É, eu sei, você deve estar pensando porque diabos estou escrevendo sobre salada de frutas por aqui. Mas vai por mim, esta não é uma salada de frutas qualquer. Esta não é aquela salada de frutas que a banca da esquina vende. Pelo menos não por aqui. Porque em outros lugares é exatamente a salada de frutas que a banca da esquina vende.
Dia desses, enquanto devorava o livro do Roy Choi, L.A. Son, dei de cara com uma passagem que me chamou a atenção. Roy Choi, que ficou famoso por transformar os famosos food trucks no que eles são hoje, fala, como não poderia ser diferente, longamente sobre comida de rua em Los Angeles. Uma cidade cheia de imigrantes tem de tudo nas ruas e a comida dele é completamente influenciada por essa bagunça – sua origem coreana, a enorme onda de mexicanos, seu treinamento clássico francês, bate tudo no liquidificador e você chega a verdadeiras delícias. O livro é incrível e você se sente como se estivesse conversando longamente com ele numa mesa de bar. Lá pelas tantas ele fala sobre algumas das comidas preferidas de rua dele em Los Angeles, todas descritas com riqueza de detalhes. Apesar de não ter a receita, ele descreveu tão bem a salada de frutas que a vendinha mexicana servia que fiquei com água na boca e no mesmo dia resolvi fazer.
O que ela tem de tão diferente? Sal e pimenta. É, soa estranho, mas se pensarmos que uma boa sobremesa fica ainda melhor quando você coloca um toque de flor de sal, e que um bom drink picante desce que é uma beleza, porque não juntar o sal e a pimenta na salada de frutas?
Na parte das frutas, como toda boa salada, quanto mais variadas em termos de sabores, texturas e cores melhor. A única esquisitice, digamos, é que incluí pepino na mistura. Estava na descrição do livro e do pouco que já consegui testar desse livro eu já saquei que esse cara sabe tudo. Se ele gosta assim eu preciso pelo menos testar pra ver se vale. Eu adorei. Deu um croc fantástico.
Usei o pepino, melão, manga, laranja, maracujá e morango, mas se solte. Use as frutas que você curte mais. Depois de picar tudo foi só caprichar na pimenta chilli e cayenne em pó e uma boa pitada de flor de sal. Mistura mistura mistura. Prova. Vê se precisa ajustar – eu caprichei bem nas pimentas, achei que ficou fantástico – e pronto. Devore.
Nesses dias de calor dos infernos de fim de seca em Brasília essa salada de frutas vai bem que é uma beleza. E vou dizer, comemos de sobremesa, comemos de café da manhã, como acompanhamento de frutinhas para um brownie, para uma panqueca… Olha, sucesso total. Todos que provaram queriam mais.
Vai fundo. Vai sem medo. Garanto que você não vai se arrepender.
beijos,
Mariana
Carolina
Ótima salada de frutas adorei , só preciso saber do nome para indicar para colegas
comalaemcasa
O nome da salada? fala que é uma salada de frutas vibe mexicana ;)
que bom que gostou! ela é uma delícia.
beijos e volte sempre