Declaro por meio deste todo o meu amor pelo tomate. Sério. Eis algo que nunca falta na nossa casa. Basta alguns tomates para ter uma refeição deliciosa garantida. O que é a água de tomate, meu deus do céu?! E uns tomates assados perfeitos! E os zilhões de molhos e bases para ensopados e caldos e, nossa, as possibilidades são verdadeiramente infinitas. Mas quando você encontra aqueles tomates lindamente maduros, aquele vermelhinho intenso, aí não tem nada melhor do que fazer uma simples e perfeita salada de tomate.
O fim de ano taí, né gente? Vai rolar aquela praia. Vai rolar muita rabanada ainda. O calor tá pra lá de intenso. Essa saladinha vai cair bem demais.
É vapt vupt. O que importa é que seus tomates precisam estar incríveis porque eles são a estrela máxima desta salada. Ela é verdadeiramente simples e tamanha simplicidade requer ingredientes da melhor qualidade. Vai lá no mercadinho orgânico, vai lá naquele hortifruti que tem as coisas mais lindas do planeta. Se der a sorte de encontrar mais de um tipo de tomate que esteja sensacional, manda ver! Além do tomate você vai precisar daquela cebola branca, a branca mesmo, bem mais suave do que a comum. Se não achar (ela é mais chatinha de encontrar por aí) vá de roxa. Fora isso, é só um punhadinho de manjericão – pontos extras se for da sua horta – , um toque de cebolinha, um tico de açúcar para dar aquela equilibrada na acidez, sal para extrair o suco delicioso dos seus tomates, vinagre e azeite. É tão fácil que não dá nem pra chamar de receita direito. Vale caprichar num bom azeite e um vinagre de boa qualidade e se você escolher bem esses seus tomates… ahhhhhh… vai ser uma alegria essa sua salada.
- 500 g de tomates lindos (pode ser de um tipo ou vários)
- 1/2 cebola branca fatiada
- um punhado de folhas de manjericão
- 1/4 de xícara de cebolinha picada
- 2-3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- 1/2 colher de chá de açúcar
- sal e pimenta a gosto
- Corte tomates grandes ao meio e cada metade em mais 4 ou 5. Se estiver usando tomates pequeninos (cereja ou sweet grape) corte ao meio.
- Dissolva o açúcar no vinagre e misture o azeite, sal e pimenta.
- Misture todos os ingredientes numa tigela grande.
- Pode servir imediatamente ou, idealmente, guardar na geladeira por umas 3 ou 4 horas para soltar mais o suco dos tomates. Tire da geladeira os 30 minutos antes de servir.
Faça a salada algumas horas antes de servir para obter o máximo de sabor.
Todo o meu amor pelo tomate e a perfeição desta salada.
beijos,
Mariana
[…] no calor e decididamente não queremos uma salada sem graça. Se a vida te der muitos tomates, esta salada de tomates aqui é uma coisa de deliciosa. A receita está aqui. Já se a vida te der muitas cenouras, bora tascar […]