Dia desses lançamos a pergunta: você tem fome de quê? Pedimos sugestões de pratos que nossos leitores queriam ver aqui no site e nos comprometemos a escolher um e postar até o final do mês. Uma leitora apaixonada por café pediu uma receita inusitada com café, algo além dos clássicos. Pesquisamos, fuçamos, viajamos, testamos, e de repente demos de cara com a receita que queríamos totalmente por acaso.
Somos mega fãs de um programa da PBS americana chamado Mind of a Chef. O programa acompanha um chef ao longo de alguns episódios no seu restaurante, em viagens por locais que marcaram a formação gastronômica daquela pessoa, em visitas a outros chefs que influenciam seu modo de pensar. Os episódios são sempre intrigantes e mais de uma vez já nos inspiraram profundamente. Nossa melancia com pele crocante de frango, por exemplo, surgiu depois de um episódio desses.
Enfim, lá estávamos eu e Esdras assistindo episódio após episódio da temporada com o Edward Lee, que está excelente, aliás, e de repente rola um episódio particularmente maneiro. Ele vai visitar o chef argentino Francis Mallmann no seu esconderijo, um local mega remoto onde ele vai para descansar e pensar. O lance do Mallmann é o fogo e eles passam o episódio inteiro fazendo diferentes pratos com as diversas formas de se cozinhar sobre fogo. Que maneiro! Sério!!! Uma verdadeira aula.
E de repente o Mallmann vai fazer o café da manhã deles numa chapa sobre uma fogueira e tcharãaaaa, a receita era com café. A receita era super simples, dessas que não tem grandes detalhes, mas eu e Esdras na mesma hora dissemos: achamos a receita de café que estávamos procurando. Ovos estalados, fatias de pão tostadas, tomatinhos que ficam parados na chapa até formarem uma crosta queimada deliciosa e fatias de presunto cru que passam por uma redução de café e depois rapidamente pela chapa. Pronto. Só isso. Rústico e elegante ao mesmo tempo.
Não tenho certeza se acertamos a receita exata do Mallmann, mas modificamos para o fogão, já que não rola exatamente de fazer uma fogueira no nosso apt e deu mega certo. O presunto cru pegou bem o amarguinho da redução de café, o queimadinho dos tomates, que pode causar uma estranheza, ficou incrível (vamos repetir essa técnica em outras receitas com certeza!) e ovo, bom, com ovo não tem erro, é o caminho da felicidade.
- 2 xícaras de café
- 4 ovos
- pão da sua escolha (de preferência algo mais rústico)
- algumas fatias de presunto cru
- sal e pimenta
- 10 tomates cereja ou do tipo sweet grape cortados ao meio
- azeite para untar
- Coloque o café numa panelinha e deixe reduzir em fogo médio-alto até que engrosse bem e o líquido tenha se reduzido pela metade.
- Esquente bem uma chapa ou panela de ferro fundido. Espalhe os tomates com a metade cortada para baixo na chapa e não mexa neles mais até o final.
- Unte as partes livres da panela com azeite e frite os ovos.
- Molhe as fatias de presunto cru na redução de café e leve rapidamente à panela quente só para dar uma tostada leve.
- Na hora de retirar os tomates da panela use uma espátula bem rígida para não correr o risco de deixar pra trás os queimadinhos.
- Monte os pratos com o pão, de preferência tostado, com as fatias de presunto cru, os tomates e ovos. Tempere somente os ovos e tomates com um pouco de sal e pimenta e mande ver.
Um café da manhã daqueles com sustância, do tipo levanta defunto, do tipo não há ressaca que perdure depois dessa ;)
Taí, receita inusitada com café. Você tem fome de quê? Conte pra gente nos comentários e escolheremos a receita do mês que vem.
beijos,
Mariana
[…] se ele for um pouco mais aventureiro este café da manhã completo do argentino Francis Mallmann, aquele bon vivant maneiríssimo que sabe tudo de fogo e que […]