Sorvete de baunilha de verdade é outra história. A coisa é séria. Você não quer largar o pote. Cremoso e aromático. Para a família inteira. Bom demais.
Preciso fazer uma confissão. Eu sou fresca com sorvete. Sou mesmo. Acho que é porque sorvete não é algo que me enlouquece normalmente. Posso viver sem numa boa. Sim, um sorvetinho é bom demais naquele dia mega quente, mas fora isso, nem lembro que existe. Então quando resolvo comer quero que seja maravilhoso. E este daqui… ahhhhh… este daqui é maravilhoso. A questão é a baunilha em fava. Eita coisa sensacional essa tal dessa fava. É tipo um abraço daqueles bem incríveis na forma de aroma e gosto perfeito, tipo um urso panda te enchendo de amor e abraçando com um pote de sorvete na mão.
Esta receita, que peguei na Bon appétit, é facílima, ela só tem um grave problema – você precisa ter uma máquina de sorvete para fazer. Fué fué… Nós ganhamos uma da minha mãe há tempos e é uma mão na roda. É só felicidade quando você consegue fazer seu próprio sorvete. Dá pra dar altas viajadas nos sabores. Dito isso, este aqui, o mais simples de todos, foi o que mais me deixou feliz até hoje. Já vi por aí técnicas de fazer sorvete em que você coloca no pote, leva ao freezer e tira de meia em meia hora para dar aquela super mega mexida até que depois de umas tantas dessas ele chega a uma textura massa. Eu fiz isso há muito tempo para fazer sorbet, quando ainda não tinha a máquina, e lembro de dar super certo. Só não pode esquecer de ir lá, a cada 30 minutos, mexe mexe mexe, de volta pro congelador e tudo de novo daqui a meia hora. Pode ser uma boa alternativa para quem não tem máquina, apesar de bem mais trabalhosa.
Seja na máquina ou seja no muque, vamos à receita:
- 1 xícara de leite integral
- 1/2 xícara de açúcar
- uma pitada de sal
- 1/2 fava de baunilha cortada ao meio
- 5 gemas
- 1 1/2 xícara de creme de leite
- Junte o creme de leite, leite, metade do açúcar e sal numa panela. Raspe as sementinhas da fava de baunilha e junte as sementes e fava à mistura. Deixe ferver, mexendo até dissolver todo o açúcar e desligue. Tampe e deixe descansar por uns 30 minutos.
- Prepare uma cumbuca grande com gelo e já deixe outra encaixadinha esperando. Já já você vai usar.
- Junte as gemas ao restante do açúcar e misture bem até ficar amarelo bem clarinho – por uns dois minutos.
- Aos poucos misture 1/2 xícara da mistura morna de creme e leite, mexendo sempre, e depois misture tudo e leve ao fogo médio. Não deixe de mexer pra não talhar! Em 2-3 minutos a mistura deve estar grossa o suficiente para formar aquela camadinha numa colher.
- Coe a mistura naquela cumbuca que estava afundada no gelo. Deixe esfriar mexendo de tempos em tempos.
- Se por acaso talhar (a minha mistura acabou talhando um pouco mesmo tomando todos os cuidados) mexa intensamente nessa fase da cumbuca no gelo. Mexe mexe mexe que provavelmente ainda dá pra reverter. A sorveteira ajuda um monte nessas horas.
- O resto agora é com a máquina. Siga as instruções da sua e quando estiver pronto, guarde num pote coberto (eu uso potes de sorvete industrializado que viram tupperware improvisado) no congelador por umas 4 horas. Por ser tudo fresco este sorvete não dura eternamente – 1 semana no máximo.
Coma direto do pote, com crocante de cornflakes que sobrou quando você fez estes cookies, com um crumble maravilhoso de frutas vermelhas, ou com uma torta rústica de morango como a que comemos no dia (essa receita vai aparecer por aqui já já). Delicie-se com a simplicidade e perfeição de um sorvete de baunilha de verdade.
Novidade: alguns dias depois de publicar este post dei de cara com este vídeo fantástico de como fazer sorvete sem sorveteira. Saquem só:
beijos,
Mariana
Marina
Oi!
Adorei várias receitas e ao contrário de vc, amo sorvete!
Que tipo de máquina de sorvete vc usou?
Aquelas que fazem frozen?
Tipo yonanas?
Obrigada!
comalaemcasa
Oi Marina!
Nós ganhamos de presente uma máquina italiana de gelatto e usamos essa mesmo sempre que nos aventuramos a fazer sorvete. :)
Acho que o nome é inclusive gelatto mesmo, mas teria que confirmar. E você?
Mas estou com vontade de testar esse esquema do vídeo que colei ao final do post pra ver se funciona bem.
beijos e feliz 2016!
Hardens_STD_Beard
Sem sorveteira: leve o creme ao freezer por 30 minutos, retire e bata com a batedeira por 5 minutos, volte ao freezer e repita a operacao mais 3 vezes (guarde o sorvete no freezer por ate 1 mes).