Um dos nossos cafés da manhã mais amados, repetido inúmeras vezes, aquele sucesso. Essencialmente ovos mexidos. Turbinadamente mexidos. Intensamente mexidos. Metodicamente mexidos. Rendendo ovos maravilhosamente cremosos.
Esta é dessas receitas que é puro método. A lista de ingredientes é literalmente só ovos e manteiga. Vá de ovos caipiras. Faz toda a diferença. Sal e pimenta para dar aquela temperada final, eu curto também um toque de ciboulette porque é uma delícia e dá aquele alô verdinho essencial para o visual.
Rola direto aqui em casa no café da manhã mais tranquilo, em dias em que nenhum dos dois precisa sair correndo pra algum lugar. Como os dois trabalhamos com frequência em casa isso não é raro. Ou seja, fazemos este ovo di.re.to.
4 ovos é uma ótima dose, mas o método pode ser aplicado para até uma dúzia com facilidade – o que torna este ovo uma ótima para servir para um brunch com os amigos. Comece com a panela fria. Você vai mexer intensamente então escolha uma panela que tenha bordas um pouco mais altas para evitar lambança – se ela for de teflon você vai ter uma limpeza consideravelmente facilitada (independentemente da panela, recomendo colocar de molho na água quente assim que terminar – você vai me agradecer depois), mas pode ser qualquer tipo. 4 ovos – 1 colher de sopa de manteiga – tudo na panela fria. Se for fazer com mais ovos, aumente um tico a quantidade de manteiga ;)
A manha destes ovos é basicamente mexer mexer mexer e controlar a temperatura. Fogo sempre no mais baixo possível. Um fouet ou uma super espátula a postos. E começa a mexer. Sem parar. Sentiu que os gominhos de ovos estão se formando? Tira a panela do fogo e mexe mexe mexe até dissolver os gominhos ao máximo. Volta pro fogo. Mexe mexe mexe. Formou mais gomo. Tira do fogo. Mexe mexe mexe. Volta pro fogo. E assim vai. Os ovos vão engrossando aos poucos e você mexendo mexendo mexendo. Esse processo pode demorar até uns 10 minutos dependendo do seu nível de paciência em tirar do fogo e botar de volta. A hora de tirar do fogo e declarar o processo encerrado vai depender um pouco do seu gosto para ovos. Eu gosto quando ele ainda está mole o suficiente para ser idealmente comido com uma colher, mas consistente o suficiente para que você possa espalhar num pãozinho e ele fique lá firminho, sem derramar pra todos os lados. Mas é gosto.
Aqui tem um vídeozim pra você visualizar melhor
E se quiser a versão live comentada e cheia de palhaçadas tem também :) Clica AQUI.
Quer fazer dose dupla cremosa? Rola de acrescentar um pouquinho de requeijão ou cream cheese ou até mesmo creme de leite no final do cozimento. Raramente faço isso. Acho ele lindamente cremoso por si só. Mas fica deli com esse hunf extra.
Eu fico com a simples perfeição de um pão de queijo caseiro ou uma fatia daquele pão torrada naquele ponto lindo acompanhada de um ramekin recheado com os nossos amados ovos cremosos.
beijos,
Mariana
[…] ovos cremosos incrivelmente mexidos – 1 cumbuca para 4 […]