Quando falei dia desses que queria testar uma receita que tinha visto de bolo de salsa fui recebida com vários olhares do tipo sério? tem certeza? isso vai dar certo? Mas depois de todos provarem a resposta foi “eita! nossa! nunca imaginaria que seria tão bom!”.
Apesar de provar o famoso bolo pela primeira vez também nesse mesmo dia eu já sabia que eu iria gostar. Se tem uma coisa que eu sei fazer é escolher receita. Acho que esse é o meu grande talento na cozinha – sacar se aquela receita vai prestar. Estou sempre lendo sobre gastronomia, sempre querendo provar coisas, e daí hoje em dia eu bato o olho e já sei se vale a pena testar aquela receita ou não. E esta daqui veio com um selo de qualidade maneiríssimo, a receita é de um restaurante de NY chamado Roberta’s. Lá no meio do Brooklyn, com estilo mais hipster impossível, o restaurante é especializado em pizza, e que pizza, viu? Nossa senhora… Mas também são conhecidos pela forma criativa de usar verduras – das entradas às sobremesas. No dia em que fomos caprichamos tanto nas entradas e pizzas que nem olhei pro cardápio de sobremesas e consequentemente nem vi esta maravilha lá. Tempos depois, arrependida de ter esquecido de comprar o livro de receitas deles (ainda preciso remediar isso!) comecei a dar de cara com matérias sobre eles pra tudo quanto é canto – um vídeo incrível de como eles fazem a massa de pizza deles, outra receita tentadora de couve de bruxelas que ainda preciso testar, este bolo…
Ele é surpreendentemente simples, uma receita de bolo qualquer se não fosse seu sabor inusitado e uma pequena e curiosa manha, fazer a massa um dia e assar o bolo no outro para que a massa fique profundamente esverdeada.
- 4 xícaras bem apertadas de folhas de salsa (1-2 maços aproximadamente)
- 1 xícara bem apertada de folhas de hortelã (1 maço aproximadamente)
- 3/4 de xícara de azeite de oliva
- 290g de farinha de trigo
- 15g de maisena
- 1 colher de chá de sal
- 1 1/2 colher de chá de fermento de bolo
- 4 ovos grandes
- 330g de açúcar
- Primeiro você vai fazer uma mistura das ervas com o azeite. Coloque um bom punhado da salsa num processador (ou mixer), aos poucos a salsa vai picotando e formando uma pasta. Vá juntando o restante da salsa e hortelã aos poucos.
- Com o processador ligado junte metade do azeite. Continue processando e a mistura vai ficando mais homogênea. Finalmente junte o restante do azeite e bata por só mais 10 segundos. Pronto. Reserve numa cumbuca na geladeira enquanto você faz o resto.
- Junte todos os ingredientes secos e misture bem.
- Usando uma batedeira (ou seu muque de forma intensa) bata os ovos por uns 30 segundos. Junte o açúcar e bata em alta velocidade por uns 3 minutos. A mistura deve ficar bem pálida. Isso ajuda a dar leveza à sua massa.
- Baixe a velocidade da batedeira e junte a mistura das ervas com azeite.
- Ainda em velocidade baixa junte os ingredientes secos somente até eles serem incorporados e desligue. Essa é uma regra geral para bolos, panquecas e biscoitos – a farinha entra rapidinho – nada de ficar batendo batendo porque se não os amidos se desenvolvem demais e o bolo fica pesado.
- Você pode até assar de imediato, mas a receita sugere guardar a massa de 6-24 horas na geladeira. De fato, após 24 horas a cor fica muito mais intensa. Acho que vale. Fora que é super prático para uma festinha ou almoço já que a sujeira será feita um dia antes, você deixa a cozinha em ordem, e na hora só suja a assadeira. Bem bom isso.
- Na hora de assar, pré-aqueça o forno a 190oC.
- Unte uma assadeira média, forre com papel manteiga, e dê uma untadinha extra no papel. Coloque a massa na assadeira e espalhe bem com uma espátula.
- Asse por uns 15 minutos girando a assadeira no meio do caminho. O tempo exato vai variar conforme o seu forno e a assadeira que você usar então fique de olho. O teste do palito é essencial. Cuidado pra não deixar passar do ponto. Bolo seco não né?
- Deixe esfriar na assadeira e depois retire todo o papel manteiga.
- Sirva assim, com um sorvete, com chantilly, com calda de frutas, se solte.
Vai bem no dia a dia, vai bem numa festinha, com um chá no fim da tarde…
Nós servimos este bolo na 7a edição dos Jantares Lá em Casa acompanhado de uma calda de morango e crème fraîche caseiro, mas ele purinho já é incrível. Deve ficar maravilhoso também com um bom sorvete de baunilha, acho que vou ter que repetir pra testar essa combinação aí…
beijos,
Mariana
[…] opção divertida de bolo é este de salsa. Sua mãe vai te olhar com aquela cara duvidosa e você vai poder tirar onda quando ela provar e […]