fotos Joana França
Entradinha simples e deliciosa.
Corte a berinjela em fatias de mais ou menos 1.5 cm e grelhe. Idealmente use um desses grills que tem grelha em cima e em baixo. Rale parmesão e espalhe numa assadeira em uma camada fina. Leve ao forno, mas fique de olho pra não passar do ponto! Queima fácil fácil. O parmesão vai derretar e dourar. Depois é só deixar esfriar e com uma espátula rígida (ou na mão mesmo!) vc vai soltando da assadeira em pedaços. Se tiver a manha, na hora de colocar na assadeira vc já espalha formando pequenos círculos. É difícil tirar os círculos perfeitinhos, eles quebram fácil, mas é o ideal!
O último elemento desta entradinha é o pesto. Num pilão coloque bastante manjericão, um dentinho de alho (rale ele pra já facilitar o seu trabalho posterior), parmesão ralado, bastante azeite e algum tipo de castanha. A receita original pede pinoli, mas é bem carinho e outras castanhas ficam ótimas também. Vá testando pra ver qual é da sua preferência – já usei castanha do pará, de baru, nozes… gostei de todas. Esmague tudo bem esmagado no pilão. No pilão o pesto fica com pedaços, se você preferir uma textura mais homogênia use um processador ou até liquidificador.
Para montar é só pegar a berinjela grelhada, colocar um pouco do pesto e finalizar com um pedaço da crostinha de parmesão. Já fizemos como canapé em jantares, como entradinha ou como acompanhamento. Só sucesso.
beijos,
Mariana
[…] estava passando por um momento de inspiração sem igual. É uma verdadeira perfeição. Com esta berinjela grelhada e uma crostinha de parmesão […]