Fofinho, atochado de frutas pra ficar bem molhadinho com aquele azedinho docinho todo delas, caprichado nas especiarias pra rolar aquele carinho na alma e ainda é integral e com pouco açúcar e aquela coisa toda mais saudável e tal. Este bolo vai entrar no repertório.
Começa dando o play aqui nessa música delícia vibe Nova Orleans que é só alegria e já vai levantando da cadeira pra dar aquela dançadinha inevitável e pense que era assim que eu tava quando dei a primeira garfada nesse bolo aqui :P
Dia desses o Esdras tinha ido pra BH pra participar da feira Música Mundo representando seu festival de música instrumental Música não é barulho | Música transforma (contei sobre isso nos devaneios deste post aqui do bolo de couve-flor mega maravilhoso) e aproveitei os dias pra testar receitas e ficar horas lendo e relendo livros de culinária (nestes posts falo de alguns dos nossos favoritos). Também aproveitei para dar um confere nas amoreiras que existem aqui por perto que rolam de ir com o nosso quadrúpede (que é um buldogue francês que não aguenta grandes distâncias) e fiquei felizona de conseguir voltar pra casa com uma quantidadezinha bem razoável considerando que ainda é início de temporada. Daí já vim andando pra casa matutando alguma receita pra fazer com elas.
E a gente tava cheio de maçã em casa da feira da semana passada e queria fazer algo com elas assadas porque pra mim é a melhor forma de comer maçã, mas não queria fazer crumble pela enésima vez, que é sempre o que acabo fazendo quando tenho uma quantidade muito grande de alguma fruta. Que eu amo como poucas coisas, mas, né? tem horas que tem que rolar aquela variada…
E eu amo bolo, mas sempre dou aquela segurada de onda porque os melhores bolos são aquela coisa, se jogam no açúcar e na manteiga sem dó, o que de vez em quando é altamente necessário, aliás (como no caso deste bolo de cacau aqui), mas que no dia-a-dia não rola. E eu fico eternamente testando essas receitas que fazem mil substituições de tipos de gordura e açúcares de coco da vida e reduções de quantidades, altas farinhas diferentosas e coisa e tal tentando achar um bolo que seja tão delicioso quanto esses clássicos, mas que se encaixe um pouco mais no campo do mais ou menos saudável (tipo este de cacau com farinha de centeio que é bem maravilhoso!).
E, sinceramente, é difícil. A maioria dos testes não é merecedora de vir parar aqui neste cantinho de receitas amadas. E por isso fiquei tão super mega ultra feliz com este daqui, que ficou verdadeiramente delicioso e é bem de boa. Eba! E ainda ficou bonito pra dedéu. Fala sério.
Bem facim de fazer também. Sempre um plus. Primeiro rola uma pré-cozida nas maçãs com um toquinho de manteiga, outro de mascavo e um bocado de especiarias. Só um pa-pum numa panelinha pra elas não entrarem completamente cruas no forno. No final entram as amoras só pra dar um sustinho nelas. Aliás, o bolo pode ser perfeitamente só de maçã, ou de peras, ou de maçã com morangos, ou enfim… deu pra entender.
Depois é só coisa de misturar os ingredientes todos numa tigela. Tem bastante ingrediente. Muitos são especiarias. Rola de omitir uma ou outra e brincar um pouco com essa parte aí tranquilamente, mas pessoalmente acho que grande parte da graça do bolo é esse sabor intenso de canela e cardamomo com um fundinho de gengibre e noz moscada, acho que casa demais tanto com as frutas quanto com a farinha integral que dá uma coisa mais terrosa maravilhosa pra esse bolo.
Na hora de colocar a massa na fôrma você pode misturar as frutas todas na massa de forma homogênea ou fazer como eu fiz, misturei um pouquinho só das frutas na massa daí coloquei um fundinho de massa na fôrma, metade das frutas com todo o suquinho, o resto da massa por cima e o resto das frutas por cima. Achei massa tanto o visual quanto o jeito que ele ficou por dentro, mas obviamente é mais fácil da fatia desmontar um pouco quando você for cortar. As duas formas dão certo. Escolha a sua preferida.
- 1 c.s. de manteiga + para untar
- 2 xíc de maçã descascada e cortada em cubos pequenos (usei 6)
- 1 xíc de amoras
- suco de 1 limão cravo (pode substituir por outro tipo)
- 1 1/2 xic (180g) de farinha de trigo integral
- 1 xic (125g) de farinha de trigo
- 1 c.c. de fermento químico
- 1/4 c.c. de bicarbonato de sódio
- 1 c.c. de sal
- 1/2 xic (100g) + 1 c.s. de açúcar mascavo
- 2 c.c. de canela
- 2 c.c. de cardamomo
- 1/2 c.c. de gengibre em pó
- 1/2 c.c. de noz moscada
- 1 c.c. de extrato de baunilha
- 1/2 xic (120ml) de óleo de oliva
- 1/4 xic (60ml) de mel
- 4 ovos
- 1/2 xic (120ml) de leite
- Pré-aqueça o forno a 180oC e unte uma fôrma de bolo redonda com furo no meio com manteiga.
- Numa panela média junte as maçãs, 1 c.s. de manteiga, o suco do limão cravo, 1 c.s. de açúcar mascavo, 1 c.c. de canela e 1 c.c. de cardamomo. Mexa para misturar bem e cozinhe em fogo médio por uns 10 minutos ou até a maçã perder o aspecto de crua, mas mantendo crocância. Acrescente as amoras no final, misture bem e reserve.
- Numa tigela grande junte as farinhas, açúcar, bicarbonato, fermento, sal e especiarias e misture bem. Acrescente os ovos, azeite, leite e mel e misture somente até tudo ficar incorporado.
- Você pode neste momento misturar toda a mistura de frutas na massa para ficar com um bolo com aspecto homogêneo ou, como fiz aqui, misturar umas duas colheradas das frutas na massa e reservar o restante. Colocar massa suficiente na fôrma para cobrir toda a base, acrescentar metade das frutas e seu caldo, cobrir com o restante da massa e finalizar com o resto das frutas por cima.
- Leve ao forno por aproximadamente 50-60 minutos ou até ficar dourado e um palito inserido sair totalmente limpo. Espere uns 15 minutos para desenformar.
- Sirva morno ou em temperatura ambiente. Se quiser, polvilhe com açúcar confeiteiro.
Bolo delícia este daqui. E tem uma coisa, ele tem a manha de ficar ainda mais gostoso no dia seguinte, quando as frutas têm tempo para assentar e deixar a massa ainda mais molhadinha. Faz aí e me conta se vc curtiu também.
beijos,
Mariana
Marcus
Mariana, eu tenho dúvidas aqui: posso colocar uvas passas e castanha do pará nesse bolo? Qual seria a quantidade certa para o bolo não ficar pesado?
comalaemcasa
olá marcus,
nossa, salivei com a ideia! acho que eu dosaria a quantidade total das frutas – talvez colocar 1 xícara e meia da mação ao invés de 2. e 1/2 xícara de amora e daí colocar 1/2 e 1/2 de passas e castanhas. só picaria um pouco as castanhas pra ficarem num tamanho mais parecido com o das passas talvez…
me conta depois se deu certo!