Colorida, crocante, cheia de temperinhos para rolar aquela festa na sua boca. Esta salada merece entrar no seu repertório do dia a dia.
Não consigo me empolgar com cenoura cozida ou assada. Talvez seja porque ainda não tenha achado a receita certa. Talvez eu ainda vá descobrir uma manha incrível que mude tudo. Mas pra mim, cenoura é crocância, cor e doçura e tem que ser crua. Uma cenoura ralada é massa, mas ela em tiras bem finas, formando essas fitas laranjas maravilhosas é outra história. Rola aquele prazer na mordida, sabe? E com um tempero meio que com um pézinho na Índia esse prazer é redobrado.
E daí esta semana nos vimos recheados de cenouras orgânicas lindas que recebemos da Carota. Já compramos as seleções de orgânicos deles algumas vezes. É aquele esquema tudo de bom: só orgânicos e produtos naturais maneiros, produtos locais, tudo escolhido e embalado com carinho e entregue direto na porta de casa. Sim, este é um momento propaganda, mas é daquelas sinceras ;) Valeu Carota pela seleção delícia.
Um bando de cenoura linda virou uma salada mega fácil e deliciosa. O importante é que você vai precisar de um bom descascador, de preferência em Y ou uma mandolina para fazer as fitas da cenoura. Confesso que prefiro usar o descascador para esta tarefa. O nosso tem uns dentinhos e deixa umas micro listrinhas muito simpáticas na cenoura. Fora isso é só uma questão de juntar vários ingredientes: cebola roxa fatiada bem fininha, umas folhas de hortelã, umas sementes de gergelim, e um molho delícia feito de semente de cominho, garam masala, raspas e suco de limão, gengibre e azeite pra você fechar os olhos e dar uma viajada instantânea pro outro lado do mundo. Quem disse que não existe teletransporte?
- 3-4 cenouras médias
- 1-2 colheres de chá de garam masala (encontre em lojas com boa variedade de especiarias)
- 1 colher de sopa de semente de gergelim
- um pequeno punhado de folhas de hortelã
- 1 colher de sopa de semente de cominho
- 1 cebola roxa pequena
- raspas e suco de 1 limão
- 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
- azeite de oliva
- sal a gosto
- Descasque as cenouras e faça fitas com o descascador ou uma mandolina. Fatie a cebola roxa em meia-lua o mais fino possível.
- Esquente rapidamente (uns 30 segundos) as sementes de cominho numa frigideira para liberar o aroma. Esmague com um pilão e junte numa tigela com o gengibre ralado, as raspas e suco do limão, garam masala, azeite e sal. Prove para ajustar o sal.
- Torre as sementes de gergelim rapidamente numa frigideira.
- Misture a cenoura e cebola, o molho e junte as folhas de hortelã e sirva imediatamente.
Coisa simples, coisa rápida, coisa que você vai fazer num dia qualquer e ficar mega feliz.
Funciona como uma entradinha maneira ou como acompanhamento.
beijos,
Mariana
solange Cardoso
Adorei essa idéia. Eu também prefiro a cenoura crua e essa é novidade para mim, vou experimentar.
comalaemcasa
é bem temperadinha, acho que vc vai curtir.
beijos!