Churrasco é dessas coisas que é só felicidade. Nada como aquele domingão que dura até anoitecer com zilhões de carnes, coração, linguiça, um monte de gente, uma fartura de acompanhamentos… Mas agora que temos uma churrasqueira literalmente dentro da nossa cozinha estamos criando o hábito de fazer pequenos churrascos, só pra gente e mais uns poucos amigos que pintarem pra filar uma bóia noturna. A vantagem é que dá pra focar em poucas coisas e elaborá-las um pouco mais.
Neste dia resolvemos fazer uma costela numa vibe coreana. A marinada é simples e verdadeiramente deliciosa. Usamos 1 xícara de shoyu, 1/2 xícara de mirin, umas 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1/4 de xícara de vinagre de arroz, 1/4 de xícara de óleo de gergelim, uns 7 dentes de alho bem picadinhos (ou ralados) e uns 2 ramos de cebolinha picadinha. Essa é dessas marinadas que vai bem com quase qualquer carne. Vale dar uma testada.
Deixamos a costela marinando desde de manhã cedo e só fomos usar lá pelas 8 da noite. De um dia pro outro funcionaria também e certamente é bom lembrar de fazer com antecedência para que os sabores tenham tempo de curtir.
Depois disso fica fácil. É só acender a churrasqueira e assá-la até ficar macia – nosso corte estava bem fino então cozinhou super rápido. Se você não tiver uma churrasqueira aposto que assada ficaria uma delícia também.
Os ingredientes da marinada dão uma caramelizada na hora de assar que deixam a carne deliciosa!
Esse dia aproveitamos para assar também os nossos acompanhamentos. Fizemos uma manteiga de ervas com manjericão, sálvia, salsinha e alecrim e demos uma pincelada nos espetinhos de quiabo, que também levaram uma pincelada da marinada da carne.
Também assamos uns cogumelos portobelo com um pouco da mesma manteiga, umas cebolas e um abacaxi com um tico de açúcar de baunilha e canela para a sobremesa.
Refeição completa na brasa numa noite dessas gostosas de início de seca em Brasília.
beijos,
Mariana
[…] de frango vai mudar todos os seus conceitos. Uma ótima variação da carne de sempre é esta costela vibe coreana, uma explosão de […]