Este ano quando foi chegando perto do dia das mães resolvemos mudar o esquema do tradicional almoço para um café da manhã. Minha mãe não mora aqui então dia das mães normalmente é na casa da sogra. O café da manhã foi um horário perfeito para que os três filhos e respectivos conseguissem se reunir sem ter que se dividir entre famílias.
Eu e Esdras ficamos de providenciar as comidinhas e na hora me lembrei desta receita aqui, esse pãozinho doce que tinha avistado justamente num apanhado de receitas para o dia das mães no the kitchn e que tinha me deixado com água na boca.
Essa é daquelas receitas que exigem uma certa programação. Se for servir para o café da manhã o ideal é fazer como eu fiz e fazer quase tudo no dia anterior deixando só pra assar de manhã cedo. Se for lanche da tarde é só começar de manhã. São muitos passos e em dado momento você fica na dúvida se compensa… mas ahhhh compensa… e apesar de serem muitos passos não é particularmente difícil.
Comecemos com a massa:
1 envelope de fermento de pão
3/4 de xícara de leite morno
1/2 xícara de manteiga a temperatura ambiente
2 ovos
1/4 de xícara de açúcar
2 colheres de chá de extrato de baunilha
raspas de 1 limão
41/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de noz moscada ralada
Misture o leite morno com o fermento no pote da batedeira e deixe alguns minutos. Vai dar uma borbulhada. Usando o misturador da batedeira na velocidade lenta acrescente a manteiga mole, o açúcar, a baunilha, as raspas e uma xícara de farinha. Vai estar bem molenga a massa ainda.
Troque para o gancho de massa e lentamente vá acrescentando o restante da farinha até formar uma massa consistente. Unte um pote limpo com óleo e transfira a massa. Cubra com filme plástico e pano de prato e deixe descansar por uma hora.
Agora o recheio:
1 xícara de açúcar
raspas de 1 limão (usei siciliano)
4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/4 de colher de chá de gengibre em pó
1/8 de colher de chá de noz moscada ralada
1/4 de xícara de suco de limão (uns 2)
Com os dedos misture as raspas e o açúcar. Junte a manteiga e bata na batedeira até ficar cremoso. Misture o restante dos ingredientes e guarde na geladeira por meia hora enquanto a massa está crescendo.
Hora de montar:
Abra a massa numa superfície enfarinhada em um retângulo do tamanho aproximado de uma assadeira grande. Distribua o recheio resfriado pela massa e enrole como se fosse um rocambole. Fatie em 12 pedaços e disponha num prato untado que possa ir ao forno. Cubra com filme pástico e deixe crescer mais uma hora.
Enquanto isso aproveite para deixar a sua cobertura pronta.
raspas e suco de 1 limão
110 g de cream cheese em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar confeiteiro
Bata primeiro o cream cheese com o açúcar pra ficar fofo, depois acrescente as raspas e suco. Prontinho.
Se você vai comer de café da manhã, quando passar a hora de crescer pode guardar na geladeira e até amanhã.
Ehhhh você dormiu que é uma beleza, o dia está belíssimo e lá vamos nós finalizar nossos pãezinhos para a felicidade geral da família esfomeada. Retire os rolinhos da geladeira para chegarem à temperatura ambiente enquanto você pré-aqueçe o forno a 200C. Asse por uns 35 minutos ou até ficarem dourados.
Lambreque com a cobertura e mais umas raspas de limão (eu usei siciliano) e ataque!
Quentinho recém retirado do forno é bem irresistível.
Beijos,
Mariana
p.s. mã, fico te devendo um café de dia das mães assim quando você estiver por aqui!
[…] pãezinhos doces são deliciosos e o trabalho intenso dele é todo feito um dia antes. Na hora é só acordar mais […]