Pelo menos umas duas ou três vezes por mês rola panqueca de café da manhã no sábado aqui em casa. Acho que me apaixonei por panquecas quando entendi a versatilidade delas. O caminho é sempre o mesmo, uma massinha rapidinha de misturar que é assada igualmente rapidinho na frigideira. Mas dá pra brincar tanto com os sabores! E dá pra brincar tanto com os tipos de farinha!
E como não tem exatamente o risco de desandar como um bolo nem nada do tipo – o máximo que vai dar errado é que vai ficar mais ou menos fofinha, por exemplo, é também uma forma muito legal de aprender os efeitos que cada item tem sobre o resultado final. Algumas farinhas são mais densas que outras, por exemplo. Elementos ácidos normalmente trazem fofura – esta receita leva leitelho (buttermilk – calma, eu ensino como improvisar) pra fazer essa função.
É. Curto de montão. Clica AQUI que você vai achar um bando de receita diferente que já postei. Tem de tudo quanto é tipo, mais integrais como esta AQUI, mais chicosas como esta de ricota AQUI, mais frutadas como esta de maçã AQUI e agora vai ter esta de fubá que precisa nem dizer, né? Fubá tem uma textura linda demais!
A receita é daquelas bem direto ao ponto. Mistura tudo numa tigela e vai pra frigideira, sem firulas adicionais nem nada do tipo.
Como sempre recebo a pergunta já respondo logo – sim, sempre faço minhas panquecas nessa frigideira de ferro fundido que aparece em 99% das nossas receitas. O combo frigideira + óleo (versus manteiga) pra fritar as panquecas rende as melhores crostinhas do mundo – eu amo crostinhas – e elas ficam particularmente maravilhosas com a textura do fubá.
A nossa veio com a gente na mala numa viagem, mas esta DAQUI é quase igualzinha e esta DAQUI é só um tico menor. Neste destaques do perfil do insta AQUI explico como cuidar e falo mais sobre. Enfim. Amo.
Bora pra receita.
panqueca de fubá
Ingredients
- 1/2 xícara (50g) de fubá
- 1/2 xícara (62g) de farinha de trigo
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de canela se preferir sabor mais suave de canela diminua para 1/2 colher de chá
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/2 xícara (120ml) de leitelho (buttermilk) improvise usando essa quantidade de leite com uma colher de chá de vinagre neutro – pode ser necessário acrescentar um pouco mais de líquido dependendo do seu fubá/farinha e tamanho de ovo
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de água
- óleo/manteiga para untar a frigideira se for usar manteiga use pelo menos uma gotinha de óleo pra ela não queimar
- mel / maple syrup / geleia / frutinhas pra servir
Instructions
- Numa tigela grande misture os ingredientes secos. Em seguida acrescente os ingredientes molhados e misture até tudo ficar incorporado. Não tem problema se ficar um tiquinho empelotado. Se misturar demais começa a desenvolver o glúten da farinha e a sua panqueca vai ficar pesada. A mistura vai ser grossinha, mas deve espalhar sem sofrimentos pra formar panquecas redondinhas como as da foto na frigideira. Se estiver muito grossa acrescente mais um pouco de leite. Isso pode acontecer por causa do tamanho do seu ovo e pelo tipo de fubá e qualidade de farinha.
- Aqueça uma frigideira e unte generosamente com óleo ou manteiga. Se optar por manteiga misture sempre um pouquinho de óleo também. Eu curto óleo porque acho que a crostinha fica mais bacana e eu adoro uma crostinha. Coloque uma concha de massa na frigideira. Quando as bordas firmarem bem e bolhas começarem a se formar na superfície pode virar – uns 2 minutos. Mais um minutinho no segundo lado e foi. Repita até acabar, sempre untando um pouco a frigideira. Fogo médio funciona bem, mas normalmente na segunda leva de panquecas é quando a gente entra no groove de tempo e calor. É normal as primeiras saírem imperfeitinhas ;)
- Se a sua frigideira for pequena pode deixar o forno aquecido no mais baixo possível e ir guardando as panquecas lá numa assadeira pra ficarem quentinhas.
- Sirva com mel, maple syrup, geleias, frutinhas e o que mais te empolgar.
coma com música
A gente adora a série da rádio americana NPR chamada Tiny Desk Concerts. Se você nunca conferiu dá uma olhada no canal deles no YouTube que tem tanta coisa massa! São sempre shows curtinhos, antes gravados no meio do escritório apertadinho deles – daí o nome da série – e agora na pandemia gravados nos ambientes dos artistas. Dá pra passar horas e horas emendando um show maneiro no outro. Numa dessas demos de cara com este vídeo daqui da Lous and The Yakuza. Ela é do Congo/Bélgica e tem um som bem estiloso – curtimos o tiny desk dela a valer. Tem aquele ritmo gostosinho que vai bem de manhã pra acompanhar um café e umas panquecas.
Se fizer a receita marca o @comalaemcasa na receitinha que a gente adora demais da conta ver! E se ainda não nos segue no insta segue AQUI.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. isso quer dizer que se você clicar nos links e fizer qualquer compra, mesmo não sendo a do link, nós recebemos uma pequena comissão. essa é uma das formas em que monetizamos este cantinho para podermos fazer cada vez mais e melhor ;)
Deixe um comentário