Meu pezinho gringo me deixou com uma queda toda especial pelas comidinhas de café da manhã/brunch do hemisfério norte (vocês já devem ter percebido). Dessas, os famosos eggs benedict, ou ovos beneditinos, moram aqui ó, no meu coração. Ovo com molho de ovo. Que ideia genial. Não é à toa que virou um clássico.
Já fiz algumas vezes os tais ovos beneditinos, inclusive numa edição brunch dos nossos Jantares Lá em Casa há um bocado de tempo fizemos uma versão, mas ultimamente eles estavam meio esquecidos no meu repertório dominical. Estou fazendo um curso super bacana de cozinha avançada numa escola/loja de gastronomia aqui perto de casa, a Kaza Chique, cada aula um tema com professores maneiríssimos, incluindo vários chefs pra lá de consagrados da nossa terrinha. Estou aprendendo um monte. Aos poucos estou botando várias receitas e dicas em prática e certamente muita coisa ainda vai aparecer por aqui. E daí uma das aulas recentes era toda sobre brunch, incluindo estes amados ovos para refrescar minha memória.
A aula foi dada pela Mara Alcamim, chef e proprietária do Universal Diner, que tem essa pegada gringa forte também. Me identifico ;) Voltei pra casa super empolgada, como tem sido em todas as aulas, aliás, e dia seguinte aproveitei o monte de ovos caipira que tínhamos em casa pra fazer pro maridão – já falei né, aqui em casa quem cozinha de manhã sou eu enquanto o Esdras vai aos poucos pegando no tranco. Eu acordo a mil por hora. Já temos o costume de comer ovos pro café da manhã então isso nem foi muito diferente, mas o molho hollandaise que acompanha o prato é um super tchã e é garantia de que seu dia vai começar lindamente. Decididamente estava com saudade de fazer…
O certo certo certo seria usar um english muffin (estou com uma receita perfeita pra testar! tenho que parar de enrolar) com uma ou duas fatias de lombo canadense, um ovo pochê e o molho hollandaise. Lembro que naquele brunch que fizemos usamos salmão defumado e também já fiz com bacon. Mas neste dia eu estava era querendo fazer um ovo pochê perfeito com o molho e aproveitei que ainda tínhamos um bocado do pão de ervas e azeitonas que postei dia desses pra mandar ver. Sim, teria sido massa o ingrediente “carninha”, mas bem sinceramente, nem fez falta.
O pão foi tostado levemente na manteiga – é importante escolher um pão que seja macia no meio e que não seja mega ultra cascudo – na aula fomos de ciabatta e aqui em casa com o nosso caseiro. Os ovos pochê, bom, aí é um capítulo à parte né? Adoooooro ovo pochê, mas fiz pouquíssimos perfeitos na vida. Já li tudo quanto é dica, já vi tudo quanto é vídeo no youtube e mesmo assim, poxa vida, que trem chato, tantos ovos que deram errado… Mas a prof Mara deu a dica que acho que foi determinante para todo o sempre, aquela que nunca vou esquecer, aquela que fiz na aula e saiu perfeito e depois fiz várias vezes em casa e continuou perfeito, aquela tão simples e idiota e que fez toda a diferença. Uma peneira. Quebre o ovo numa peneira e deixe escorrer a parte mais aguada da clara. Pronto. Isso + o que eu já sabia – um pouco de vinagre na água e fazer um redemoinho com uma colher para jogar o ovo bem no centro e, pelo menos até agora, nunca mais errei um ovo pochê. Uhuuu!
O molho hollandaise é super de boa e vale aprender pra usar em outros pratos também. Ele precisa ser feito em banho maria e isso às vezes dá a impressão de ser difícil, mas nem é. Basicamente é algumas gemas, um tico de vinagre, banho maria, vai mexendo vigorosamente, vai colocando manteiga derretida aos poucos, se der uma talhada a dica maneira da aula foi colocar uma colherzinha de água fervente (do banho maria mesmo) e mexer fora do fogo até resolver (neste dia talhou e testei – deu super certo!!!!) e um alô de suco de limão siciliano, sal e pimenta.
Vamos à receita:
- Para o molho:
- 3 gemas
- 1/2 xícara de manteiga derretida
- um toque de vinagre branco
- suco de 1/2 limão siciliano
- sal e pimenta
- Para os ovos:
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- água fervente
- pão da sua escolha (nós usamos o de ervas e azeitonas já publicado, mas pode ser ciabatta ou outro da sua preferência – idealmente english muffin)
- lombo canadense fatiado/bacon/salmão defumado/espinafre refogado (opcional – este dia nós não usamos)
- salsa para decorar
- Encha uma panela média com água e deixe ferver.
- Numa cumbuca de vidro ou inox misture as gemas com um toque de vinagre e leve ao banho maria sobre a água fervente. Use um fouet e mexa mexa mexa.
- Aos poucos vá colocando a manteiga em fio, sem parar de mexer. Rapidamente vai mudar a textura. Você quer que o molho cubra a parte de trás de uma colher.
- Tempere com um pouco de suco de limão, sal e pimenta. Experimente, ajuste, tá pronto!
- Se por acaso talhar (pode acontecer!) coloque uma colher da água fervente, retire do fogo e mexa mexa mexa. Se precisar mais uma colher. Vai dar certo. Esta mesma técnica também serve pra soltar um pouco o molho caso ele engrosse demais, mas lembre de provar e temperar um pouco mais caso seja necessário.
- Torre seu pão levemente.
- Aproveite aquela mesma panela de água, mas diminua o fogo para que deixe de ferver – no máximo aquelas micro bolinhas. Adicione uma colher de vinagre (ajuda a coagular a clara).
- Abra um ovo numa peneira e deixe escorrer por uns segundos (a parte mais aguada da clara vai escorrer). Faça um redemoinho na panela com uma colher e de uma só vez jogue o ovo no centro. Deixe de 1-4 min dependendo de quão mole você quer a sua gema. Nós deixamos um minuto e meio mais ou menos.
- Retire o ovo cuidadosamente com uma colher e escorra o excesso de água num papel toalha. Repita com os demais ovos.
- Monte com o pão por baixo, se estiver usando uma carninha ou espinafre ele entra agora, depois o ovo pochê, umas boas colheradas generosas do molho e finalize com a salsinha e mais um toque de sal/pimenta se quiser.
Ok, nem todos se empolgam num dia de semana para fazer um prato mais elaborado, mas aproveita pra tentar neste fim de semana ;) Nada como um café da manhã caprichado deliciado sem pressa.
beijos,
Mariana
Jorge Saltarelli
Mariana, boa noite! O lance com a clara do ovo é que quanto mais velho o ovo, mais líquida ela fica. Adoro preparar ovos pochê e para isso compro sempre no CEASA aos sábados. Assim nem vinagre precis .
Um abraço!
comalaemcasa
Ah que massa Jorge! Tb compramos na Ceasa. Faz uma super diferença. Curti a explicação :)