Recentemente passamos uns dias pela Espanha, fomos conhecer San Sebastián, a cidade que respira gastronomia, conhecemos muitos lugares legais que falaremos em outro post, mas também tiramos uns dias da viagem para ir à feira comprar algo e cozinhar.
Achamos muita coisa boa, uns cogumelos lindos, várias verduras fresquinhas, a parte de peixes deles é incrível, e em meio a tantas coisas boas, compramos um saco cheio de mexilhão.
A primeira vez que comi mexilhão foi no fabuloso moules frites, prato típico da Bélgica, numa viagem que o Móveis fez para se apresentar por lá, mexilhão com batata frita, uma delícia, e esse molusco é muito mais fácil de fazer do que parece, e é rápido, em poucos minutos está pronto.
Para essa receita vamos precisar de
- 2,30kg de mexilhões *os mexilhões brasileiros têm a concha maior do que os do hemisfério norte – ajuste o peso se necessário
- 1 álho poró
- 1 garrafa de vinho branco
- 1 colher de manteiga
- sal e pimenta a gosto
- Primeiro retire o “cabelo” que fica para fora das conchas, limpe bem, delicadamente para não quebrar e descarte qualquer mexilhão que estiver aberto.
- Em uma panela refogue o alho poró picado no azeite. Depois de refogado acrescente o vinho branco e quando estiver fervendo acrescente os mexilhões, tempere com sal e pimenta (pode manerar no sal, lembre que os mexilhões vieram do mar e já têm uma dose razoável) e tampe por uns 5-8 minutos até as conhas abrirem.
- Agora é só jogar a manteiga, misturar com o molho, dar uma conferida no sal e servir. Um detalhe importante, na hora que você for servir. confira se todas as conchas estão abertas, descarte as que estiverem fechadas.
Com batata frita ou com um pão, ou só assim mesmo, é uma delícia. O nosso mexilhão brasileiro é diferente do que encontramos na Espanha, tem um sabor um pouco mais forte e a concha bem maior, mas a receita funciona perfeitamente. Na Bahia, em Salvador, eles usam uma conchinha menor, lambreta é uma delícia!
E no som, enquanto você faz o prato, a dica de som é esse novo disco do Beck, que ganhou o Grammy de melhor disco.
http://youtu.be/wbneIcjWex4
Esse disco com os mexilhões, extremamente recomendados num dia de chuva, sem pressa, satisfação garantida.
beijão,
Esdras
[…] mundo dos frutos do mar estes mexilhões moram no nosso coração. Esta vinagrete de polvo também. Teletransporte para a praia. E […]