Dia das crianças está logo aí e é hora de levar a molecada pra cozinha.
Um belo dia rolou um baby boom ao nosso redor. Nossos irmãos e vários dos nossos grandes amigos começaram a ter filhos e desde então passamos a conviver com mini pessoinhas todas as semanas. Esses pequenos agora estão todos com 4, 5, 6 anos, falando pelos cotovelos, cheios de perguntas engraçadas e sacadas geniais.
Nestes tempos mais recentes começamos a perceber o interesse de alguns pela cozinha. Interesse, aliás, que achamos sensacional. Somos do time que acredita plenamente que uma criança que curte botar a mão na massa provavelmente vai ter mais curiosidade para provar de tudo, assim tendo uma dieta mais diversificada e consequentemente mais saúde. Crianças com saúde viram adultos saudáveis que entendem que cozinhar, mesmo pratos simples e rápidos, é muito melhor do que comprar comida pronta, congelada, industrializada, cheia de coisas com nomes impronunciáveis. Dizem que a revolução começa na cozinha e a gente concorda.
Uma das mini pessoinhas que mais convive com a gente é o Jonas, um moleque que está cada dia mais divertido e dá uma canseira danada no nosso quadrúpede, Bob. Dia desses ele me deixou boba quando num sábado qualquer estava sentado no balcão de frente pro nosso fogão observando enquanto eu fazia este milho aqui. Pouco depois chegou a filha de outro casal de amigos e ele ofereceu um milho para ela dizendo que eu havia feito uma mágica. Ahhhh! Fala sério!? Muita fofura!
Desde então comecei a reparar mais no interesse dele e de outras crianças pela cozinha e com a proximidade do dia das crianças resolvi convocar a mãe do Jonas, nossa amiga amada artista talentosíssima e super mãe, Cecília Bona, para nos ajudar a fazer uma revisão das receitas já postadas no site e ver quais seriam bacanas para fazer com e/ou para as crianças. Claro, as receitas não foram postadas com essa intenção então algumas tantas requerem umas adaptações, mas tentamos escolher receitas que tivessem alguma etapa ou a totalidade que pudesse ser feita com a ajuda da molecada. Algumas são pura diversão, outras são formas de dar uma enganada e incluir ingredientes saudáveis que passam desapercebidos, outras são para aquele momento em que tem que dar uma relaxada e aceitar o fato de que todo mundo ama um pouco (ou muito!) de açúcar.
Tem receita que os pequenos bem pequenos podem encarar, outras tantas serão mais adequadas para os menos pequenos. Aí é com vocês decidir. A gente não garante que a sua cozinha sairá limpa dessa. Pode acontecer de farinha ir parar em lugares que você nem sabia que existiam. Faz parte. E todo cuidado do mundo, obviamente, com as etapas que envolvem faca e fogo – essas daí só para as crianças beeeeeeeem maiores.
Muito obrigada Ceci pela super consultoria. Seguem algumas dicas dela para quem for se aventurar a cozinhar com os pequenos das suas vidas: “O pão com certeza é uma das comidas preferidas das crianças, junto com toda a categoria de massas, macarrões e afins. É sempre uma saída pra acrescentar legumes e verdinhos “escondidos” ou “disfarçados” na comida. No final, quando o Jonas gosta, faço questão de nomear e apresentar tudo que ele comeu.
Bora cozinhar.
Começando com o naan. A gente adora esse pão pela sua facilidade e pelo fato de ele não ser daqueles pães que precisam sair perfeitinhos. Aliás, é mais legal se você não for perfeccionista e deixar cada pãozinho com um formato. Na hora de ir pra frigideira formas e bolhas aparecem para completar a diversão. Bote a criançada para ajudar a amassar a massa, a fazer as bolinhas da massa, a abrir, pincelar com a manteiga ou ghee, ou simplesmente observar na hora que a massa bate na frigideira quente.
Este é o milho da história da mágica lá de cima. São poucos ingredientes, uma receita simples, e um produto final que trará alegria literalmente para a família toda. E como diz nossa consultora Ceci, essa é uma receita “didática” por causa dos poucos ingredientes com visual e sabor marcantes.
Este bolo cremoso de milho é super fácil, rola de botar a criançada para ajudar numa boa, e, bolo né? Não precisa pensar demais, qual criança não curte? E para a galera preocupada com excesso de açúcar, até que para o mundo dos bolos este daqui leva pouco.
Em compensação, açúcar não falta nesta receita de sonho, decididamente não é para todo dia, não somente pelo fator açúcar, mas também porque é dessas receitas mais trabalhosas, com muitas etapas. Os mais velhos poderão participar de muitas, se não todas as etapas, mas a participação dos mais novos talvez fique um pouco mais restrita. De qualquer forma, com certeza a molecada de qualquer idade (e os adultos ao redor também) vai devorar.
Estas esferas de muçarela de búfala foram feitas para os mini-cientistas do mundo. Uma técnica simples de gastronomia molecular pode virar um super experimento científico. Vai ser necessário encomendar um ingrediente especial que não se acha em mercados comuns, mas a gente garante que a diversão vai compensar esse trabalhinho extra.
Outra opção para os cientistas do futuro é esta crema catalana com caviar de morango. O processo de fazer o caviar é um barato. Nós mesmos parecíamos duas criançonas soltando as mini bolinhas no óleo gelado e observando os caviares se formando.
Mais uma receitinha mega simples, com ingredientes que quase todo mundo ama. Estes ovos com bacon são um arraso para qualquer idade. A mãe Ceci dá o toque: “mas bota uma frutinha, né?”. Combinado.
