Quem nos acompanha pelo instagram e facebook viu que andamos dando uma reformulada na nossa horta para conseguir plantar mais coisa em casa. Eba!
Já tínhamos escrito sobre a nossa horta há um tempinho aqui e é ótimo porque já podemos ver o antes e o depois. As plantinhas que tínhamos, essencialmente ervas aromáticas, estavam dando super certo e assim continuam, mas queríamos otimizar a nossa pequena laje e tentar plantar mais coisas, folhagens maneiras, tomates, enfim, ir brincando e testando, dando um gás na nossa pequena horta urbana.
E daí pensamos que seria uma boa de tempos em tempos ir contando pra vocês como está rolando, o que está dando certo e o que não, e com certeza aprendendo um monte com vocês também. Imagino que tem muito dedo verde do outro lado desta tela e vamos adorar receber as dicas preciosas que vocês devem ter. Nós somos mega novatos e com certeza temos muito que aprender. Como dissemos naquele primeiro post que escrevemos sobre nossa horta, só começamos a curtir cuidar de planta depois que viemos para este novo apt e realmente desde então nos apaixonamos.
De tempos em tempos contaremos a quantos anda nossa horta, mas hoje começo mostrando como foi a reorganização física. Nós herdamos da minha mãe esse cocho lindo de madeira que é o nosso xodó. Amamos ele de paixão, mas ele é mega trambolhudo! Daí como precisávamos usar a parede onde ele estava para montar nossa horta vertical tínhamos de trocá-lo de lugar. Isso significou remanejar algumas das plantinhas que estavam nele porque o novo local pega o sol danado e algumas das ervas que estavam ali não dão conta.
Com a parede livre montamos uma horta vertical usando aqueles trilhos de parede para poder ter liberdade para remanejar a altura das prateleiras. Os caixotes debaixo servem para esconder saco de terra e outros artigos de jardinagem, apesar de que como ainda não terminei de plantar tudo ainda estou com o sacão de terra fora de lugar. Em breve. Em breve.
Já tínhamos vários dos vasinhos e compramos mais alguns. Aproveitei para pintar tudo nas cores da nossa casa para ficar mais colorido. Não me aguento. Fora que acho pintar altamente terapêutico. Deve ser genético. Vários vasinhos já estavam preenchidos, continuamos com muitas ervas aromáticas, e agora estamos em fase de esperar sementinhas brotarem e mudas pegarem (ainda estamos buscando muitas mudas também, nem tudo que queríamos achamos). Depois mostrarei todo o progresso.
Fora da horta vertical mantivemos algumas coisinhas no cocho, mudamos o limoeiro de lugar (aquelas orquídeas-bambu foram para o Petit Jardin – lá, onde rolaram os Coma no Jardin), num cantinho temos ainda tomate e cebolinha e no outro, onde tínhamos o maracujá doce que não estava curtindo muito aquele local no mega sol (e que também está de mudança de casa) entrou uma jade azul que a gente torce muito muito que dê certo porque se der, apesar dela não ser comestível (queríamos que tudo fosse comestível no nosso jardim) ela combinará tão lindamente com as cores da nossa casa que a gente não vai nem acreditar. Vai ser muito amor.
E vocês? A gente quer saber tudo! Você tem horta em casa? O que você está plantando? Conte tudo. Não esconda nada ;)
beijos,
Mariana
HILDEMAR SILVA BRASIL
Como posso fazer uma horta em apartamento com uma varanda que leva sol pela manhã e sombra pela tarde?
Gostaria de Plantar ervas, manjericão, tomate, cebolinha…
O que sugere?
comalaemcasa
Hildemar, essa é das melhores situações! O sol da manhã é menos agressivo do que o da tarde então as ervas se dão melhor com ele. Eu começaria com as ervas mais fáceis – hortelã (sempre num vaso só pra ela), manjericão, cebolinha, alecrim, tomilho, todas são bem tranquilas. Garanta um vaso bem drenado para todas e posicione em algum local que pegue bem esse sol da manhã. Deixa o tomate para um segundo momento. Na minha experiência foi dos mais chatinho para dar bem. Cheguei lá, mas eu já estava bem mais experiente com a horta quando finalmente consegue colher meus primeiros tomates lindos. É viciante. Quando começa a dar bem você vai querer explorar mais coisas. Mas o mais importante mesmo é isso do sol e do vaso bem drenado. Se você reparar que as plantinhas estão tristinhas vai ajustando a posição até chegar num local que funcione bem.
Boa sorte e volte sempre!