Finalmente foi dada a largada. A temporada de chuvas chegou na nossa amada Brasília e por uns bons meses já não temos mais a certeza de quando teremos dias de céu azul ou nuvens carregadas. A qualquer momento você vai acordar desejando uma piscina pro seu fim de semana e vai se deparar com um fim de semana de chuva e mais chuva e quando você acha que vai parar vai chover mais um pouco.
Sim, a piscina e outras agitações ao ar livre ficarão prejudicadas em vários momentos ao longo dos próximos meses, mas como é que dizem mesmo? Se a vida te dá limões faça uma limonada. Além daquela maratona do seriado do momento que com certeza vai rolar, nosso programa favorito é ir pra cozinha sem pressa. Tá, tudo bem, esse é o nosso programa favorito faça chuva ou faça sol, tudo serve como desculpa para fazer aquela receita que demora horas e horas – a gente tem até uma categoria no site só pra isso: o dia todo na cozinha. Mas pra você que normalmente só vai pra cozinha fazer aquele jantarzinho vapt vupt, aquele almoço prático que fica pronto em dois segundos, que tal aproveitar e se aventurar numa receita que leva um bocado mais de tempo? Você não vai fazer nada. Tá caindo um super toró lá fora. E talvez não vai nem atrapalhar a sua maratona de séries porque sabe o quê? Várias das receitas que levam horas e horas são na verdade bastante fáceis. Você só tem que estar por perto para dar aquela monitorada de tempos em tempos.
Então vamos lá. 10 receitas para você fazer naquele fim de semana de chuva incessante que com certeza vai rolar diversas vezes nos próximos meses.
Comecemos com um clássico, algo que todos amam, uma bela macarronada. Fazer massa fresca leva um tempinho e requer um pouco de dedicação, mas o trabalho é pra lá de recompensador. Você ganha pontos extras se o molho demorar horas e horas pra ficar pronto também, tipo este ragu desta receita de gnocchi com ragu (uma das primeiríssimas que postamos no site!!). Aliás, aproveita e manda ver no gnocchi também.
Esta rabada com purê de banana da terra e creme de agrião é uma variação estáile da clássica rabada com agrião e vai render um jantar incrível. Quem sabe a chuva não vira uma ótima desculpa para um jantarzinho entre amigos acompanhado de algumas belas garrafas de vinho ;)
No clima de clássicos da culinária brasileira a mocofava, uma mistura de caldo de mocotó e favada, é alucinante de gostosa e esta vaca atolada diferente é uma variação de um clássico que deixa todo mundo feliz. São várias horas de fogão, mas a maior parte do tempo você só está por perto para conferir o andamento das coisas.
O caldo do momofuku ramen leva umas tantas horas pra ficar pronto. Idem para vários dos seus toppings. E sem exagero algum é das coisas que nós mais amamos no mundo. A gente não cansa. Nunca. Para uma versão mais rápida puxada para o mundo thai vá de caldo vibe thai.
A gente é do time que acredita que aproveitar o animal inteiro é a forma mais respeitosa de honrar aquela vida. Este porco inteiro assado é uma delícia, alimenta uma galera, e seu dia de chuva vai virar uma festa.
Quem disse que sanduíche é só coisa de lanche rápido? Este bahn mi de patê de bacon exige dedicação e cada segundo do seu trabalho será compensado na primeira mordida. Já este sanduba de porco desfiado demora um bocado de tempo, mas dá bem pouco trabalho.
Ainda no mundo dos sanduíches, este sanduba de barriga de porco com molho hoisin caseiro é de chorar de tão bom. Nossa inspiração foi estes momofuku pork buns – você ganha pontos extras se animar de fazer os buns. ;)
Este pão sem sova, ou sua versão integral, foi feito para um fim de semana chuvoso. O trabalho é pouquíssimo, mas demora horas e horas e mais horas. Literalmente. E depois você vai querer fazer o tempo todo. Sério.
Por alguma razão todo dia de chuva parece vir acompanhado de uma larica louca por doce. Diz aí, fazer um sonho vai alegrar seu dia, vai não? São muitas etapas, tem que fazer a massa do bolinho, o recheio, fritar, mas vai ser tanta felicidade depois…
O acompanhamento perfeito para qualquer maratona de netflix é uma pipoca, mas é claro que a gente não vai sugerir uma pipoca qualquer. Comece a pipoquinha do demo cedo, porque demora um bocadinho para ficar pronta, várias etapas. Mas sério, você vai ficar tão, mas tão, mas tão feliz quando sentar no sofá com uma tigelona da pipoca mais viciante de todos os tempos…
Beijos,
Mariana e Esdras
Maria Eduarda Valcanaia
Eu amei a pipoca fis e amei
comalaemcasa
ehhhh que bom! volte sempre!
jessica
O Pão sem sova, tem que primeiro ver qdo vau chover para começar a fazer um dia antes ¬¬´
comalaemcasa
hehehehe pois é! mas é uma receita que super vale a pena! quando puder, faça!
Euzinha
a do porco inteiro … foi o fim cruzes.
comalaemcasa
hehehe se ofenda não ;) se você consome carne, consumir o animal por inteiro é uma forma de respeitar e honrar aquele animal.
beijos e volte sempre!