Amo qualquer coisa feita de milho. Já falei inúmeras vezes e tá parecendo que esse amor é verdadeiro então ainda vou falar muitas vezes mais.
Amo cornbread. Acho maravilhoso o hábito do sul dos Estados Unidos de sempre ter um bom pedaço para acompanhar qualquer refeição. É fofinho, macio, crocante, neutro o suficiente para comer com qualquer coisa, mas nem por isso sem personalidade. Um toque de pimenta de cheiro e uma boa porção de queijo da canastra abrasileirou este clássico americano. Delícia.
A receita é dessas bem diretas ao ponto. Mistura vários ingredientes e pronto. Sem maior dificuldade. Sim, leva banha. Não se assuste com isso. Pense na comida da sua avó. Ela sabe das coisas. Ela sempre usou banha. Garanto que é melhor pra você do que aquele saco de belisquete ultra processado que inevitavelmente todos nós comemos em algum momento. ;)
Beleza então. Superamos a banha. Outro ponto importante é a milharina. Procure sempre uma farinha de milho com uma textura um pouco mais granulada. No passado usei fubá para fazer cornbread e não ficou tão bom. Quer dizer, resolve. Como disse, eu amo qualquer coisa de milho, mas neste caso é melhor uma textura menos fina. Saca como a massa é arenosa.
Textura da farinha de milho. Check. Próximo ponto: buttermilk. Por aqui a gente não acha buttermilk no mercado, mas rola de improvisar bem. A opção que quase sempre uso é leite integral talhado por uns 5 minutos com um tico de vinagre neutro. Outra opção é misturar leite com iogurte natural. Funciona bem também. Uma outra é aproveitar o whey caso você faça seu próprio iogurte em casa como a gente faz. Se você engrossar ele pra fazer coalhada ou iogurte grego num paninho deixando ele pingar por umas horas terá um monte de whey. Um pouco de leite com whey quebra um bom galho também. Você basicamente quer um leite mais ácido.
Finalmente a panela. Temos uma verdadeira relação de amor, literalmente para toda a vida, com a nossa frigideira de ferro fundido. A gente usa ela pra tudo como vocês já devem ter visto nas inúmeras fotos deste site. Da sobremesa à carne, do pãozinho à torta. Se você cuidar dela minimamente bem é o tipo de panela que dura pra sempre. A gente recomenda muuuuuuito que você adquira uma. Mas… se você não tiver o que importa aqui é que você vai começar assando o seu cornbread no fogão, dando uma fritada na massa pra ela começar a formar uma crostinha e depois você completa o processo no forno pra assar por dentro. Então você decididamente precisa de uma panela que vá do fogão para o forno. Ela pode até ser com as bordas mais altas, tipo uma caçarola, desde que o diâmetro dela seja grandinho (uns 25cms). Se for muito menor seu cornbread vai ficar muito alto e não vai rolar direito – vai queimar embaixo antes do centro terminar de assar. Nesse caso divida a receita em dois e faça dois cornbreads menores.
O forno deve estar pelando para que a parte de cima da massa também asse com crocância de forma que você terá um pão com crostinhas para todos os lados e macio por dentro. Per-fei-ção.
- 4 xícaras de milharina
- 21/2 xícara de buttermilk (improvisar talhando leite integral com 2 colheres de chá de vinagre neutro por uns minutos)
- 3 ovos + 1 gema
- óleo (ou banha) para untar bem o fundo da frigideira
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de fermento de bolo
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 170g de banha derretida
- 5-6 pimentas de cheiro
- 170g de queijo da canastra ralado
- Pré-aqueça o forno ao máximo.
- Bata o buttermilk e ovos numa tigela grande usando um fouet. Misture a milharina, sal, bicarbonato e fermento e acrescente à mistura líquida. Acrescente a banha derretida e, por último, a pimenta de cheiro e queijo da canastra.
- Preferencialmente use uma frigideira de ferro fundido. Se não tiver, use uma panela larga que possa ir do fogão ao forno. A nossa frigideira tem 25cm de diâmetro.
- Aqueça bem a frigideira com óleo ou banha suficiente para o fundo da frigideira estar com uma fina película. Quando estiver bem quente acrescente a massa e espalhe bem. A ideia é dar uma fritada nas laterais. Isso acontecerá em alguns minutos. Quando as laterais estiverem dourando leve a frigideira ao forno e termine de assar. 10-15 minutos. A superfície estará claramente sequinha e um palito deve sair limpinho, tal qual um bolo.
- Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Coma quentinho ou em temperatura ambiente (apesar de que acho que você tem uma obrigação moral de comer um pedaço quentinho recém saído do forno com manteiga. Que fique bem claro.) ;)
Coma como acompanhamento de um prato principal, como entradinha para iniciar os trabalhos, ou como a estrela do show.
Coma. Devore.
beijos,
Mariana
[…] Para tal, usamos nossa fiel e amada frigideira de ferro fundido da qual tanto já falamos por aqui. Alguns leitores já nos perguntaram onde comprar. A nossa a gente trouxe de uma viagem, mas […]