Este brownie é felicidade garantida para todos. É facílimo de fazer, rápido, só suja uma tigela e a assadeira, só misturar um monte de coisa e todos, TODOS, sem exceção, vão atacar.
Este bolo de cacau e centeio é uma verdadeira delícia e a farinha de centeio dá aquele tchã mais saudável que remove um pouco da culpa. Também bem fácil de fazer, posso imaginar que fazer a farofinha que vai por cima será particularmente divertido para a criançada, e todos vão curtir o resultado final.
Para filhotes mais novos ficar rasgando pão para esta pseudo rabanada assada será uma tarefa perfeita. Aliás, o resto da receita não é muito mais difícil do que isso também não. E aquele gostinho de canela com açúcar é uma perdição. Se preferir outro sabor, tem de banana com pasta de amendoim também.
Variações em torno do mesmo tema, esta tortinha de frutas vermelhas e esta outra rústica de morango vão satisfazer a necessidade de frutas dos pais e a de doces da molecada e fazer e abrir massa é sempre diversão garantida.
Este pão de banana é uma maravilha para aproveitar aquelas bananas que estão passando do ponto. Bota as crianças para amassar a banana enquanto você prepara o resto. Fica pronto rapidinho e é um lanche perfeito.
Estas maçãs assadas são uma ótima sobremesa sem culpa para os adultos e um super sucesso para as crianças. Simples de fazer e feliz de comer.
O sucesso desses dadinhos de tapioca, belisquete mega inspirado do restaurante Mocotó em SP e que passou a ser replicado pelos 4 cantos do Brasil, é indiscutível. Maneire um pouco na pimenta branca para satisfazer o paladar infantil e convoque as mini pessoinhas para ajudar.
Panqueca é o tipo de coisa que não tem erro com a molecada. É super fácil então eles podem ajudar sem problema algum e dificilmente você não achará um sabor que agrade. Tente esta romeu e julieta aqui, ou esta outra de coco fresco ralado que parece uma cocada, para um gostinho no meio do caminho entre o salgado e o doce tem esta de milho aqui, e tem também esta integral de banana.
Quem não gosta de pizza? A gente curte colocar todos os ingredientes de toppings possíveis numa bancada e botar a galera para montar suas próprias pizzas. E por galera entenda qualquer um, independente da idade. Aposto que a criatividade da molecada vai impressionar.
Talvez você não queira chamar as crianças para ajudar a fazer este bolo de salsa para não gerar preconceitos. Sirva sem contar o que é e aproveite os benefícios de um bolo carregado de salsa e hortelã. Delícia.
Uma pena que a época de morangos está chegando ao fim, mas este pãozinho de morango já foi testado e aprovado por crianças e é ótimo para elas botarem a mão na massa. Rola de substituir por outras frutinhas também ;)
Estes ovos endiabrados provavelmente vão requerer uma adaptação. A receita leva um bocado de wasabi que dificilmente vai rolar pro paladar da criançada. Remova total ou parcialmente o wasabi da receita, ou faça meio a meio, eles vão curtir tanto comer quanto montar estes ovinhos.
Pense na massa de pão como se fosse uma massinha de modelar. Qual criança não curte? E qual adulto não vai adorar ter esse bagel bomb com recheio de cream cheese para comer depois? Se quiser dispensar o recheio e ir de bagel tradicional vai ser sucesso também.
Não preciso falar muito sobre cookies né? A molecada pode ajudar a formar as bolinhas para assar e todos vão adorar. Esta receita de chocolate com flor de sal é um clássico e esta outra com marshmallows e crocante de corn flakes dá mais trabalho, mas vale cada segundo.
Mais um momento massinha de modelar, desta vez um pãozinho doce de limão arrasador.
No mundo dos doces mega doces deliciosos com uma vibe caramelada este cupcake de chocolate com caramelo com flor de sal é uma loucura e este crack pie tem esse nome por uma razão. Estão avisados. Depois não venham reclamar quando seu filho pedir pra repetir e repetir e repetir. :) Ambas receitas têm várias etapas, algumas mais chatinhas, outras mais fáceis. Rola de botar a molecada pra ajudar em diversos momentos.
Para finalizar, um monte de frutas com um topping crocante. Tudo de bom. Esse crumble de frutas vermelhas é uma maravilha.
Tomara que vocês curtam. E não deixem de contar pra gente o que vocês gostam de cozinhar com e para as crianças da vida de vocês.
Aproveitem o feriado!
beijos,
Mariana
Renata
Conteúdo inteligente.
Minako shiguefuzi
Faço jantar italiana 1vez por ano .E um jantar beneficente.Gostaria que me ajudasse. Entra,massas e sobremesa
comalaemcasa
que tal este limão siciliano recheado de entrada http://comalaemcasa.com.br/2011/05/limao-siciliano-recheado/
algum ravioli maneiro com esta manteiga de sálvia http://comalaemcasa.com.br/2015/04/manteiga-de-salvia/ e esta panna cotta de iogurte de sobremesa http://comalaemcasa.com.br/2016/10/panna-cotta-de-iogurte/
volte sempre!
José Espedito
Adore as informações sobre receitas para cozinhar!
José Espedito
Lendo este texto me lembrei que outro dia estava assistindo um vídeo com um algumas crianças aprendendo fazer doces. Não é legal?
comalaemcasa
é demais! crianças que aprendem a cozinhar viram adultos que se alimentam melhor. tudo de bom <3
fabio
Adore as informações sobre receitas para cozinhar
comalaemcasa
<3
volte sempre!
Danilo
Vou fazer isso em casa, nossa. Ameiii
comalaemcasa
massa demais! depois conta!