Em dias quentes de verão, em dias em que o corpo tá pedindo pra você pegar leve, em dias em que você simplesmente quer comer algo gostoso, cheio de texturas, cheio de cores, cheio de sabores, em dias em que você tá a fim mesmo é de comer com as mãos, nesses dias todos aí você vai ser feliz com estes rolinhos de couve aqui.
Estes rolinhos de papel de arroz aqui (que a gente faz com uma frequência enorme!) e esta trouxinha de couve recheada com arroz moti aqui (que é a maravilha das maravilhas) se amaram, foram à feira, voltaram com um bando de coisa crocante e vibrante e tiveram um filho. Tcharã, nasceram estes rolinhos de couve caprichados na cenoura, no pepino, no pimentão amarelo e nos cogus. Perfeitos para as segundas sem carne, mas também perfeitos para um dia qualquer, sobretudo nesse início de ano em que sempre rola aquele momento vibe detox para trazer de volta o equilíbrio ao corpo depois de tanta rabanada nas festas de fim de ano. (Neste post aqui tem um bando de ideia de receitas leves e restauradoras).
Para transformar uma bela folha de couve no papel do seu rolinho você precisa fazer somente duas coisas. 1: retirar a parte grossa do talo dela fazendo um corte de cada lado para removê-lo. Sim, sua folha ficará com um corte bem no meio. Na hora de enrolar é só sobrepor levemente esses dois lados que ficaram separados para tentar formar uma folha inteiriça. 2: para a sua folha ficar mais maleável e mais macia para mastigar, passe ela rapidamente na água fervente (coisa de alguns segundos) e depois faça um choque térmico passando numa tigela com água com gelo. Assim a folha terá mais flexibilidade e será mais fácil de enrolar, ao mesmo tempo mantendo uma cor verde brilhante.
O recheio, sinceramente, é freestyle. Nesse dia tínhamos um shimeji enorme diferentoso que um feirante sempre tem lá na CEASA, mas poderia ter sido um shitake ou shimeji comum, que refogamos com bastante alho e gengibre ralado e um alô de shoyu. Adoro usar cogus nesse tipo de rolinho vegetariano porque eles são super carnudos e ajudam tanto no aspecto da saciedade quanto na textura, além do sabor, é claro. Se você é desses que não dispensa uma carninha nem mesmo nas segundas sem carne (bora tentar trabalhar isso um pouco?) uma fraldinha fatiada bem fininha ou um peito de frango desfiado cairia bem aqui também, mas hoje a vibe é vegetariana, aliás, vegana!, e a gente fica nos cogus mesmo. De resto, fomos de cenoura, pepino e pimentão porque todos os três têm uma textura maravilhosa e, quando cortados em tirinhas, se prestam lindamente a serem usados em rolinhos de todos os tipos. Mas use a imaginação, veja o que você tem na sua geladeira, esta não é uma receita que precisa ser seguida à risca.
Um momento diversão na cozinha enrolando esse bando de delícia, um molhinho simples numa vibe oriental, e pronto, você tem uma refeição saudável e maravilhosa.
- 6 folhas grandes de couve
- 1 cenoura cortada em tiras finas
- 1 pepino cortado em tiras finas
- 1 pimentão amarelo cortado em tiras finas
- 1 bandeja de cogumelos shimeji segmentados ou shitake fatiados
- 1 pedaço de gengibre do tamanho do seu dedo ralado
- 2 dentes de alho picados
- um fio de azeite
- 1/2 xic de shoyu
- 1 colher de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de mirim (sakê de cozinha – compre em lojas de produtos orientais)
- 1 colher de sopa de suco de limão
- Refogue os cogumelos no azeite com o gengibre e o alho e um toque de shoyu. Ajuste o sal se necessário. Reserve pra chegar à temperatura ambiente.
- Coloque água para ferver numa panela larga e prepare uma tigela com água com gelo. Faça um corte em cada lado da parte grossa do talo das folhas de couve e retire. A folha ficará com um corte no meio. Leve uma folha para a panela com água fervente. Deixe na água por uns 30 segundos. Retire e leve imediatamente para a tigela com água com gelo. Quando a folha estiver completamente gelada, retire e escorra ao máximo a água. Repita o processo com as demais folhas.
- Prepare os rolinhos sobrepondo os dois lados da folha que ficaram com o corte no meio do talo para que a folha fique sem furos. Recheie com um pouco de cada item de recheio – cogus, cenoura, pimentão e pepino. Use a imaginação e acrescente outros itens de interesse. Dobre as pontas por cima e enrole. O primeiro sai mais ou menos, o segundo melhora, no terceiro você já é expert.
- Misture o shoyu, mirim e suco de limão numa tigelinha. Experimente e ajuste a gosto. O molho deve ficar forte já que é a forma de temperar todos os itens.
- Sirva imediatamente.
É impressionante como o simples fato de enrolar um bando de coisa pra comer com as mãos faz uma diferença danada. A gente é mega feliz com esses rolinhos. Tomara que vocês curtam também.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário