15 Minutos
Tempo de cozimento
10 Minutos
Tempo total
25 Minutos
 
Rendimento: 6 rolinhos
Ingredientes
  • 6 folhas grandes de couve
  • 1 cenoura cortada em tiras finas
  • 1 pepino cortado em tiras finas
  • 1 pimentão amarelo cortado em tiras finas
  • 1 bandeja de cogumelos shimeji segmentados ou shitake fatiados
  • 1 pedaço de gengibre do tamanho do seu dedo ralado
  • 2 dentes de alho picados
  • um fio de azeite
  • ½ xic de shoyu
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de mirim (sakê de cozinha - compre em lojas de produtos orientais)
  • 1 colher de sopa de suco de limão
Modo de preparo
  1. Refogue os cogumelos no azeite com o gengibre e o alho e um toque de shoyu. Ajuste o sal se necessário. Reserve pra chegar à temperatura ambiente.
  2. Coloque água para ferver numa panela larga e prepare uma tigela com água com gelo. Faça um corte em cada lado da parte grossa do talo das folhas de couve e retire. A folha ficará com um corte no meio. Leve uma folha para a panela com água fervente. Deixe na água por uns 30 segundos. Retire e leve imediatamente para a tigela com água com gelo. Quando a folha estiver completamente gelada, retire e escorra ao máximo a água. Repita o processo com as demais folhas.
  3. Prepare os rolinhos sobrepondo os dois lados da folha que ficaram com o corte no meio do talo para que a folha fique sem furos. Recheie com um pouco de cada item de recheio - cogus, cenoura, pimentão e pepino. Use a imaginação e acrescente outros itens de interesse. Dobre as pontas por cima e enrole. O primeiro sai mais ou menos, o segundo melhora, no terceiro você já é expert.
  4. Misture o shoyu, mirim e suco de limão numa tigelinha. Experimente e ajuste a gosto. O molho deve ficar forte já que é a forma de temperar todos os itens.
  5. Sirva imediatamente.
3.5.3208

É impressionante como o simples fato de enrolar um bando de coisa pra comer com as mãos faz uma diferença danada. A gente é mega feliz com esses rolinhos. Tomara que vocês curtam também.

beijos,

Mariana

Filed Under: acompanhamentos, lanchinhos, o dia a dia na cozinha, pratos principais, receitas idiotas que impressionam, receitas nossas, veganas, vegetarianas Tagged With: almoço, cenoura, cogumelo, couve, jantar, pepino, pimentão, rolinho, salada, saudável, shimeji, shoyu, vegano, vegetariano

« coma uma graviola na rede
a gente agora tem um grupo no facebook! »

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que você achou desta receita?




:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

o que você está buscando?

Olá olá!!!

Somos Mariana e Esdras e há 9 anos estamos por aqui compartilhando nossas receitas e histórias na cozinha e na música.
Chega mais, se joga nas receitas e dá um play no som porque comer e cozinhar com música é bom demais! Saiba mais…

newsletter

receba nossas postagens na sua caixa de e-mail

  • Bloglovin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • RSS
  • Twitter
  • YouTube

Categorias

  • acompanhamentos
  • bebidas
  • café da manhã / brunch
  • coma com música
  • coma no jardin
  • dicas de cositas que amamos
  • e-books
  • festinhas
  • horta lá em casa
  • jantares Lá em casa
  • lanchinhos
  • nossas seleções por tema
  • o dia a dia na cozinha
  • o dia todo na cozinha
  • para adoçar a vida
  • pitadas
  • por aí
  • pratos principais
  • receitas idiotas que impressionam
  • receitas nossas
  • Sem categoria
  • veganas
  • vegetarianas
  • vídeos

instagram @comalaemcasa

  • esta é das receitas que eu mais repito aqui em casa no dia a dia. couve-flor ensopada delícia na vibe
  • e no 15o dia chegamos ao fim da série #comaprático com 15 diquinhas e tarefitas pra te ajudar a ter
  • em tempos pré-pandêmicos quando promovíamos pequenas aglomerações na nossa casa semanalmente sim, somos festeiros não à toa inventamos de fazer
  • carneirim cheio de especiarias desfiando + arroz basmati com açafrão, castanha de caju e tâmaras tão delícia que nem precisava
  • eu sou adepta intensa da #cozinhaterapia e com o caos todo de notícias de ontem me enfiei na cozinha e
  • ⭐️⭐️⭐️ receita nova ⭐️⭐️⭐️ panqueca de maçã toda semana tem receitinha nova no comalaemcasa.com.br e a de hoje chegou em
  • ahhhh o congelador. ele tanto pode ser uma caixa de pandora cheia de itens indecifráveis quanto pode ser a salvação
  • a gente vive num eterno #tbt ultimamente... nessa foto estávamos num dos poucos day-off da turnê do @esdrasnogueira pela europa
  • uma despensa caprichada é o super trunfo da cozinha ❤️ esse é o tema de hoje da série #comaprático passa
  • 4a é dia de #comavaptvupt receitinhas rapidinhas delicinhas só love. a de hoje é a primeira receitinha nova no ar
  • continuando a série #comaprático o assunto de hoje é desperdício. quem nunca se xingou um pouquinho ao jogar fora uma
  • 2020 foi um ano bem pra muita gente no mundo da cozinha. sem meias palavras. foi e tá sendo ainda
  • já passamos da metade da série #comaprático , recheada de diquinhas e tarefas pra trazer um pouco mais de leveza
  • 2a tem sempre receitinha #comanafeira por aqui, receitinhas veg lindas bem ótimas para a #segundasemcarne ou para qquer dia que
  • planjemanto de cardápio. vc faz? semana passada compartilhei um monte de dicas e pequenas tarefas na série #comaprático pra te
  • domingueira e vc achou que ia ter um day off das tarefas #comaprático pensou errado já organizamos a parte física
  • a escarola que compramos hj na feira estava tão bela que rapidim fiz minha massa amanteigada de torta preferida (tem
  • bora continuar com as tarefas #comaprático ? me conta aí nos comentários se você tá conseguindo executar tudo? tá indo
  • ✨✨✨ receita nova ✨✨✨ sempre rola aquela sofrida pra escolher a primeira receita do comalaemcasa.com.br do ano, mas desta vez
  • vcs estão arrasando na execução das tarefas #comaprático estes dias, migs tenho recebido um monte de mensagem e tô achando

Footer

Copyright © 2021 Coma Lá em Casa on the Foodie Pro Theme