De vez em quando tudo que a gente precisa é colocar uma música gostosa e sentar com as pernas pra cima com uma bebida quentinha que te abraça por dentro.
A música gostosa é esta daqui, O Lôro, do Egberto Gismonti tocada pelo Esdras no seu disco Esdras Nogueira Quinteto Ao Vivo.
Para acompanhar, um chai, aquele chá indiano caprichado nas especiarias. Existem zilhões de receitas e variações sobre como fazer chai. Sem nenhuma pretensão de ser fiel à qualquer tradição meu chai é caprichado nas especiarias que eu curto mais. Eu pulo todas as anisadas. Gengibre, cardamomo, canela + chá preto de boa qualidade finalizado com leite e só aquele toquinho de mel me deixam feliz.
Numa panelinha com água coloco umas tantas fatias de gengibre, uma canela em pau e umas tantas favinhas de cardamomo esmagadas. Depois de ferver uns minutos para a infusão pegar bem o gosto das especiarias acrescento o chá preto – esse lindo aí da foto veio de Bangladesh quando o Esdras tocou por lá. Em seguida o leite. Deixo tudo apurar mais uns minutinhos, depois é coar tudo e adoçar à gosto com mel. Eu coloco uma quantidade micro de mel porque curto a potência das especiarias, mas aí é contigo.
Aquele fim de tarde. O som gostoso rolando. Uns passarinhos lá no fundo. Um golinho do seu chai. Tá tudo bem.
beijos,
Mariana
[…] você decide quais das receitas a seguir você vai fazer você já começa colocando um chazinho pra fazer, caprichando nas especiarias que vão te dar aquele calorzinho interno e te […]