Me liguei pela primeira vez na existência dessa belezura em algum blog neste vasto mundão da internet. Daí há uns anos fomos pra Rússia para um show do Esdras (contei essa história neste post AQUI) e nas minhas leituras sobre o que comer em Moscou só dava khachapuri pra cima e pra baixo. A receita é tradicional da Geórgia e a cidade é cheia de restaurantes com a cozinha do vizinho e ex-companheiro de União Soviética.
Imagine a minha frustração quando no corre de show e compromissos da turnê acabamos não conseguindo comer um khachapuri lindão em terras russas. Ai ai. Mas tudo bem, o que importa é que a sementinha da curiosidade estava plantada e, demorou um pouco, mas finalmente cá estamos.
E é bem isso que você está imaginando mesmo ao ver na foto. Uma massa delicinha bem na vibe da de vários salgados gostosos, meio pizza, mas sem molho, aquela coisa clássica, faz a massa, deixa crescer e depois faz o formato fofo. O recheio é caprichado no queijo e o clássico é esse com os ovos, mas tal qual uma pizza, as possibilidades são meio que infinitas.
No dia das fotos brinquei com algumas opções tanto de tamanho quanto recheio. Fiz o tradicional queijo e ovo e aproveitei que estava com bastante gorgonzola em casa e fiz uma versão só de queijos. É dessas coisas que não tem erro né? Uma massa delícia fofinha + queijo. Só pode dar bom.
khachapuri
Ingredients
- 2/3 xícara de água morna
- 1 1/3 xícara -180g- de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 3/4 colher de chá de fermento biológico
- 1/4 colher de chá de açúcar
- PARA RECHEAR
- 2-3 xícaras de queijo ralado usei um meio cura numa leva e uma mistura de queijos caprichada no gorgonzola na segunda
- ovos se tivesse feito a massa toda do mesmo sabor teria usado 4
- tal qual uma pizza, brinque com os sabores que vai dar bom!
Instructions
- Numa tigela pequena misture a água morna, o açúcar e o fermento. Reserve por 5-10 minutos. A mistura deve borbulhar. Caso isso não aconteça significa que seu fermento já deu tudo de si e tá na hora de comprar outro. Isso pode acontecer mesmo dentro do prazo de validade. Se você tiver certeza que seu fermento está tinindo porque foi usado há poucos dias pode pular essa etapa e já misturar tudo direto.
- Numa tigela grande junte a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e acrescente a mistura do fermento e o azeite. Com o auxílio de um garfo vá aos poucos incorporando a farinha e formando uma massa. Sove por alguns minutos até obter uma massa lisa bonita. Se tiver batedeira de gancho faça tudo nela. Farinhas variam muito. Talvez você precise de um pouco mais de água ou um pouco mais de farinha. Unte uma tigela grande com um pouco de azeite, guarde a massa ali coberta com um pano ou filme pvc e deixe crescendo em algum local morninho e sem ventos da sua cozinha até dobrar de tamanho – aproximadamente 1 hora.
- Nesse meio tempo aqueça o forno na temperatura máxima. Se você tiver uma pedra de pizza deixe ela pré-aquecendo dentro do forno. Se não, use uma assadeira mesmo e pré-aqueça só por alguns minutinhos antes de assar. Eu assei na minha frigideira de ferro fundido que quando pré-aquecida faz as vezes de uma boa pedra. Se você tiver forno de pizza, que inveja! Assa lá que vai ser lindo.
- Hora de formatar. Dá aquele soquinho na massa pra tirar o ar – um belo momento de cozinhaterapia – e divide a massa em 4 pra fazer khachapuris individuais menores ou em 2 pra fazer uns mais compartilháveis ou praquele momento da fartura.
- Faça uma bola com cada pedaço de massa e com um rolo – ou usando uma garrafa de vinho de improviso – abra a massa num círculo um pouco mais ovalado. Recheie generosamente com queijo (ou mistura de queijos) e enrole as laterais pra dentro formando uma borda e junte as pontas fazendo uma torção. Deixe descansar mais uns 15 minutos.
- Hora de assar. Se for usar ovos deixe para colocar só depois de ter assado uns 7-10 minutos. Asse no total por uns 20 minutos ou até a massa pegar cor e o queijo ficar borbulhante. Se usar ovos asse até as claras firmarem.
- Devore.
*atualização. fiz um vídeozim pra ajudar a visualizar :) aproveita que deu o play e se inscreve no nosso canal no YouTube.
coma com música
Para acompanhar no som, dá um play aqui nesse som do baixista israelense Omer Avital. A música começa suavezinha e de repente quando você se dá conta você já tá de pé balançando o quadril fazendo altas dancinhas. Contagiante que só.
Se fizer a receita me marca na fotinha que quero ver. Somos @comalaemcasa em qualquer rede social.
Se curtiu compartilha com quem você acha que vai curtir também.
beijos,
mariana
Deixe um comentário