Esta semana fizemos uma feira menor do que o nosso normal porque vamos viajar semana que vem e já sabemos que temos que minimizar as sobras. Fomos aqui do ladinho, na feira do produtor que rola na 404 norte. (A gente falou mais sobre essa feira aqui neste post). Compramos os itens desta foto.
E na real ela já foi tão bem aproveitada que foi difícil escolher uma única receita para postar. Já rolou um cozido de legumes, já rolou um crumble tipo este daqui só que de maçã, já rolou uma receita que a gente adora com uma espécie de molho de tomates com ovos, foi tanta coisa que nem postamos tudo que fizemos. Mas essa tartine de ricota caseira com as uvas da feira assadas com mel e tomilho foi muito hit no dia em que postamos.
E ficamos muito felizes que foi sucesso porque ó o spoiler!!! vai estar no cardápio do já tradicional café da manhã do Dia das Mães que inaugura oficialmente a temporada do Coma no Jardin. Aguardem e confiem. Mais sobre isso em breve. :P (Não sabe do que estou falando? Ano passado foi assim. Ano retrasado foi assim. E este ano vai ser demais.)
Mas voltando ao assunto.
Ponto 1. tartine = jeito metido a bexta de chamar um sanduba aberto, uma torrada no capricho, um pão turbinado, uma fatia do pão que mora no seu coração, de preferência tostadinho, com coisas bonitas e gostosas em cima. Nesse dia da foto foi uma baguette fatiada bem na diagonal. Nesta outra tartine usamos um pão na vibe deste sem sova que a gente ama aqui (spoiler 2! essa tartine também vai estar no cardápio do Dia das Mães!!). Enfim, deu pra entender né?
Ponto 2. fazer sua própria ricota é surpreendentemente fácil. Neste post deste bolo de ricota com amoras, bem maravilhoso, aliás, aproveita e fuça bem nessa receita também, tá explicadinho como faz. Tecnicamente falando, você também poderia fazer a ricota a partir do soro de produção de outros queijos, além da forma explicada no post, (só uma mistura simples de leite integral com suco de limão, coisa fácil mesmo! passa lá pra conferir!), mas nunca tenho acesso a esse soro (que é mais doce do que o soro do iogurte que sempre tenho porque sempre rola iogurte aqui em casa – a gente explica como faz aqui), então faço a partir do leite integral mesmo. Maaaaaaaas, se eu não consegui te convencer que fazer ricota é fácil, compre uma bacaninha e seja feliz. :)
Pão resolvido. Ricota resolvida.
Agora as uvas. Prepara. É difícil.
Liga o forno. Rega com um alô de azeite. 10-15 minutos de forno, até começarem a soltar o suco. Pronto.
Passa a ricota no pão tostado. Coloca umas uvas assadas por cima. Um fio de mel. Umas folhas de tomilho. Uma micro pitada de sal. Devore.
beijos,
Mariana
[…] tartine de ricota caseira com uvas assadas, tomilho e mel – 4 unidades […]