Eu não dava muita bola para almôndegas. Sempre achava elas meio pesadas, meio secas. Sei lá, não era algo que me emocionava. Até eu fazer esta receita aqui. Desde que fiz pela primeira vez já repeti sei lá quantas. É super facinha, rapidinha de fazer, coisa de 30 minutos e foi, as almôndegas ficam mega levinhas e nada secas, e, de quebra, rola aquele carinhozinho que parece que o prato tá te dando um abraço.
Os ingredientes são bem básicos – a carne moída em si (curto usar acém, peito, patinho… dou uma olhada no açougue e vejo qual tá com o precinho melhor e vou nela – e super rola de adaptar para carne de frango ou suína) + ovos pra dar aquela liga e já dar uma afofada + parmesão pra alegrar + alho pra temperar + daí na hora da farinha de rosca vai na panko – se você nunca usou, panko tem umas lascas ao invés de ser aquela farinha homogênea fininha como quase todas as de rosca, daí quando umedece ela cria mais espaço na almôndega e deixa ela bem levinha + leite e azeite para umedecer. Caso você não tenha panko você encontra em bons mercados e empórios (muitas vezes na parte de ingredientes orientais) ou no vasto mundão da internet AQUI. Aqui em casa nunca falta.
Esta receita é bem neutra em termos de sabor, nada de especiarias intensas nem nada, então rola de brincar um monte com os acompanhamentos e levar pra onde você quiser. No dia das fotos aproveitei o molho de tomates assados que tenho sempre no congelador – esta receita mega coringa AQUI, mas que, é claro, poderia ser um molho tomatudo feito rapidinho na hora ou um comprado maneiro como este AQUI.
Rolou também uma massa fresca sem firulas e deliciosa. Usei a proporção da massa desta lasanha à bolonhesa AQUI que, aliás, também é uma belíssima pedida para aquele momento em busca de carinhozinho, mas que requer umas horinhas do seu tempo para executar ;P Mas é claro que você pode pular a massa fresca e simplesmente escolher uma bonitona de mercado como esta AQUI ou esta AQUI ou trocar por um arroz fresquinho, quiçá uma polenta linda, ou o que mais te inspirar.
almôndegas
Ingredients
- 500 g carne moída curto usar de acém, peito, patinho… também rola de adaptar para carne de frango ou suína
- 2 dentes de alho ralados ou picados bem picadinhos
- 1.5 xícaras de panko compre em bons mercados e empórios – veja nota do texto
- 1/2 xícara (30g) de parmesão ralado
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de azeite e mais para untar assadeira
- 1/2 xícara de leite
- 1.5 colher de chá de sal
- SUGESTÃO PARA ACOMPANHAR
- 2 xícaras de um bom molho de tomate se quiser fazer – o nosso molho de tomates assados tá lincado no texto – veja nota
- uma bela massa tem receita de massa fresca lincada no texto também – veja nota
- folhas de manjericão para finalizar
- ou se jogue nos acompanhamentos que quiser
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 220oC e unte com azeite uma assadeira grande o suficiente para umas 12 almôndegas com espaço entre elas.
- Numa tigela grande misture os ovos, leite, alho, sal, queijo e panko até formar uma pasta.
- Acrescente metade da carne e incorpore com delicadeza. Acrescente o restante e termine de incorporar, sempre com movimentos leves.
- Divida em aproximadamente 12 bolas, formatando com amor e carinho pra manter as almôndegas bem delicadas e fofas. Espalhe na assadeira preparada deixando bastante espaço entre cada uma.
- Asse por 15 minutos de um lado – elas já devem estar bem douradas por baixo a essas alturas – vira tudo e assa mais uns 10 minutos até dourarem do segundo lado.
- Enquanto elas assam prepare os acompanhamentos (massa e molho de tomate ou outro de sua escolha), monte com a massa por baixo, umas boas colheradas do molho, as almôndegas, mais molho, umas folhas de manjericão e devore.
coma com música
Para acompanhar no som Canta Sabiá do maravilhoso Mateus Aleluia pra embalar o processo de fazer almôndegas com aquele balancinho perfeito.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. ao realizar uma compra seguindo os links (mesmo que não do produto lincado) a gente recebe uma pequena comissão. essa é uma das formas de apoiar o #comalaemcasa para que a gente faça cada vez mais e melhor <3
Deixe um comentário