Bagel, o pão massudo que mora no meu coração. Quem já esteve em NY já comeu essa verdadeira delícia presente em qualquer birosca da esquina – melhor ainda se você já tiver ido para sua terra de origem, lá pras bandas de Jerusalem. É um pão denso, mas quando bem feito, de preferência com uma camada generosa de cream cheese, quem sabe se também vier com umas fatias de salmão defumado ou curado, hummmmm, bom demais! Esses dias vi que que andam vendendo um industrializado por aí. Foi mal, mas aquilo nada tem a ver com o bagel de verdade. Se você, como eu, também ama esse pão, sugiro dar uma testada nesta receita daqui. É fácil e rápida e ficou bem boa!
Peguei a receita de um blog que acompanho avidamente, o Food52, vale dar uma conferida. O acervo deles é ótimo e as fotos sempre deixam a gente babando.
Para a massa você vai precisar de 4 xícaras de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de chá de sal, 21/2 colheres de chá de fermento de pão e 380ml de água morna a uns 37C.
Pré-aqueça seu forno a 220C.
Se você tiver uma batedeira com gancho para massa, maravilha! Se não, vai tudo na mão. Misture primeiro todos os ingredientes secos e na velocidade mais baixa vá incorporando a água até a massa se formar. Jogue um pouco de farinha numa superfície limpa e amasse tudo à mão até que a massa deixe de grudar e você consiga formar uma bola bastante lisa. Cubra com o pote que você estava usando para bater a massa originalmente e deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto isso, coloque uma panela cheia de água para ferver e acrescente uma colher de sopa de açúcar.
Após os 10 minutos corte a bola de massa em 8-12 pedaços iguais dependendo de quão grande você quer o seu bagel. Eu cortei em 12 e achei que ficou de um tamanho ótimo! Faça um tubinho com cada pedaço e formate colando cada ponta, se precisar use uma gotinha de água para ela prender bem.
*atualização em 2020 – Outra opção é fazer bolinhas e furar com o dedão. Eles tendem a ficar mais perfeitinhos assim ;) Coisas que aprendi alguns anos depois de quando escrevi esta receita originalmente.
*atualização em 2020
Prepare sua assadeira idealmente com um tapetinho de silicone (silpat) ou unte a assadeira e forre com papel manteiga. Leve à panela em etapas para não colarem. A massa vai afundar e depois flutuar. Quando flutuar retire e já pode ir colocando na assadeira preparada.
Pode assar assim mesmo ou, se preferir, colocar algum topping. Eu usei umas sementes de gergelim, girassol e linhaça.
Leve ao forno por uns 20 minutos ou até dourar.
Deixe esfriar um tico e mande ver! Fiquei tão feliz com essa receita que vou fazer mais e congelar para ter a qualquer momento.
beijos,
Mariana
[…] caprichar no pão? Somos fãs do bagel, esse pão deliciosamente massudo. A receita é bem tranquila de fazer e rola de fazer um dia antes […]