Não sei por que nunca postei esta receita. É dessas coisas que a gente faz com tanta frequência, já é tão parte da rotina que a gente esquece de falar sobre ela. É o nosso jantar naquele dia em que não deu tempo (nem inspiração) pra pensar em nada muito elaborado, naquele dia em que a geladeira está quase quase vazia, naquele dia em que a gente quer algo reconfortante, mas não tá dando conta de fazer algo que requeira mais do que alguns minutos de esforço. Um viva para os ovos no purgatório.
Mas antes dá um play aqui neste som. Água Salgada é o mais novo single da Consuelo. O nome da receita, as cores que remetem às cores da arte do single, é aquela bagunça de referências que tem tudo a ver.
A arte maravilhosa é da Bruna Daibert e a Consuelo, pra quem não tem acompanhado as últimas postagens, além de ser uma das bandas com as quais o Esdras toca, agora também faz parte do nosso coletivo de som, imagem e sabor – a sema. Neste post aqui a gente contou tudinho.
Mas voltando ao assunto.
O esquema é o seguinte. Se você tem tomates e ovos, cebola e alho você basicamente já tem tudo que você de fato precisa para fazer esta receita. Mas é claro que tem como melhorar. Dá pra puxar pra um lado mais Índia e usar umas masalas e tals ou ir pro lado mais Jerusalém numa vibe mais shakshuka com pimentão vermelho e cominho, ou puxar pro lado mais mediterrâneo e caprichar no manjericão, quem sabe acrescentar umas alcaparras e azeitonas. É um verdadeiro quadro em branco com mil e uma possibilidades.
No dia da foto, bastante cominho e harissa, uma misturinha dessas de especiarias com uma boa dose de picância, mas que pode facilmente ser substituída por qualquer outra pimenta e uma generosa colherada de iogurte caseiro para equilibrar na hora de comer (este post aqui explica como fazer. Vai com fé que fazer seu próprio iogurte é um caminho sem volta. Não tem comparação com o que se compra por aí).
Pra fazer este prato delícia mais fácil impossível. Começa refogando a cebola. Acrescenta o alho. Depois as especiarias. Depois o tomate. Quando estiver com cara de molho gostoso, mas ainda bem pedaçudo coloca os ovos. Dá aquela tampadinha rápida pra cozinhar bem as claras. Uns verdinhos picados. Uma colherada de iogurte. E devora.
Ah! e se vc pira nessa nossa frigideira de ferro fundido – ela é maravilhosa mesmo <3 ela é bem parecida com esta DAQUI.
- 2 cebolas picada
- 5 dentes de alho picados
- 2 c.s. de semente de cominho
- 1 c.s. de harissa (se não encontrar substitua por alguma outra pimenta da sua escolha)
- 6 tomates grandes picados grosseiramente (a ideia é ser pedaçudo)
- 4 ovos caipiras
- 2 c.s. de salsa picada para finalizar
- azeite para refogar
- sal e pimenta a gosto
- Numa frigideira larga refogue em fogo médio as cebolas no azeite com uma pitada de sal até ficarem translúcidas (uns 8 minutos). Acrescente o alho e refogue mais um pouco.
- Acrescente as especiarias e refogue até o aroma delas subir – uns dois minutos.
- Acrescente os tomates, tempere com mais um pouco de sal e pimenta e refogue até os tomates começarem a formar um molho, mas sem desintegrar. A ideia é ficar pedaçudo. Uns 8 minutos.
- Abra um ovo de cada vez numa tigela e cuidadosamente coloque o ovo por cima dos tomates. Repita com todos. Tampe a panela para ajudar a clara a cozinhar, mas fique de olho para a gema não passar. 2-3 minutos somente.
- Quando as claras estiverem cozidas retire do fogo, salpique com a salsa picada e sirva com uma colherada de iogurte caseiro ou com um pão cascudo.
Do começo ao fim são menos de 30 minutos. Comer bem não precisa ser complicado.
Uma perfeição para a sua segunda sem carne.
beijos,
Mariana
*este post tem links afiliados. clicando e comprando por eles você ajuda a financiar este cantinho ;)
Guilherme
Garota, seus pratos são maravilhosos! Eu, que sou fã e já repliquei algumas de suas receitas, executarei esta também. Sentado num mirante, olhando o entardecer, assistindo o sol tocar a linha do horizonte degustando um prato seu escutando um som do Esdras é pra mim a definição perfeita de satisfação. Vida longa a vós!
comalaemcasa
ahhhhh gente! cheguei a emocionar! <3
vida longa para todos nós!
Thayná
Gente do céu hoje eu bati o olho nessa receita amor a primeira vista! Já fiz logo de cara é simplesmente é maravilhosa, que delícia! Obg por compartilhar essa maravilha!
comalaemcasa
Ahhhh que demais <3 Que bom que curtiu!
Volte sempre <3
Barbara
Esse não tem erro! Eu coloco uns temperinhos mais na vibe indiana e adoro! Já comi com arroz (tipo refeição mesmo) e fiz de tira-gosto!
comalaemcasa
adoro puxar pra vibe indiana tb!!! é tão versátil esse prato!