Sou eterna defensora da cozinhaterapia. Adoro preencher horas e horas do meu tempo trabalhando de forma dedicada numa única receita cheia de passos e firulas. Mas de vez em quando, bora combinar, simplesmente não rola. A paciência foi pro beleléu, o cansaço tomou conta do corpo, a correria tá tamanha que verdadeiramente não sobra tempo pra cozinha, enfim, as razões são infinitas e as soluções existem. E nessas horas meu melhor amigo é invariavelmente o tomate.
Amo tomate. Demais da conta. E quando não quero pensar frequentemente recorro a ele. Pode ser o molho de tomates assados que SEMPRE temos congelado em potinhos perfeitos para 2 pessoas (tem receita aqui) e que salva eternamente, ou alguma variação desta salada de tomates para dias quentes que pedem algo mais fresco (tem receita aqui), ou uma torrada com tomates lindos por cima.
Nessas horas da simplicidade extrema a qualidade dos ingredientes é essencial! E você tem dois caminhos a seguir. O assumidamente simples e perfeito sem por nem tirar – tipo o mais que amado pan con tomate (tem vídeo aqui no nosso canal no YouTube – aproveita e se inscreve ;) vem muita coisa boa por aí), ou o ultra simples, mas com aquele micro toque que faz toda a diferença.
No caso, fatias finas de tomate bem maduro, um bom fio de azeite de oliva extra virgem, raspas de limão – no caso, limão cravo, mas poderia ser de outro tipo (ingrediente incrivelmente mágico que dá um up nas coisas mais variadas) e cebolinha da horta sobre um belo pão de longa fermentação (baguete neste dia, mas poderia ter sido algum outro tipo, desde que de boa qualidade – nada daqueles pães de forma mahomenos comprado em supermercado – o pão é tão importante quanto o recheio) e finalizado com sal e pimenta do reino moída na hora.
- 1/3 de baguete ou duas fatias de um pão maravilhoso de preferência de longa fermentação
- 1 tomate médio maduro fatiado finamente
- raspas de 1 limão (usei limão cravo, mas pode ser o que vc tiver a mão)
- um bom fio de azeite de oliva extra virgem
- umas duas colheradas de cebolinha fatiada finamente
- sal (dê preferência aos mais texturizados – flor de sal, maldon, que acrescentam crocância além de sabor)
- pimenta do reino moída na hora
- Regue as fatias de pão com um fio de azeite e leve ao forno a 250oC até começar a dourar levemente e ficar crocante (uns 10 minutos dependendo do tipo de pão).
- Disponha as fatias de tomate (corte em pedaços menores se necessário) sobre o pão, salpique com a cebolinha e raspas de limão e finalize com o sal e a pimenta do reino.
- Devore.
É besta, eu sei, mas é tão bom, e fica pronto em meio segundo. E é de verdade só alegria na hora de comer. E com o passar do tempo dou cada dia mais valor a essas receitas idiotas que tem aquele micro tchã que faz a diferença. (tem muitas outras nesse estilo aqui na nossa categoria xodó receitas idiotas que impressionam).
beijos,
Mariana
Deixe um comentário