Toda vez que venho a Belém, a parada no Mercado Ver-o-peso é obrigatória, meu lugar preferido na cidade. Tenho muito carinho por Belém, já toquei algumas vezes com e sem o Móveis, e a receptividade do público é muito acolhedora, e o mercado, esse foi amor à primeira vista.
Ele é dividido por grandes áreas, que começa com as banquinhas de comida, onde se encontram várias barraquinhas servindo maniçoba, tacacá, caldinho de mocotó, um pf tradicional, e várias outras delícias regionais, e o preferido, peixe frito com açaí. É de comer chorando de bom!
Se você chegar de ressaca, como já fiz algumas vezes, essa deve ser sua primeira parada.
Em seguida tem uma parte cheia de senhoras abrindo a castanha nas barraquinhas, depois do açaí um saquinho de castanha pra nos acompanhar durante o resto do passeio, tem várias barracas de farinha, temperos, camarão e peixe secos, tucupi, sempre volto com um litro de tucupi pra casa.
É só andar mais um pouquinho e chegamos na parte dos peixes, que merece uma visita cedo, no começo da manhã, 09:00hs é um bom horário pois ainda está com muita variedade de peixes, muita mesmo. É incrível essa parte, a riqueza de peixes de água doce, impressiona tanta coisa bonita. Destaque para o filhote.
Mais pra perto do rio tem a parte das verduras e da maniva, extraída da mandioca para fazer a tradicional maniçoba.
Além disso tudo, certamente tem muito mais coisas pra se ver nesse lugar, cheio de comida boa, e muita gente trabalhadora. Vale muito a visita.
Bjão, Esdras.
afonso cardoso
Muito bom esse passeio pelo Ver o Peso. Dá vontade de rever ou, se for o caso, conhecer. Chega a trazer nas linhas e imagens um tanto do cheiro e da vibração do mercado.
comalaemcasa
é um barato! dos mercados mais legais que já conhecemos…
beijos!