Eu amo fazer panqueca americana. Faço aos montes. Sério mesmo. Imagina que se tem esse tanto de receita de panqueca já publicada AQUI é porque eu já fiz muitas outras receitas que nunca chegaram a vir parar neste cantinho. E devo dizer, não foram publicadas não porque não achava que fossem merecedoras, mas é que sempre achava que estava já rolando um excesso de receita de panqueca.
Mas daí fiz esta num dia qualquer, correria, dia de reunião de café da manhã, porque agora a gente é desses que faz reunião de café da manhã aos montes porque é a melhor hora para se trabalhar mesmo, e foi tão deliciosa, e fez tanto sucesso, e, como sempre, foi tão de boa de fazer, que achei que estava na hora de publicar uma nova receita de panqueca por aqui.
Pra quem acha que panqueca é um trem complicado. Deixa disso. Só misturar tudo numa tigela rapidinho e depois dar aquela fritadinha numa frigideira quente bem untada vapt vupt. Não tem grandes mistérios, mas algumas pequenas manhas:
1. se for usar manteiga para fritar, misture um pouco de óleo para não queimar, mas, sinceramente, hoje em dia tenho preferido mil vezes só usar óleo mesmo. Um fio de óleo neutro (normalmente uso canola), espalho bem na frigideira com um pincel para não precisar exagerar no óleo
2. frigideira quente, mas não ao ponto de esfumaçar. eu sempre uso minha fiel escudeira de ferro fundido que a gente usa para basicamente TUDO. Nossa frigideira com certeza seria um dos nossos itens para uma ilha deserta. A gente ama ela desse tanto. Mas pode ser uma chapa ou alguma outra frigideira de base larga da sua escolha. Só controla esse calor para não esfumaçar.
3. untou, espalhou com o pincel, agora vem com a concha, coloca a sua massa e segura a onda. Agora não é a hora de futucar. Quando bolhas começarem a formar na parte crua de cima e você vir que as laterais firmaram bem, aí sim tá na hora de virar. A primeira leva sempre sai cagada. Nem esquenta com isso. Faz parte. Na segunda você já ajustou o calor da frigideira, já sacou quanto tempo demora pra formar as bolhas, daí é cada panqueca mais bonita do que a outra.
E pronto. É só isso. Eu juro que é fácil e rápido mesmo e já já você já tá soltando a franga e variando as farinhas, e brincando com os toppings e fazendo panqueca assim, pa pum, como se nada, num dia qualquer.
E pra quem acha que panqueca é necessariamente trash, oi! dá um confere aqui na lista de ingredientes dessa belezura. Tem nada de errado nela não. Tudo comida de verdade. Farinhas integrais. Tudo certo. E é tão deliciosa quanto as trasheira.
- 180g (1 1/2 xic) de farinha integral
- 50g (1/2 xic) de farinha de aveia
- 2 c.s. de açúcar demerara
- 1 c.s. de fermento químico
- 1/4 c.c. de sal
- 400ml (2 xic) de buttermilk (improvise talhando essa quantidade de leite com 1 c.s. de vinagre neutro ou misturando leite e iogurte meio a meio)
- 3 ovos grandes
- 55g (1/4 xic) de manteiga derretida
- óleo neutro para untar
- Numa tigela grande misture os ingredientes secos. Acrescente os molhados. Misture até que não haja farinha seca. Não tem problema se a massa ficar levemente empelotada. Se misturar demais sua panqueca ficará pesada.
- Aqueça uma frigideira de fundo largo em fogo médio. Unte com óleo e espalhe com o pincel para não exagerar na quantidade. Use uma concha para formatar as panquecas. Frite de um lado até borbulhas grandes começarem a aparecer – uns 2 minutos. Vire e frite do segundo lado até ficar dourado – mais 1-2 minutos. Veja observações adicionais no texto.
- Sirva imediatamente com mel, agave, maple syrup, frutas picadas, ou o que mais inspirar.
No dia da foto servimos com frutas picadas e a calda de mel e bacon que está nesta receita de panqueca AQUI. Com baldes e baldes de café, é claro. Delícia das delícias.
E como panqueca vai bem que só no café da manhã, segue uma playlist só alegria para dar bom dia ao mundo. Dá um play e curte aí e aproveita para seguir NOSSO PERFIL no spotify.
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário