Sou rato de blog de culinária e sempre que dou de cara com uma receita que me interessa já vou guardando numa pastinha especial. Dia desses dei de cara com uma receita de caramelo com sal e na mesma hora falei pro Esdras e Ofuji que já sabia o que fazer para o cafézinho e presentinho do próximo Lá em Casa. A ideia realmente foi ótima e o resultado final acabou ficando delicioso, mas êta trem que deu trabalho! Quando escolhi a receita esqueci do detalhe de que eu nunca tinha trabalhado muito com açúcar. Essas coisas de ponto de calda, bolinha de açúcar e tal nunca foi minha praia. Consequência: umas quatro levas desse caramelo ou ficaram duras demais ou moles demais.
Mas enfim, a receita é a seguinte: primeiro leve ao forno 1 xícara de creme de leite com 5 colheres de chá de manteiga sem sal e 2 colherzinhas de fleur de sal. Assim que começar a ferver desligue o fogo e reserve. Em outra panela de fundo grosso e grandinha o suficiente para não correr o risco de nada respingar acrescente 1 1/2 xícara de açúcar, 1/4 de xícara de água e 1/4 de xícara de karo. Misture tudo em fogo médio até dissolver bem o açúcar e daí vem a ciência com a qual me embananei várias vezes. Páre de mexer e deixe borbulhar.
Belezura. E vale sempre lembrar que açúcar fervendo é uma das coisas mais quentes do mundo então todo cuidado é pouco!!! Depois de uns dez minutos ele vai estar chegando no tal ponto desejado, aquele que faz uma bolinha na hora que você joga um pouquinho num copo de água fria. Minha falta de experiência aliada à afobação levou a muitos erros nesse ponto. Enfim, torço pra você acertar de primeira :)
Chegando ao ponto é hora de incorporar aquela mistura de creme de leite. Por isso é importante ter uma panela grande. Nesta hora rola uma espirrada então cuidado!!!!!!! De aqui em diante é necessário misturar sempre por uns 15 minutos. O ponto perfeito é parecido com aquele ponto de brigadeiro de colher, sabe? Quando está soltando do fundo da panela numa massa consistente, mas ainda um pouco mole, diferente do ponto de enrolar.
Forre a vazilha onde vai despejar (usei um pirex pequeno) com papel manteiga com o lado amanteigado para cima. Unte com um tico de óleo e despeje a mistura. Deixe esfriar umas duas horas e, se você tiver acertado o ponto, ele estará perfeito para ser cortado depois disso.
Eu embrulhei os pedacinhos em papel manteiga, mas mesmo assim deu uma coladinha. De repente um papel daqueles de bala metálico daria mais certo. Se você testar e funcionar deixe um recadinho aqui ;)
Depois de várias receitas que deram errado, quando finalmente acertei fiquei feliz da vida. Delicioso e viciante!!!!
beijos,
Mariana
Gráfica no Barreirinha
Olá ! Eu sei que isto é meio off-topic mas eu queria saber
se você sabe onde eu poderia buscar um plugin de captcha para meu formulário de comentário?
Eu estou usando a mesma plataforma de blog como o seu e eu estou tendo dificuldade encontrar um?
Muito obrigado!
comalaemcasa
infelizmente não tenho uma boa resposta, mas normalmente uma pesquisa nos plugins oferecidos pela plataforma resolve ;)