Das melhores saladas do planeta terra. Só isso que tenho a dizer.
Muitos de vocês que nos acompanham por aqui são do Brasil (e do mundo!) inteiro então talvez vocês não saibam exatamente qual é esta sensação, mas aqui em Brasília, neste período final de agosto – setembro, a seca muda a chavinha de seca fresquinha, céu azul, clima mega agradável, para seca tudo esturricado, tudo meio marrom avermelhado, toneladas de hidratante não resolvem, haja água. E junto com tudo isso vem a vontade de comer coisas bem fresquinhas.
E cá estamos com esta salada de papaia verde, um clássico thai que a gente ama de paixão e faz aos montes. Rola de fazer com manga verde também e fica igualmente delícia. Tendo alguns ingredientes chave na despensa a receita é fácil e rápida, sempre um plus. O ingrediente mais “exótico”, o nam pla, ou molho de peixe, é o que te transporta imediatamente praquelas bandas de lá do mundo. Para vegetarianos, é, é feito de peixe fermentado. É só omitir e caprichar no sal. Mas aquele toquezinho todo especial, aquele tcharã salgadinho meio difícil de descrever, mas que te teletransportou meio mundo é bem específico e especial desse ingrediente. Se não tem na sua despensa ainda sugiro entusiasmadamente que você vá até o empório de produtos orientais mais perto de você (ou a nossa amiga internet) e adquira um vidrinho. Dura séculos, você usa só um pouquinho em cada receita e você poderá fazer zilhões de receitas incríveis que estão lá no nosso acervinho maravilha do Coma Lá em Casa.
Fora o nam pla, muito limão, (do tipo tahiti, o verde clássico), açúcar mascavo ou até mesmo rapadura, alho, bastante coentro, uns tomatinhos quem sabe, uma vagem bem bonita talvez, amendoim para aquele croc, pimenta, claro, e a tal da papaia verde. E quando digo verde, digo VERDE. Se ela já estiver um pouquinho de nada madura ela já começa a ficar doce demais para o propósito da salada. Se quiser jogar um camarão seco aí no meio, tem muita receita que leva. A gente pula porque o Esdras é alérgico. Rola de dar uma brincada nos ingredientes. O que importa mesmo é a papaia (ou manga) bem verde e esse molho azedinho, doce, salgado, apimentado, muito maravilha.
- Para o molho
- 5 c.s. de suco de limão
- 3 c.s. de açúcar mascavo ou rapadura ralada
- 2 c.s. de nam pla (molho de peixe – compre um lojas de produtos orientais) (veja notas no texto se quiser vegetariano)
- 4 dentes de alho ralados
- Para a salada
- 1 papaia bem verde (tire a casca e as sementes e corte em tiras bem finas)
- 1 xíc de coentro picado grosseiramente
- 1 punhadinho de tomatinhos cortados ao meio
- 1 pimenta dedo-de-moça picada (retire as sementes se quiser menos forte, com sementes se quiser bem picante)
- 3 c.s. de amendoim torrado (se quiser usar aquele tipo japonês que tem a casquinha fica deli também)
- Misture todos os ingredientes do molho.
- Misture todos os ingredientes da salada. Junte o molho. Sirva imediatamente.
Mega delícia. Mega fácil. Mega refrescante.
Para acompanhar, a playlist refresco que está lá no nosso perfil do Spotify. Segue a gente lá. Trilhas Comalaemcasa. Tá cheio de playlist maneira.
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário