Há uns tantos anos fizemos estes ovos endiabrados AQUI pela primeira vez. Desde então já perdi a conta de quantas vezes repetimos e, sem exceção, todo mundo que prova enlouquece. É uma verdadeira maravilha.
Mas a verdadeira maravilha meeeeesmo é que é dessas receitas que tem vinte milhões de variações possíveis. Faz o ovo duro, corta ao meio, retira as gemas, tempera as gemas com várias coisinhas deliciosas, bota de volta no buraquinho e devora. Solte a franga e divirta-se. É um belisquete simples e delicioso que faz um sucesso inacreditável.
Dia desses a gente fez este daqui, com um pouco de abacate na misturinha, um belo toque de pimenta caiena porque uma picância cai bem demais, e bacon deliciosamente crocante para dar aquele up maravilhoso.
Se quiser que seja vegetariano, pula o bacon ou confere lá a primeira receita de ovos endiabrados que postamos AQUI, ou use sua criatividade. Como tantas outras receitas que a gente e vocês amam aqui do nosso cantinho, uma vez que você entende a ideia da receita ela vira uma tela em branco com infinitas possibilidades.
E nunca é demais repetir, bora fazer aquele esforcinho e evitar ovos de granja? Compre do pequeno produtor da feira que cuida de cada uma de suas galinhas com amor e carinho se possível, mas se não, nos bons mercados é cada vez mais fácil encontrar ovos orgânicos e de galinhas criadas soltas. Sim, é mais caro. Sim, faz toda a diferença.
Dá um play aqui nesta playlist que o Esdras fez no carnaval e que tá uma delícia. Aproveita e segue o nosso perfil no Spotify – Trilhas Comalaemcasa – tá cheio de playlist maneira por lá.
- 10 ovos duros
- 1 abacate pequeno, de preferência do tipo avocado, amassado
- 2-3 c.s. de maionese
- 1 pitada generosa de pimenta caiena (ajuste a gosto)
- 1 pitada generosa de sal (ajuste a gosto)
- 3 fatias finas de bacon (mas faz mais, você vai querer beliscar que eu sei)
- 2 c.s. de salsinha picada e mais para decorar
- Pré-aqueça o forno a 220oC e distribua as fatias de bacon sobre uma grelha numa assadeira. Leve ao forno até o bacon ficar dourado e crocante – uns 10-15 minutos. Retire e reserve as fatias num papel toalha para secar e esfriar e a gordura para dar um pequeno toque na mistura da gema e a sobra para o que quiser depois (dica amiga – estoure pipoca na gordura de bacon para felicidade eterna).
- Corte os ovos duros ao meio limpando a faca entre cada corte para não sujar as claras com gema. Remova as gemas cuidadosamente com o auxílio de uma colher e reserve numa tigela média. Distribua as claras num prato de servir.
- Amasse as gemas com um garfo, acrescente uma colher de sopa da gordura do bacon, a maionese, o abacate amassado, a caiena, a salsinha e tempere com o sal. Experimente e ajuste a gosto. Se a mistura estiver muito espessa acrescente mais um pouco de maionese.
- Coloque a mistura num saco de confeiteiro ou improvise com um saco plástico. Cuidadosamente preencha o vazio das claras com a mistura das gemas temperadas. Quebre um pedacinho de bacon e decore cada ovo tal qual nas fotos. Salpique com mais um pouco de salsinha picada.
- Devore.
Uma perfeição como belisquete, uma entradinha daquelas, é dessas coisas que garanto que vocês vão querer repetir.
Deixe um comentário