Olá galpão rosa! Vem ver como a nossa casinha amada ficou!!
Já estou devendo este post há alguns meses. Nos mudamos no finzinho de novembro de 2022 e cá estamos já no finzinho de abril de 2023 e eu ainda não tinha voltado aqui pra contar como foi tudo e mostrado o resultado. AQUI nesta categoria tem todos os posts que já fiz sobre a construção da nossa casinha nova no campo. Fuça lá pra ver posts sobre como surgiu a ideia e como foi o começo da construção.
Eu juro que achava que ia dar conta de fazer posts sobre todo o processo ao longo do período, mas HA HA HA. Que tolinha eu. Obviamente não foi assim. A gente tocou a obra pessoalmente e foi INTENSO para dizer o mínimo. Estamos vivos pra contar a história então deu tudo certo no final :P mas ó o tanto de tempo que precisei pra me recuperar e voltar a escrever aqui?! Minha nossa, construir é, obviamente, uma demanda financeira sinistra, mas é um baita exercício de paciência, de aprender a lidar com pessoas, de gerenciamento de prazos e processos… Se você tá lendo este post porque está pensando em construir (e sei que uma galera tá chegando aqui na nossa casinha virtual porque está pesquisando “casa galpão” – bem-vindes migs, cheguem mais que o assunto por aqui é comida e música normalmente, só coisa boa), já se inscreve numa aulinha de yoga, meditação, compra uns incensos, vai se preparando porque você vai ter que respirar fundo um monte nos meses que estão por vir.
Mas saiba que a luz do fim do túnel existe e poucas coisas são tão gratificantes quanto ver aquele projeto no papel virar realidade.
Comecei com um desabafo, mas agora vou para o momento só love, porque a verdade é que a cada dia que passa amamos mais o nosso galpão rosa e todos os perrengues da obra estão rapidamente entrando naquele espaço da nossa memória em que os detalhes ficam embaçados e irrelevantes.
Como contamos AQUI, optamos por um projeto muito simples, com a execução mais rápida e barata possível. Nos mudamos no finzinho do 7o mês com a parte interna já pronta e só finalizando algumas coisas na área externa. Ainda estamos ajeitando o jardim e aos poucos estamos garimpando os móveis que faltam, mas de resto, pra casa ficar pronta e tudo funcionando direitinho foi 7 meses e meio. A estrutura da casa é um galpão 10×15 e executamos em duas etapas – a construção mais bruta do galpão em si com uma equipe especializada em galpões e os acabamentos mais finos e tudo que transformou o galpão em casa, com outra equipe.
Prometo posts específicos sobre alguns detalhes da casa que me deixam particularmente felizes – os ladrilhos hidráulicos que usamos da ladrilharia bsb pra dar aquele tchã na cozinha e nos banheiros – em particular esses da foto que foram feitos sob medida a partir de um desenho da minha mãe Solange Escosteguy …
as portas e janelas de serralheria que deram todo um charme especial para a sala/cozinha…
e as soluções ambientais de ecofossa, energia fotovoltaica e aquecimento solar de água que, por um lado encareceram a obra um pouco, mas por outro, baratearão nossos custos futuros, mas que, sobretudo, foram escolhas essenciais pra gente. Não queríamos construir algo do zero, ainda por cima num lugar tão lindo em meio à natureza, sem buscar formas de reduzir o nosso impacto ambiental.
Tem algum outro item que você quer muito que eu mostre ou fale sobre? Sei que o projeto que fizemos é bastante atípico e tenho recebido muitas mensagens por aqui e pelo nosso instagram pedindo informações. Perguntem aí, no que eu puder ajudar, ajudarei. Teria adorado achar mais informações sobre casas diferentinhas como a nossa quando eu estava pesquisando e foi por isso mesmo que abri esta linha editorial aqui no site.
E agora dá um play aqui nesta playlist delícia que fizemos para uma das edições do nosso festival de música instrumental Festival Música Transforma (e já fica o spoiler porque em breve vamos anunciar uns eventinhos que unem o #comalaemcasa e o festival aqui no galpão – assina a nossa newsletter pra ficar sabendo em primeira mão AQUI). #comacommúsica :P e segue o nosso perfil no spotify que tem altas playlists maneiras AQUI.
Mais uma vez, obrigada Gustavo Goes, amigo irmão parceiro arquiteto incrível, que conseguiu traduzir todas as nossas necessidades para a realidade e teve a manha de fazer um galpão ficar um charme. Valeu Oceano Arquitetura e Pedro Cardoso. A cada dia que passa estamos mais apaixonados.
E a seguir umas fotinhas gerais :)
começando pelo centro da casa, a cozinha.
A ilha foi desenhada por Ricardo Theodoro e tem um tampo de quartzito. O resto da cozinha é composto por bancadas soltas de inox e uma cristaleira. Ainda estamos em busca das banquetas perfeitas para a ilha. No cantinho fiz meu escritório já que trabalho quase sempre na cozinha mesmo ;) Também aproveitamos para trocar nosso fogão por um industrial da marca Venâncio (este AQUI) que é parrudo e segura a chama forte mesmo com o vento que rola quando abrimos todas as janelas.
Por dentro, na varanda que rodeia a casa toda, até mesmo nos banheiros, a casa todinha tem o mesmo piso de concreto polido. Ele é feito de uma só vez – nós fizemos em 2 etapas, a parte interna da casa toda em um dia e mais pro final da obra a parte externa toda – com maquinário pesado. Foi um dos itens que barateou a obra já que é um piso industrial de execução rápida e baixa manutenção. Economizamos um monte em revestimento e ganhamos um monte em praticidade – nada de rejuntes e soleiras – o piso é facílimo de limpar! E com tudo igual rolou uma continuidade visual que curti a valer.
Esse vídeo foi do dia em que passamos o selador no piso da sala/cozinha um dia antes da mudança.
As plantinhas na escadaria cresceram rápido! Nessa foto elas tinham acabado de ser plantadas e ainda estavam bem pequeninas. E sim, aquela bolotinha no céu é a lua.
Esta eu tirei hoje de manhã antes de escrever o post.
A gente ama um varal de luz ;) Nesses espaços da escadaria fizemos a horta de temperos.
Já tá rolando de fazer buquê de temperos desse cantinho de tão lindo que está!
E é isso. O que mais você quer saber?
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados ;)
Gustavo
amei. vcs são fodas. a mari é a melhor empreiteira que já vi. lilo é calmo e direto maravilha.
comalaemcasa
<3 <3 <3
Loise Rodrigues
Uau! A casa ficou incrível!!! Parabéns pelo bom gosto. Que vocês sejam muitos felizes nessa casa!
comalaemcasa
ahhhh obrigada! <3 <3 <3
Renata Navega
Quantas delícias! Contando os dias para conhecer a Casa Galpão!
comalaemcasa
Oba! Muitos eventinhos estão por vir :)