Salada não precisa ser sinônimo de algo sem graça e que te deixa com fome de novo em uma hora. Frequentemente jantamos um saladão maneiro, mas de vez em quando, num dia mais quente, num dia que dá vontade de comer muita folha, rola um no almoço. Esse foi meu almoço hoje.
Pra substituir aquele almoço caprichado que brasileiro curte o saladão também precisa ser mais que só um monte de folhas com tomate. Esse daqui eu fiz com croutons caseiros, abacate, pedacinhos de bacon, gorgonzola…
Comecei com uma boa mistureba de folhas. Sempre que vou nos mercados mais bacaninhas que têm aquelas folhinhas baby e outras folhas menos comuns compro um monte, lavo tudo, misturo e guardo bem sequinhas para usar ao longo dos próximos dias. A base da salada dos próximos dias fica garantida.
Dei uma fritadinha no bacon, porque ninguém é de ferro, e depois acrescentei folhas de alecrim e sálvia da nossa horta.
Em seguida coloquei uns cubos de pão velho na mesma panela com mais um tico de azeite para fazer meus croutons bem saborosos com as ervas e bacon.
Um abacate perfeitamente maduro (com um toque de limão para não escurecer), gorgonzola esfarelada, um molho básico de mostarda com azeite, vinagre de vinho tinto, sal e pimenta, mistura tudo e pronto. Saladão maneiro delicioso.
Magali Valadares
Excelente!