Sabe aquele gostinho de infância? Aquele leitinho ligeiramente adoçado, aquele sabor de flocos de milho tostados, o gostinho final de uma cumbuca de corn flakes… É disso que estamos falando. Esse é o sabor do nosso sorvete. E esse gostinho não é novidade por aqui. Quem nos acompanha há bastante tempo já conhece a minha obsessão pelo Milk Bar.
Se você clicar ali na categoria da direita Cozinhe o Livro você vai dar de cara com um monte de receitas do livro da Christina Tosi, confeiteira e padeira do grupo Momofuku, nossa obsessão mor. Já perdi a conta de quantas receitas já testei desse livro e das variações que já rolaram do tal leite de cereais. Já rolou a panna cotta, já rolou um café com leite diferente e agora, finalmente, o sorvete. Sim, o tema é o mesmo e eu, claramente, não me canso dele.
Primeiro a gente faz o leite de cereais que é literalmente isso, o leite que fica de molho no corn flakes pra pegar bem seu gostinho. Depois é só fazer uma base bem simples de sorvete e botar a máquina de sorvete para trabalhar. Sem sorveteira dá pra improvisar também. No fim do post tem um vídeo de como fazer.
- para o leite de cereais:
- 100 g de cornflakes (da kellog’s mesmo – outras marcam não dão o mesmo resultado)
- 825g (3 3/4 xícara) de leite integral gelado
- 30g de açúcar mascavo
- 1/4 de colher de chá de sal
- para o sorvete:
- 1 1/2 folha de gelatina
- 30 g de açúcar mascavo
- 1/4 de colher de chá de sal
- 20g de leite em pó
- 1 colher de sopa de karo
- Para o leite de cereais:
- Pré-aqueça o forno a 180oC, espalhe os cornflakes numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por uns 15 minutos. A ideia é dar uma tostada extra nos cereais. Cuidado pra não queimar. Deixe esfriar completamente.
- Transfira os cornflakes para uma jarra e acrescente o leite. Misture vigorosamente e deixe descansar por 20 minutos em temperatura ambiente.
- Coe a mistura usando uma peneira fina passando o leite para uma cumbuca grande. Pressione levemente os cereais para tirar o máximo de leite deles, mas cuidado para não esmagar os cornflakes ao ponto deles atravessarem a peneira. Use os cereais que sobraram em compostagem, belisque um pouco, quem sabe seu cão vai curtir um pouco.
- Misture o açúcar e sal e guarde o leite numa jarra na geladeira por até 1 semana.
- Para o sorvete:
- Amoleça as folhas de gelatina em um pouco de água. Aperte bem para retirar o excesso de água.
- Esquente levemente um pouquinho do leite de cereais e dissolva a gelatina.
- Numa cumbuca grande junte o leite com a gelatina dissolvida ao restante do leite e demais ingredientes. Misture bem até tudo se dissolver. Peneire e use a sua sorveteira de acordo com suas instruções ou siga as dicas do vídeo para fazer sorvete sem sorveteira.
Na 8a edição de Jantares Lá em Casa nós servimos o sorvete de leite de cereais junto com brownie, farofa de pipoquinha de especiarias e uma caldinha de frutas vermelhas bem simples, daquelas que é só fruta, um tico de açúcar de baunilha e pronto. Foi divertido.
beijos,
Mariana
Sheryda Lopes
Nham! O gostinho do final da tigela de cereais! Nossa! Quero muito :) Nunca tentei fazer sorvete em casa, mas depois dessa, estou inspirada a tentar. :)
Marquei vocês no post de hoje lá no blog. É uma tag divertida para onhecer novos blogs. Passem lá e participem!
Ah,e avisa o Esdras que o “Potro” adorou a mensagem de feliz 30 anos. rsrsrs :)
Um beijo, casal!
comalaemcasa
ah legal! vamos dar uma olhada!
tente fazer mesmo. esse aí vale a pena ;)
beijos!