Passado o fim de semana intensivão – depois daquele nosso apanhado lariquento de enfiar o pé na jaca… hora de limpar o organismo.
Sempre invejei as pessoas com um metabolismo daqueles que dão conta de comer qualquer coisa sem engordar. Sim. Sou uma invejosa. Admito. Infelizmente não sou dessas pessoas, bem longe disso… E por isso eu e Esdras nos esforçamos para manter uma alimentação bem balanceada e leve no dia a dia (eu sei que vocês duvidam, mas juro que é verdade hehe), fazendo muito exercício, agora usando a bike como meio de transporte, para assim poder dar uma ocasional (às vezes nem tão ocasional assim) alucinada, afinal, já deu pra perceber que comida está no topo das nossas prioridades.
Com tudo isso, aos poucos fui testando umas receitas de frutas que levam pouquíssimo açúcar, mas que saciam super bem aquela necessidade que temos de um docinho de tempos em tempos. Hoje em dia esse tipo de doce passou a ser dos meus favoritos. Claro que um cupcake caprichado ou uma torta cujo nome já delata sua capacidade de viciar tem seu lugar, mas mais frequentemente quero algo mais tipo estes morangos assados ou estas maças ao vinho. E esta maçã assada também entrou no repertório.
Engraçado, maçã é dessas frutas que não me emocionam muito, você nunca vai me ver comendo uma maçã tal qual como lanchinho da tarde, mas quando entra numa sobremesa muda tudo! Acho que tem a ver com sua companheira fiel, a canela, que dá uma sensação de conforto incrível e sempre me deixa feliz.
Fiz uma misturinha com um pouco de açúcar mascavo (pouco mesmo – tipo 1 colher de sopa para todas as maçãs), um tico de canela, um tiquinho de gengibre em pó, um pouco de aveia e amêndoas laminadas. Não estou dando quantidades porque bem sinceramente se for um pouco mais de um ou de outro não vai fazer muita diferença. Se você quiser trocar por avelã ou alguma outra castanha de sua preferência também ficará ótimo. O que importa é a ideia.
Retire o miolo das maçãs e coloque uma ou duas colherzinhas da mistura no buraco. Dependendo do tipo e tamanho da maçã vai caber mais ou menos. Uma pontinha de faca de manteiga por cima de cada uma e já está pronto para ir ao forno pré-aquecido bem baixinho. As minhas maçãs demoraram uns 30 minutos, mas vai variar conforme o tamanho da sua maçã, então fique de olho. O açúcar vai caramelizar e a maçã vai amolecer. Você vai saber quando está pronto. A casca fica assim, toda murchinha, como dá pra ver na foto.
Coma quentinho com iogurte grego de baunilha e fique feliz da vida que está comendo uma sobremesa deliciosa que até seu nutricionista aprovaria.
E vocês? Têm algumas sobremesas na manga para esses dias em que precisamos de um docinho, mas decididamente não das calorias?
beijos,
Mariana
solange Cardoso
Gostei muito dessa dica mais light, aliás uma sobremesa que faço com bastante freqüência e fica ótima mesmo sem nenhum açúcar só com a canela. Mas a dica das amêndoas deixa mais requintada.
comalaemcasa
pra vc não brigar comigo :)
beijos
afonso cardoso
Mesmo bem comportada a receita é deliciosa…Imagine: aguar por maçã assada…
comalaemcasa
vcs dois são sem dúvida nossos maiores comentadores :) beijos pros dois
Sueli
Adoro fazer maçã assada mais coloco só um pouquinho de açúcar mascavo ou demerara e um pitada de canela ai e só levar ao forno até ficar macia !! É tudo de bom ?
comalaemcasa
delícia! <3