Sabe quando você quer aquele lanche quentinho delicioso, aquele que na primeira mordida você vai dizer hummm… Que vai dar aquela saciada. Que não vai dar trabalho demais pra fazer e que provavelmente você já tem todos os ingredientes necessários na sua casa neste momento. Olá focaccia de tomate.
Aqui em casa rola um lance de que direto pinta gente por aqui pra ensaiar com o Esdras, ou fazer alguma reunião, ou simplesmente um happy hour improvisado. Não é incomum a gente ter que pensar em alguma comidinha de última hora, sem ter tempo de ir ao mercado ou de fazer grandes planejamentos. Tá certo que a nossa dispensa é particularmente caprichada, mas aposto que se você for dar um confere na sua casa agora você vai ter farinha, um tico de açúcar, sal, fermento de pão (ok, talvez esse você não tenha, mas vale à pena – um pãozinho vapt vupt é salvador!) e uns tomates e quem sabe um manjericão bem bonito (ainda não está fazendo uma hortinha básica de temperos? a vida é mais feliz com uma! acredite!). E se você tiver esses poucos ingredientes simples você está a poucos passos de uma focaccia quentinha e cheia de amor pra dividir com a sua família ou convidados.
O passo 1 é aquela massa bem basicona de pão. Bora lá. Se você nunca fez pão (tem um bando de receita por aqui) não se assuste. É bem mais simples do que parece. Uma misturinha vapt vupt e alguns minutos de sova (viva a cozinhaterapia!) e pronto. Se você tiver uma batedeira com gancho para pão fica mais fácil ainda. Quando a massa ficar pronta você larga ela lá bem cobertinha com um filme pvc pra ela não ressecar e vai fazer outra coisa enquanto ela cresce.
O passo 2 é preparar o seu recheio. Aqui, obviamente, tomates, mas bora lá, esta receita é daquelas 100% adaptáveis. Quer jogar umas azeitonas também? Manda ver! Quer fazer simplona, só com azeite e quem sabe um alecrim e sal grosso? Delícia! Quer ralar um parmesão ou pecorino por cima? Oh yes! Tem um antipasti numa vibe tipo esta dando sopa na geladeira? Bota pra jogo! Enfim, deu pra entender né? Para esta daqui, um bocado daquele tomatinho sweet grape (mas poderia ser um tomate grande fatiado em rodelas ou um pot-pourri de tomates variados), mais outro bocado de manjericão da horta (de tipos diferentes pra dar uma colorida maior), e um belo azeite extra virgem.
O passo 3 é formatar a sua focaccia. A massa já cresceu e agora vem o gesto mais prazeroso do planeta: um soco bem no meio da massa pra tirar todo o ar que se formou lá dentro. Olha a cozinhaterapia aí de novo. Daí é só abrir e direto pra assadeira enfarinhada. Com a ponta dos dedos vai espalhando a massa até ela alcançar todos os cantos da assadeira. Sério! É uma delícia fazer isso. Espalha bem, acrescenta aqueles tomates lindos com azeite e tal e depois dá umas furadas com os dedos na massa toda pra ficar com aquele visu clássico de focaccia. Dá pra ver bem pela foto qual é a ideia. Não murrinhe no azeite. Pode e deve rolar uns acúmulos nos buraquinhos. Pronto. Liga o forno pra pré-aquecer, larga a massa num cantinho pra dar mais uma crescida e vai fazer alguma outra coisa.
Cresceu? Hora de ir pro forno. Dá aquela salpicada generosa com sal (de preferência um moído na hora ou algum mais grossinho), pimenta do reino, e foi. Uns 20 minutos depois sua cozinha vai estar com um cheiro desesperadoramente maravilhoso e a sua focaccia vai estar prontinha pra ser devorada acompanhada de uma tacinha de vinho.
- 20g de fermento biológico seco
- 2 c.s. de açúcar
- 470-500ml de água morna
- 900g de farinha de trigo
- 2 c.s. de sal
- farinha extra para polvilhar
- 500g de tomate sweet grape (ou a variedade da sua escolha)
- 10 c.s. de azeite de oliva extra virgem
- 1 punhado de manjericão
- sal moído na hora ou grosso
- pimenta do reino moída na hora
- Para a massa:
- Junte o fermento, açúcar e metade da água morna numa tigela e misture bem. Reserve por 5-10 minutos. O fermento deve borbulhar.
- Misture a farinha de trigo e o sal numa tigela bem grande e faça um buraco no meio. Acrescente a mistura do fermento e vá lentamente incorporando a farinha com a ponta dos dedos fazendo movimentos circulares. Quando secar a mistura de fermento acrescente o restante da água morna e continue o processo. Esta etapa também pode ser feita na batedeira com acessório de gancho.
- Leve a mistura para uma superfície limpa e sove a massa por uns 5 minutos (ou sove na batedeira). Se estiver colando demais nos dedos, acrescente mais farinha. Se estiver seco demais, acrescente um pouco mais de água morna uma colherzinha de cada vez. Unte uma tigela com um pouco de óleo, guarde a massa na tigela e cubra com filme pvc. Reserve por uns 40 minutos ou até dobrar de tamanho.
- Nesse meio tempo prepare os tomates cortando-os ao meio e acrescentando o azeite. Separe as folhas do manjericão e reserve.
- Enfarinhe levemente uma assadeira (ou duas se preferir dividir a massa em 2). Dê um soco na massa crescida para soltar o ar, abra ela para a espessura de uns 2cms e leve para a assadeira. Espalhe para que ocupe bem a assadeira, jogue o azeite e tomates por cima, salpique com o manjericão e com a ponta dos dedos vá furando a massa e espalhando o recheio. Reserve novamente até dobrar de tamanho – uns 40 minutos. Nesse meio tempo, pré-aqueça o forno a 220oC.
- Após a massa crescer, salpique com sal moído na hora ou grosso, pimenta do reino moída na hora e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até a massa dourar, mas ainda mantendo a maciez no centro.
- Ao tirar do forno regue com um pouco mais de azeite e sirva.
Como a última vez que a gente fez esta focaccia foi justamente num dia de ensaio do Esdras aqui em casa, a dica de hoje é dar um play nesse som gostoso aí do vídeo de baixo do projeto RE.ME.XE, música instrumental para dançar. A primeira edição rolou mês passado e em breve teremos novidades.
beijos,
Mariana
solange Cardoso
Deu água na boca!!!
Hoje vamos ter o prazer de ouvir o Esdras e seu grupo na praça da Gloria !
comalaemcasa
;)
Isabelle Salgado
Fiz e ficou uma delícia. Foi o sucesso desse final de semana aqui em casa :)
Gabriel
Parece Delicioso. Vou sair agora para comprar os ingredientes e fazer.
Marcos Bruno
Adorei, vou fazer para os meus filhos, eles vão adorar.