Se você nos acompanha pelo instagram viu que passamos uma boa temporada na Europa nas últimas semanas. Passamos pela Alemanha, Holanda, Espanha e França participando de feiras de música, fazendo contatos para a próxima turnê do Esdras pela Europa e, é claro, aproveitando para curtir bastante.
Neste post AQUI contei sobre a primeira parte da viagem, no repeteco de Bremen, na Alemanha, onde participamos pelo 3o ano seguido da feira de música Jazzahead e Haia, onde passamos grande parte dos dias em que estivemos na Holanda (com umas fugidinhas para cidades vizinhas).
Chegou a vez de Granada, cidade que cativou nossos corações!
Granada fica na Andaluzia e é particularmente conhecida pelo complexo e palacete de Alhambra. Todo mundo sempre me falou que Alhambra era lindo, estava até com certo medo de ficar decepcionada por estar com a expectativa alta demais… mas olha, saia do seu caminho, dê um jeito, alguma vez na vida você precisa passar por Granada e visitar Alhambra. É de arrepiar.
Mas ó, se organiza direitinho porque tem que comprar ingresso com antecedência e é concorrido pra dedéu! A gente comprou com uns dois meses de antecedência e só conseguiu fazer a visita noturna (que não inclui todos os cantinhos do complexo, que é enorme!). É lindíssimo à noite! Super valeu! Mas se pudesse iria de dia também. Deu pra ver meu entusiasmo. Realmente me impressionei com o lugar.
Mas não foi só por causa de Alhambra que amei Granada.
Adorei me perder pelas ruelas, subir as ladeiras para o bairro de Albaicín, cheio de vistas incríveis, e emendar para Sacromonte, cheio de cavernas e cantinhos escondidos, e tapas… infinitos tapas.
Granada tem uma parada especial no que se refere a tapas – se você pede uma bebida, você automaticamente recebe um tapa, no caso, não um tapa na cara, e sim, uma porçãozinha de alguma delícia típica espanhola. Pode ser qualquer coisa – uma porção de arroz caldoso com lula, uma leva de boquerones, aqueles peixinhos deliciosos que eles fazem em conserva…
uma abobrinha recheada…
uns cogus salteados…
Às vezes será só uma coisinha pra dar o start no happy hour…
mas às vezes vem uma porçãozinha bem grandinha…
e aí você se empolga e pede mais uma tacinha de vinho e vem mais um tapa e quando você vê você está fazendo refeições inteiras baseadas em quantas taças de vinho ou tinto de verano você vai pedir. Confesso. Nos empolgamos a valer.
Claro que a qualidade dos tapas não será sempre a mesma. Perdemos a conta de quantos lugares diferentes visitamos, mas alguns foram particularmente hits.
A taberna Palo Cortao nos foi recomendada por amigos que têm em comum conosco o mundo da música. O dono, Henrique, além de caprichar nos comes e bebes de sua taberna também adora um bom som e ficamos horas conversando de música beliscando no seu balcão. Foram os tapas mais deliciosos que comemos em Granada.
O Oliver apareceu num dos episódios que mais adoramos na vida do Parts Unknown do saudoso muso inspirador Anthony Bourdain. Confesso que desde que tínhamos visto esse episódio à época que foi lançado eu tinha certeza que algum dia muito em breve iríamos para Granada. Os programas do Bourdain frequentemente inspiraram nossas viagens e sempre que vamos em algum lugar onde sabemos que ele fez filmagem revemos os episódios para pegar dicas. Somos desses. E este foi um dos locais pelos quais ele passou.
Nunca vou me cansar de comer esses tapas, muitas vezes muito simples, super direto ao ponto, mas sempre com ingredientes de qualidade, sempre deliciosos.
Sim, em alguns lugares vieram só umas friturinhas meio bleh. Em outras umas friturinhas bem ótimas e clássicas – uma isquinha de peixe ou lula.
Mas foram tantos momentos de felicidade pura como esta salada de tomate com uns crocantes e fatias mega finas, quase como um lardo, da gordura do jamón…
Ou este sanduba de favas! Nunca pensaria em colocar favas no meu sanduba… no Aliatar…
E este queijo curado lindo com amêndoas tostadas na gordura do jamón do Palo Cortao…
Nossas bebidas de escolha: vinho, tinto de verano (tem receita AQUI) e nossa nova bebida favorita, vermut.
Foram dias lindos e uma viagem que recomendo com entusiasmo a todos.
Se estiver pensando em dar um pulo lá e quiser mais dicas é só falar com a gente :)
beijos,
Mariana
Deixe um comentário