Uma saladona bem caprichada com um molho maneiro e muita fartura de ingredientes é refeição constante aqui em casa. Ainda mais depois que demos aquela bombada na nossa horta que, além de temperos, passou a incluir folhagens de vários tipos nos dando a possibilidade de improvisar uma bela salada a qualquer momento.
Nesse dia estávamos com a casa bem abastecida de delícias que compramos na feira de orgânicos e agricultura familiar lá na CEASA: tomatinhos, milho bem novo, pimentões. Na hora lembrei de uma receita que tinha visto do maravilhoso Yotam Ottolenghi (aquele mesmo que escreveu Jerusalém do qual já falamos muito por aqui) que levava vários ingredientes com aqueles queimadinhos deliciosos (das coisas que mais amamos no mundo!) e um molho mega aromático a base de cúrcuma, coentro, gengibre, limão, e alho que estava eternamente guardadinho na mente para testar.
Com nossa horta bombando após alguns dias de viagem sem colheitas e a aquela eterna vibe detox de começo de ano essa saladona veio bem a calhar.
Primeiro aquela queimadinha no milho, pimentão e tomatinhos. Para tal, usamos nossa fiel e amada frigideira de ferro fundido da qual tanto já falamos por aqui. Alguns leitores já nos perguntaram onde comprar. A nossa a gente trouxe de uma viagem, mas existem muitas disponíveis por aí, desde marcas mega caras (não acho que neste caso seja necessário tamanho investimento) a marcas mais simples brasileiras com uma vibe mais de roça. A gente inclusive herdou uma mini desse tipo aí lá da fazenda. Esta daqui lembra bem a nossa e tem o cabo de ferro também, o que é ótimo porque dá pra ir ao forno (algumas das mais simples têm cabo de madeira, incluindo a nossa mini, cujo cabo acabou estragando após anos de uso). Se não tiver uma frigideira tipo a nossa, tranquilo, só escolher a panela que você tiver que mais esquenta. Vai tudo levar molho depois então é só deixar dar aquela queimadinha no seco mesmo, sem azeite ou qualquer coisa do tipo (por isso é bom usar uma panela mais parruda). Alguns tomatinhos vão estourar então deixe eles por último pra aproveitar o caldinho para a salada.
Nós usamos folhas variadas da nossa horta – chicória e almeirão foram a base, mas pode ser qualquer folha que você curta. Essas mais amarguinhas vão super bem como contraposição à doçura do milho.
O molho é só um vapt vupt de um bando de ingrediente no liquidificador. É desses molhos que acabam rendendo bem então guarde a sobra direitinho num pote fechado na geladeira pra ser feliz ao longo de vários dias com novas saladas ou como molho para alguma proteína. Você vai me agradecer.
- para o molho
- 1/4 xíc azeite de oliva (ou mais a gosto)
- 1 c.c. de cúrcuma
- 1 pedaço de gengibre de uns 5cm picado
- 1-2 dentes de alho picados
- 1 punhado de coentro
- raspas de 1 limão
- suco de 1/2-1 limão (a gosto)
- sal e pimenta do reino
- 1 pitada de pimenta calabresa (ajuste a gosto)
- para a salada
- 2 milhos (quanto mais verde melhor)
- 1 pimentão amarelo pequeno cortado em fatias grossas (descarte sementes e a parte branca)
- uns 10 tomates do tipo sweet grape de preferência
- mix de folhas (dê preferência às mais amargas)
- folhas de coentro
- Retire os grãos dos milhos – facilite a sua vida e faça isso dentro de uma tigela grande de forma que os grãos que sairem voando fiquem dentro da tigela.
- Acrescente o milho a uma frigideira (de preferência de ferro fundido) bem quente. Mexa o mínimo possível. A ideia é deixar dar umas queimadinhas. Quando todos os grãos tiverem dado uma boa tostada e já tiverem amolecido retire e reserve numa tigela grande. Coisa rapida – 5-8 min.
- Prossiga com o pimentão com a pele pra baixo para que também fique bem tostada. Reserve junto com o milho.
- Acrescente os tomates à frigideira e também mexa o mínimo possível para que fique bem tostado. Alguns podem estourar. Tá tudo bem ;) Reserve junto com o milho e pimentão e deixe chegar à temperatura ambiente.
- Junte os ingredientes do molho e bata no liquidificador. Prove e ajuste a gosto (mais sal, mais suco de limão, mais pimenta do reino ou pimenta calabresa, um pouco mais de azeite, enfim…).
- Misture as folhas, o milho, pimentão e tomate e o molho. Provavelmente vai sobrar molho. Reserve num pote bem fechado na geladeira e use ao longo da semana. Sirva assim que temperar as folhas.
Salada maneira com molho aromático delícia.
beijos,
Mariana
*Este post contem links afiliados.
[…] o momento pedir uma bela salada esta aqui é daquelas pra ninguém botar defeito. Os milhos, tomates e pimentões passam por uma frigideira […]