Uma tigela fumegante de goulash é só alegria nas noites frias que têm rolado.
Goulash é um ensopado húngaro feito de carne – algum corte mais duro, desses que demoram mais pra cozinhar (nada disso de chamar de carne de 2a. é só carne que precisa de mais tempo. só isso – eu curto particularmente com acém) – caprichado na páprica. O combo páprica e o tomate que a receita também leva deixam o prato lindamente avermelhado. Na hora de finalizar, um toque de creme de leite. Cada garfada é um abraço.
Como tantas receitas super tradicionais existem zilhões de formas de fazer. Pode ser mais tipo uma sopa mesmo, delícia! Ou pode ser mais como eu fiz no dia das fotos, com um caldinho perfeito pra servir por cima de um arroz ou uma massa simples.
Algumas receitas levam batatas, cenouras, pimentões, tomates, delícia! Eu fiz só com os tomates. Mais rapidim e direto ao ponto e igualmente maravilha.
Algumas receitas sugerem servir com creme azedo, delícia! (tem receita AQUI). Eu finalizei o ensopado com um pouco de creme de leite direto na panela mesmo, uma vibe mais pro strogonoff.
Dá uma brincada. Esse é o tipo de receita que não precisa ser seguida muito à risca. O importante é a páprica que dá o saborzinho todo especial que faz o seu ensopado virar um goulash :).
A receita pede páprica doce e picante, mas se você tiver da defumada e quiser colocar um pouco também manda ver! Aliás recomendo ter as 3 no arsenal de especiarias sempre. Dá pra fazer muita coisa interessante com elas.
goulash
Ingredients
- 1 kg de carne que requeira longo cozimento como acém, músculo e afins cortada em cubos
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates grandes picados
- 2 colheres de sopa de páprica doce
- 1 1/2 colher de sopa de páprica picante
- 1 colher de chá de açúcar mascavo
- 2 colheres de chá de vinagre de maçã
- 2 xícaras de caldo de carne ou de galinha de preferência caseiro
- 1/2 xícara de creme de leite para finalizar – ajuste para ficar mais ou menos cremoso
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsinha picada para finalizar
- azeite para refogar
Instructions
- Aqueça uma panela grande. Quando estiver quente acrescente um fio generoso de azeite e cubos de carne. Não lote a panela! Neste momento queremos selar a carne e se estiver cheia demais a carne soltará água. Faça em etapas para a carne ter a chance de dourar bem. Não é hora de ter pressa! Dê tempo ao tempo e doure cada cubo de carne direitinho por todos os lados. Reserve as carnes douradas numa tigela e repita até acabar.
- Acrescente a cebola e tempere com um pouco de sal para soltar a água. Misture bem raspando os queimadinhos da carne do processo anterior. Tudo isso é sabor. Quando a cebola estiver transparente (uns 5 minutos) acrescente o alho e refogue mais um pouco.
- Acrescente os tomates, as pápricas, o mascavo, o vinagre, tempere com um pouco mais de sal, tempere com um pouco de pimenta. Refogue mais alguns minutos para os tomates começarem a amolecer e soltar a água. Veja as notas do texto sobre outras cositas que você pode acrescentar ao seu ensopado se desejar.
- Acrescente os cubos de carne dourados que você reservou numa tigela junto com todos os suquinhos que estiverem lá. Cubra com o caldo e deixe cozinhando em fogo baixo até a carne ficar macia. O tempo vai depender do tamanho dos seus cubos e de qual carne você usou. Pode ser 1h30 – 3 ou mais. Tudo depende. De tempos em tempos dá um confere na panela. Dá aquela mexidinha e se o líquido começar a secar vai lá e coloca um pouco de água quente. E assim vai até a carne chegar naquele ponto macio lindo. Não se afobe. O trabalho é mínimo, mas precisa de tempo. Se bater a agonia ou estiver num dia com muita pressa passe pra panela de pressão (eu odeio panela de pressão então vou sempre na calma e no tempo), mas não pule os passos anteriores de dourar bem a carne e as verdurinhas.
- Quando a carne chegar no ponto é só finalizar com o creme de leite (ajuste a quantidade ao nível de cremosidade que você quiser) e ajustar o sal e pimenta. Veja as notas do texto sobre outras possibilidades de finalização.
- Sirva com arroz ou uma massa simples. Finalize com a salsinha picada e devore.
coma com música
Para acompanhar no som o Esdras fez uma playlist nova lá no nosso perfil do Spotify Trilhas Comalaemcasa – segue a gente AQUI – só com aqueles sons gostosinhos pra acompanhar essa comidinha quentinha delicinha.
Se fizer a receita lembra de comentar e avaliar a receita aqui no post depois ;)
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você fizer alguma compra seguindo esse link (mesmo que não seja dos itens lincados aqui no post) a gente recebe uma pequena comissão e assim você ajuda a monetizar este cantinho <3
Deixe um comentário