Uma boa massa é uma das melhores coisas da vida. Se pudéssemos comeríamos sempre, de tudo quanto é jeito, em todos os formatos possíveis. Muito amor. E daí que a gente comprou um brinquedinho novo sensacional para abrir massa fresca. Ainda bem que o processo todo leva um tiquinho de tempo porque se não ia ser um verdadeiro perigo! O resultado é bom demais!!!
O aparelhinho é aquele básico metálico de abrir massa que a gente sempre vê por aí. Não é dos acessórios de cozinha mais caros, mas também nada que um bom rolo e um pouco de paciência não resolva. A massa serve tanto para usar com a máquina quanto para abrir na mão.
Esta massa é super simples, só farinha e ovo, e o resultado foi uma massa bem amarelinha (usamos ovos caipiras), saborosa, e com uma textura perfeita. Existem variações mil para a massa e agora que temos nosso brinquedinho certamente postaremos outras por aqui. Mas hoje vamos com a mais direto ao ponto, aquela básica que vale super a pena aprender e que vai ficar uma delícia com uma infinidade de molhos e formatos.
Usamos como referência 100g de farinha – 1 ovo. Se tiver acesso à farinha 00 fantástico, mas rola de fazer com farinha comum tranquilamente. Nós fomos de comum mesmo. Estávamos com ovos caipira da fazenda que têm gemas lindamente laranjas, mas que não são muito grandes. Quando começamos a amassar sentimos que a massa ainda estava seca demais e acrescentamos mais dois ovos e umas gotinhas d’água. Nessas horas o feeling é muito importante. Eu não sei o tamanho dos ovos que vocês têm em casa, comecem com os 4 de referência, mas se acontecer com vocês o que aconteceu com a gente, muita farinha que a gente não estava conseguindo incorporar, acrescente mais um até conseguir uma massa coesa. Outras variações de massa usam somente gemas e água, e tem ainda a massa feita com mistura de farinha de trigo e semolina sem ovo. Muitas variações e aos poucos testaremos todas.
Pra quem está acostumado a fazer massa de pão, torta ou pizza, este é outro tipo de massa. Eu mesma, que nunca tinha feito massa fresca antes, estranhei, a massa é bem mais dura e menos elástica. É só farinha e ovo, afinal. Depois de uns tantos minutos amassando a massa vai ficar boa, vai com fé, e daí é só embrulhar no filme pvc e deixar descansar por pelos menos meia horinha.
Na hora de abrir a massa é só pegar de pedaço em pedaço, passando pelo lado liso da máquina começando pela espessura maior até a mais fina e depois colocar no lado cortante para fazer o formato mais fino ou mais grosso ou então usar para outros formatos ou até mesmo para fazer massas recheadas. Aí é contigo. Tudo isso pode ser feito à mão também, claro. É só usar bem o rolo e chegar numa massa bem fininha e homogênea.
O próximo passo é botar a massa para secar um tico. Aqui em Brasília está tão seco que quando terminamos a última leva já estava tudo no ponto para ir pra panela, mas dependendo de onde você estiver esse não será o caso então planeje uma horinha para deixar a massa secando.
Daí é só finalizar normalmente. Cozinhar na água com sal até ficar al dente, lembrando que massa fresca é super rápido! A gente cozinhou por uns 3 minutos. E depois servir com o molho de sua preferência. Nesse dia a ideia era prestar o máximo de atenção na massa então fizemos dois molhos simples, um de tomate com um toque de pisco, limão e creme de leite e outro alho e óleo com ervas.
- 400g de farinha de trigo
- 4 a 6 ovos
- Coloque a farinha numa superfície limpa e faça um buraco no centro. Coloque 4 ovos e comece a misturá-los à farinha com um garfo e depois com as mãos começando a amassar a massa. Caso ela esteja muito seca (se seus ovos forem pequenos) acrescente mais ovos e/ou gotas de água até obter uma massa homogênea. Uns 10 minutos.
- Embrulhe a massa com filme pvc e deixe descansar por pelo menos meia hora.
- Abra a massa de pedaço em pedaço (mantendo o restante sempre embrulhado no filme pvc para não ressecar) com um rolo ou com máquina de abrir massa começando com a massa mais grossa e aos poucos afinando sua espessura. Salpique com um pouco de farinha de ambos os lados. Corte no formato desejado.
- Deixe a massa cortada secar por aproximadamente uma hora.
- Cozinhe numa panela grande de água fervente com sal e sirva com o molho de sua escolha.
Ficamos super felizes com o resultado final! Ainda vamos brincar muito.
beijos,
Mariana
Malu
Hummmm, minha boca encheu de água, só de pensar está pasta com um vinho, tudo de bom!!!
comalaemcasa
<3
faz e conta pra gente como ficou ;)
volte sempre!