Dessas receitas que nem dá pra chamar exatamente de receita que resolvem a vida e trazem bem-estar. Sabe assim, aquela sensação de quando você senta no sofá, coloca os pés pra cima e dá aquela relaxada perfeita de fim de dia. Você acabou de chegar em casa, daquele corre do dia, e quem tem tempo, e bem sinceramente, saco, para inventar muita moda? Mas nem por isso quer apelar pro delivery ou pra porcaria.
A gente se inspirou numa receita de tomates assados do Jamie Oliver para fazer este prato que já fizemos inúmeras vezes. É muito bom porque você basicamente só coloca tudo numa assadeira ou panela larga que vá ao forno e larga lá por uma horinha enquanto você faz aquele monte de coisa que tem de fazer ainda antes de poder finalmente dizer pronto, posso descansar – passear com o cachorro, aguar as plantas, dar uma geral nas roupas, mandar aquele último e-mail que ficou faltando, enfim, deu pra entender né?
Daí a uma horinha e pouco suas cebolas estarão maravilhosamente caramelizadas e adocicadas, seus tomates suculentos, os dentes de alho molinhos e as ervas vão estar crocantes com aquele gostinho incrível de todos os sucos misturados com balsâmico. Bom demais. Dá pra virar uma refeição vegetariana (vegana!), comer com um pãozinho para absorver os sucos, ou de repente uns grãos maneiros, um queijinho, ou um filezinho de porco perfeitinho, ou sei lá…
Como prato principal ou acompanhamento, fica uma delícia, ridículo de fácil de fazer, e dá uma maravilhosa sensação de eba! estou comendo algo beeeem gostoso e saudável e não deu trabalho nenhum e estou super cansada então isso foi bom demais. Uhu!
- 4-5 tomates bem bonitos
- 4-5 cebolas roxas do tamanho aproximado dos tomates
- um punhado de ervas frescas variadas – a gente normalmente usa alecrim, sálvia, manjericão e tomilho
- 10 dentes de alho
- umas 4-6 colheres de sopa de vinagre balsâmico (ou crema de balsâmico)
- azeite de oliva para regar
- sal e pimenta à gosto
- Pré-aqueça o forno a 200oC
- Descasque as cebolas e deixa-as inteiras. Disponha numa assadeira pequena ou num prato que vá ao forno que caiba os tomates e as cebolas sem muita folga. Ajuste as quantidades se for necessário. Esta receita não é de quantidades precisas. Coloque os tomates com a parte que conecta no talo para baixo. Faça um x superficial com uma faca na parte do tomate que ficou para cima. Espalhe os dentes de alho e as ervas encaixando entre os tomates e cebolas. Regue com o vinagre balsâmico e azeite e tempere com sal e pimenta certificando-se que um pouquinho de sal seja colocado em cima de cada tomate.
- Asse por 1-1:30 dependendo do tamanho dos tomates e cebola. Você quer que a cebola tenha amolecido bem por inteiro.
- Sirva imediatamente
No dia em que a gente não quer pensar demais e quer comer bem é sempre uma boa opção.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário