Dia desses postei uma foto de um pote de ghee feito em casa no nosso instagram e recebemos um monte de comentários e perguntas. Achei melhor fazer um pequeno post explicando tudinho por aqui.
O ghee nada mais é do que a manteiga clarificada, beeeem clarificada, ou seja, a manteiga que foi fervida, e fervida novamente até o excesso de água e todas as suas partículas sólidas, toxinas da gordura do leite e lactose serem removidos.
Já deu pra ver o primeiro benefício do ghee né? Galera intolerante à lactose pode mandar ver. Ufa! Ainda bem que não sou dessas. Eu uso ghee porque acho gostoso mesmo. :)
Benefício dois: por eliminar as toxinas é uma gordura mais saudável, aliás, muito usada na ayurveda. Dizem que ajuda a combater inchaço, ajuda o sistema digestivo e um monte de trem bom. Eba!
Um super benefício na hora de cozinhar é que seu ponto de fumaça é mais alto. Adoro uma manteiga queimada, mas não rola de cozinhar com manteiga sem colocar um pouquinho de azeite ou óleo se não queima demais e a fumaceira não é exatamente gostosa. Já o ghee pode ser usado para frituras e refogados com temperaturas mais altas tranquilamente. Pipoca feita no ghee ao invés de óleo fica um arraso. Fica a dica. Fritar um bife, um ovo, enfim, tudo jóia! E o gostinho é maravilhoso.
Como fazer? Comece com um manteiga sem sal (eu sempre faço logo dois tabletes de manteiga para fazer uma quantidadezinha maior, mais ó, rende pouco, afinal, você está eliminando coisa pra dedéu) e leve ao fogo baixo. Vai derreter, depois vai subir um monte de espuma que você vai tirar com uma colher. Deixe rolar mais um pouco. Vai acontecer tudo de novo. Retire toda a espuma de novo. Aí é só passar por um filtro de café que vai terminar de eliminar qualquer partícula que tenha sobrado e pronto. A panela vai estar cheia de borra no fundo. É isso mesmo. Se quiser ser perfeccionista, filtre novamente depois de um tempinho.
Uma ressalva – não é raro queimar um pouco demais nesse processo. Se por acaso isso acontecer com você, primeiro, prove, eu acho uma delícia igual. A primeira vez que fiz queimei e usei tal qual uso manteiga queimada em diversas receitas. Adoro. Mas para evitar queimar você sempre pode fazer o processo todo em banho maria. Demora mais, é bem mais chatinho, mas se você já testou várias panelas, usando a menor boca do seu fogão e no fogo mais baixo e ainda assim queimou, tente o banho maria.
Eu sempre guardo num vidrinho e deixo junto do azeite e tal para ir usando na hora de cozinhar. Conserva super bem fora da geladeira.
Com uma fatia desse pão quentinho fica uma delícia…
beijos,
Mariana
Carolina Diniz
Faço sempre a minha manteiga ghee normal, clarinha. Esses dias vi uma mais caramelizada e fiquei curiosa para testar… Fiz hoje mas possou um pouco do ponto e ficou bem escura, queimou as impurezas. Depois de coar com o filtro, ela ficou com um cheirinho delicioso de caramelo, mas está bem escurinha, diferente da normal que eu sempre faço.
Tem problema ela ficar mais escura assim?? Os benefícios presentes na manteiga se perdem nesse processo?
Sabe me ajudar??
Obrigada!!!
comalaemcasa
Pois é! Rola isso mesmo! É fácil passar um pouco e dar uma “queimada”. Mas essa queimada é maravilhosa! É exatamente isso que você falou, fica uma coisa caramelada incrível. Vai com fé. Nada se perde. Ela só vai conferir um gostinho diferente. Sugiro você aproveitar para usar em circunstâncias como você usaria esta manteiga de sálvia por ex http://comalaemcasa.com.br/2015/04/manteiga-de-salvia/ ou receitas em geral que pedem manteiga queimada (brown butter em inglês) – fica incrível em massas e para dar aquele tchã em legumes. Bolos tb ficam um arraso.
E para evitar essa queimada no futuro fique de olho no fogo e se mesmo no mínimo estiver queimando fica colocando e tirando a panela do fogo pra “esfriar” a panela um pouco.
beijos e volte sempre!
Mariana