Morango + chantilly é dessas combinações absolutamente perfeitas.
Postei dia desses no insta (já nos segue lá? @comalaemcasa ) e recebi tanta pergunta de como fazia que achei que precisava fazer um post, mas já aviso, essa é dessas receitas caprichadamente idiotas que impressionam (já deu um confere nessa categoria do site? clica AQUI)
Prepara:
- Lave seus morangos orgânicos lindos e corte em fatias, em 4, ao meio, ou do tamanho simpático de sua preferência. Acrescente de 1-4 colheres de sopa de açúcar a depender do dulçor dos seus morangos e a quantidade. Nesse dia da foto usei umas duas boas colheradas pra umas 4 xícaras de morango cortado. Misture e deixe o tempo agir. Poucos minutos depois você vai ver que o açúcar vai extrair os suquinhos dos morangos. Quanto mais tempo, mais suquinho vai sair. Se deixar tempo demais chega uma hora que os morangos começam a murchar tanto que perdem um pouco da sua beleza, uma horinha – 1h30 é um tanto bom. A caldinha linda que terá se formado é das coisas mais deliciosas do planeta terra.
- Se quiser firular acrescente um pouco de aceto balsâmico à sua misturinha, ou quem sabe um alô de cointreau ou algumas raspas de limão siciliano ou de laranja. Ou fique só no açúcar que é pura lindeza.
- Bata seu chantilly. É só creme de leite fresco e açúcar. Curto a proporção de 200ml pra 2 colheres de sopa de açúcar, mas ajuste ao seu gosto. O único que importa é – o creme de leite precisa ser fresco e na hora de bater fique de olho, se bater demais vira manteiga. Se você tem batedeira é coisa de pouquíssimos minutos. Pare quando o chantilly estiver na consistência de sua preferência. Eu sou fã dele mais soltinho, pra colherada por cima dos morangos deslizar e se misturar um pouco ao caldinho, mas se você preferir ele mais durinho é só bater mais um pouco com aquele cuidadinho básico. Não tem batedeira? Pega um pote de conserva grande com tampa, enche até a metade com o creme de leite fresco e o açúcar, fecha, leva ao congelador por uns 15 minutos e depois sacoleja esse seu pote como se não houvesse amanhã. Seu braço vai cair de leve, mas mais cedo ou mais tarde você chega lá. Chantilly feito no vidrinho. :)
Devore.
Esta não é uma receita com quantidades exatas. Esta é aquela receita que você faz no auge da temporada de morangos num sábado depois de um almoço sem pressa numa tardinha ensolarada.
Pra acompanhar, dá um play aqui numa das músicas mais inspiradas ever nesta versão mega vibe boa de Gil e Baiana System.
beijos,
mariana
Rafael Lira
Adoro seus posts, sempre arrumo um tempinho para ler
eles. Parabéns !! abraços de toda a equipe do
http://www.fatosefatos.com
comalaemcasa
Que massa! Obrigada!