Se o dadinho de tapioca e o pão de queijo tivessem um filho seria esse pãozinho de tapioca.
Mas antes de mais nada, por meio deste declaramos nosso amor incondicional à mandioca e todos os seus derivados. Sério. Dadinhos, pão de queijo, cuscuz de tapioca, beiju, crepioca, farofa, maniçoba, sagu, bubble tea, fora todos os bolos possíveis e as zilhões de coisas que não lembramos neste momento. É muita coisa boa. É muita textura. É muita delícia.
Este pãozinho é pra aquele dia em que você está na pilha de dar uma variada no bom e velho e, com toda a razão, amado, pão de queijo. Sai o polvilho, entra a tapioca granulada.
Como a tapioca granulada precisa ser hidratada este pãozinho requer um pouco mais de planejamento. Confesso que achei a maioria das receitas que vi por aí meio falhas no quesito tempo de espera para hidratar bem a tapioca. A maioria pedia somente 1 hora de espera na fase de deixar a tapioca granulada de molho no leite e de lá era só misturar o restante dos ingredientes e assar direto. Achei pouco. Muitos grãos ainda estavam duros mesmo depois de duas horas. Apliquei o timing da receita dos dadinhos e achei que funcionou melhor. 4 horas ou no dia seguinte e fica garantido que as bolinhas estarão devidamente hidratadas com aquela textura deliciosamente mastiguenta.
Fora o leite, a receita também leva ovo, um tico de manteiga e um bocado de queijo, que pode ser minas curado, da canastra, uma mistureba de queijos mais duros, etc. Coisa simples. Só misturar tudo. E esperar. Depois da esperar, bolinhas, forno, barriga, de preferência com um belo café.
- 125g tapioca granulada
- 240ml leite
- 1 ovo
- 25g manteiga em temperatura ambiente
- 100g queijo minas curado (ou semelhante) ralado
- sal a gosto
- Junte a tapioca e o leite numa tigela média. Misture bem e reserve por 1 hora.
- Junte os demais ingredientes, misture bem, ajuste o sal (vai variar muito dependendo do queijo escolhido) e reserve coberto na geladeira por mais 3 horas ou até o dia seguinte.
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Faça bolinhas do tamanho de uma bola de ping pong (não precisam ser perfeitas – a massa não é densa como a do pão de queijo, é bem mais mole e melequenta pra fazer as bolas) e espalhe numa assadeira untada com manteiga ou com um tapetinho de silicone (silpat) deixando um bom espaço entre cada uma.
- Asse por uns 20 minutos ou até ficarem dourados. Sirva imediatamente.
A gente viciou nesses pãezinhos de tanto comê-los num dos nossos cafés favoritos da cidade (onde o Esdras já tocou algumas vezes a gente até já cozinhou!), o Clandestino Café e Música. A gente tinha que tentar fazer em casa.
Então já sabe né? Faz a massa, sai pra dar um rolé de bike, de repente faz um pitstop em alguma das várias cafeterias maneiras da cidade (que moda boa essa que pegou, hein?!), compra um microlote de um café estáile pra fazer coado em casa (sim, é bem mais caro, mas faz uma super diferença!), dá um play abaixo na playlist de domingo de manhã do café feita pela nossa super parceira Graviola Music (que, não por acaso, é de um dos donos do Clandestino, o Baldu, e seu irmão Goma) e curta um lanchinho da tarde ou um café da manhã daqueles que aquece o coração.
beijos,
Mariana
Tania
Mariana, eu costumo comprar tapioca nestes quiosques na rua, sabe? ela não é granulada, mas também não é totalmente lisa. Quando eu faço, dou só uma peneirada e já coloco na frigideira. Será que com essa tapioca também dá para fazer o pãozinho de tapioca? Ou é melhor eu comprar a granulada mesmo?
comalaemcasa
para esta receita é melhor a granulada mesmo porque ela vai dar uma textura de micro bolinhas. essa que vc dá a peneirada pra colocar na frigideira é uma delícia tb, mas é lisa demais para esta receita ;)
volte sempre! beijos,
Mariana
Gabriela
Oi Mariana, sou totalmente viciada no biscoitinho de tapioca do Clandestino e estou muito feliz de saber que temos uma receita aqui. Antes de fazer queria saber se o sabor ficou bem parecido mesmo. Eu achei que eles empanavam com parmesão antes de assar…não? Obrigada!!
comalaemcasa
isso! eles passam pelo parmesão. foi uma adaptação nossa na tentativa de reproduzir. ainda não tive a chance de perguntar pro pessoal lá quão diferente a nossa receita está da deles. qualquer dia desses lembrarei de perguntar hehe
a passada no parmesão é simples (só passar, tal qual o granulado de um brigadeiro, logo antes de assar) – a parte interna ficou bem parecida ;)
beijos!
mariana
GABRIELA SOUZA LIMA
Não vai polvilho na sua receita?
comalaemcasa
não, é só de tapioca mesmo. mas posso imaginar que ficará bom tb ;) terá de ajustar as quantidades dos demais ingredientes para a massa não ficar seca demais, mas deve ser delícia tb!
beijos e volte sempre!