Sim, a receita de hoje é idiota, mas impressiona. E eu tenho todo o amor do mundo por ela.
Já perdi a conta de quantas vezes eu falei de açúcar de baunilha por aqui. Em quase toda receita doce eu acabo usando. Abrir meu pote é tipo um abraço olfativo imediato. Que coisa maravilhosa esse cheiro de baunilha de verdade.
O esquema é o seguinte: sempre que alguma receita que faço pede baunilha em favas, tipo esta crema catalana aqui, eu abro as favas, raspo as lindas e micro sementinhas do interior para usar na receita e reservo a fava usada. De lá direto para um pote de açúcar que tenho reservado para elas, meu amado pote de açúcar de baunilha. De tempos em tempos completo com um pouco mais de açúcar e a mais recente fava que tenha pintado por aqui por causa de alguma outra receita. Pronto. Só isso. Sem mistério algum. Ah! E a corzinha mais escura do açúcar se deve ao fato de ser açúcar cristal orgânico ;)
Uso para salpicar doces simples como essa tortinha de frutas vermelhas, uso substituindo parte do açúcar de alguma receita para não precisar de usar extrato de baunilha, uso no cafezinho no dia que quero a alegria da baunilha no meu café da manhã. Versátil e essencial.
Próximo passo será aproveitar as favas para fazer meu próprio extrato de baunilha. Depois conto pra vocês.
E vocês? Têm alguma outra receita idiota que impressiona pra gente testar por aqui?
beijos,
Mariana
solange Cardoso
adoro o cheiro de açúcar de baunilha, mas nunca tinha me ocorrido usar as favas para dar sabor ao açúcar.
Estou sempre apreendendo com minha filha!!!
Vanusa
Desculpe acho lindo sua paixão pela baunilha, também gosto muito, mas o termo idiota não combina com criatividade, todo dom é algo lindo, pois todas as receitas nasceram assim, inventando, amei a forma que você aproveita os restos da fava pra fazer seu próprio açucar vou copiar!
comalaemcasa
Olá Vanusa,
não leve a mal nosso uso do termo idiota – é uma brincadeira especialmente focada nas pessoas que têm barreira para botar a mão na massa pra cozinhar. a ideia é mostrar que rola de fazer receitas extremamente simples com ótimos resultados. tipo aquela série “for dummies” em inglês que foi traduzida para idiotas. ;)
volte sempre e tomara que curta ter esse açúcar de baunilha sempre em casa. a gente usa pra tudo!
beijos,
mariana