O ano mais rápido do oeste já está chegando ao fim e cá estamos falando em receitas para o natal. Socorro que esse 2017 foi (ainda está sendo) uma loucura! E se é pra falar de natal bora partir para os clássicos. Nada como uma bela salada de bacalhau para compor aquela mesa farta e colorida. De preferência com grão de bico que deixa tudo gostoso. E com um molho caprichado na acidez pra dar aquele frescor necessário.
Engraçado como ignoramos o bacalhau por tanto tempo aqui neste pequeno cantinho recheado de receitas. Esta é a primeira receita que postamos de bacalhau ever! Aqueles que curtiram nossa ceia de natal do Coma no Jardin do ano passado (este ano não vamos conseguir repetir, mas teremos vários produtinhos disponíveis lá na lojinha do Petit Jardin!) se deliciaram com esta belezura e este ano resolvemos publicar a receita para que ela já possa entrar no repertório geral porque, sinceramente, ela merece.
Receitinha fácil, dessas que é só misturar um bando de coisa, que dá pra dobrar, triplicar, quadruplicar com facilidade, sem grandes mistérios, só aquele processo de dessalgar o bacalhau e tals que, bora combinar, é bem indolor, e pronto. Felicidade na forma de uma salada que agrada a todos, que fica uma maravilha em temperatura ambiente (como toda boa comida natalina), e que, de quebra, dá aquele tchãa na mesa com um bando de cor. E, na real, nem sei explicar por que a gente não come o ano todo! que delícia!
O passo 1 é dessalgar nosso amigo bacalhau. A não ser que você consiga comprar o bacalhau já dessalgado (descobri dia desses que tem um lugar em Brasília especializado em bacalhau que faz isso – imagino que em toda cidade grande deva rolar também) esse é aquele passsinho essencial e demorado. Não dá pra pular. Não mesmo. De um dia pro outro é o mínimo, trocando a água pelo menos umas 2-3 vezes ao longo do processo. Se você estiver na dúvida se já deu tempo suficiente, tire uma lasquinha e prove. Dessalgar demais não é um problema. Depois você ajusta o tempero na hora de finalizar. E como esta salada é com bacalhau em lascas ou desfiado aproveite para comprar aquelas peças mais baratas ;) Já dessalgou? Agora é só ferver um bocado de água e assim que levantar a fervura desligar e deixar o bacalhau curtir aquele banho quentinho gostoso por uns 20 minutos. O bacalhau foi.
O grão de bico pode ser em lata ou seco. Sinceramente, quase sempre uso o seco simplesmente porque sempre temos em casa (é mais econômico – um pacotinho de grão de bico seco custa o mesmo que uma lata e rende umas 3-4 vezes mais), mas neste caso não faz grande diferença a não ser os dois passos adicionais de deixar de molho (já aproveita a hora que for deixar o bacalhau de molho e manda ver no grão de bico também) e depois cozinhar em água fervente até ficar macio. Se usar o de lata vai te deixar mais feliz, vai com fé.
De resto, azeitonas pretas, ovos duros, cebola roxa, muita salsinha e aquele molho caprichado na mostarda dijon e vinagre de vinho branco.
- 400g bacalhau de desfiar
- 200g grão de bico seco (1-2 latas de grão de bico se preferir)
- 1 cebola roxa média fatiada finamente
- 1 punhado de azeitonas pretas picadas
- 4 ovos duros picados
- 1/4 xic vinagre de vinho branco (ajuste à gosto)
- 1 punhado de salsinha picada
- 2 c.c. dijon
- 1/4 de xíc de azeite (ou mais se necessário)
- sal e pimenta do reino à gosto
- Um dia antes deixe o bacalhau de molho em água gelada na geladeira trocando a água pelo menos 2 vezes. Deixe de molho por umas 12 horas, prove uma lasquinha e veja se precisa de mais. Os bacalhaus não são todos iguais e pode ser que requeira mais tempo. Não se preocupe se dessalgar demais. Você sempre pode acrescentar mais sal depois.
- Se estiver usando o grão de bico seco aproveite e deixe de molho de um dia pro outro também. Depois de hidratado cozinhe em água abundante até ficar macio. Uns 50 minutos. Reserve.
- Quando o bacalhau estiver dessalgado, encha uma panela grande de água, deixe ferver, acrescente o bacalhau, desligue o fogo e deixe o bacalhau de molho na água quente por uns 20 minutos. Escorra e reserve. Quando estiver frio o suficiente para manusear desfie (caso você não tenha comprado já desfiado).
- Misture o azeite, dijon e vinagre de vinho branco. Tempere com sal e pimenta. Quando todos os ingredientes estiverem em temperatura ambiente junte tudo (reserve um pouco de salsa para finalizar) numa tigela grande e misture bem.
- Este é o tipo de receita que requer ajustes no sabor. Seu bacalhau pode estar mais ou menos salgado, sua mostarda pode ser mais ou menos ácida. Acrescente mais vinagre e mostarda caso precise de mais acidez, mais azeite caso a mistura esteja com aparência seca, mais sal e pimenta.
- Finalize com a salsa picada reservada e um fio de azeite. Sirva em temperatura ambiente.
Nas próximas semanas postaremos mais algumas receitinhas maneiras para suas festanças de fim de ano. Assine nossa newsletter para não perder ;) E se quiser mais ideias, esta foi a seleção de receitas do ano passado.
beijos,
Mariana
[…] bela salada de bacalhau é um clássico e esta caprichada no grão de bico tem uma boa dose de acidez e crocância. Simples […]